Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo
Por Davi Martins
Postado em 22 de março de 2024
Ano passado, a banda de death metal cearense, Sevo, lançou um álbum poderosíssimo, chamado, "A Aurora do trinfo herétiko". E esse álbum, foi um dos melhores álbuns que eu ouvi lançados ano passado.
Ouvi e ouvi novamente algumas vezes, apesar do volume de bandas e trabalhos novos, na cena do underground nacional, regional e mundial até. E o que me prendeu tanto nesse trabalho? A diversidade na música da banda Sevo. Tem guitarras exclusivas de riffs alucinantes. Tem guitarra solando sobre guitarra de riffs alucinantes como na música, Sacramento em excrementos. Veja a abertura desse álbum, por exemplo, Azazel verte, me traz a sensação de estar diante de um ritual, posso sentir a aura de um culto nefasto acontecendo perante meus olhos. Me anuncia que o que vem a seguir, nas próximas músicas, é profano. E é.
No decorrer do álbum que tem 8 músicas, em 44 minutos, a banda explora novas direções na música e permite que haja músicas, como em Apoteose da extinção clerical, uma composição sonora diferente. Desde o solo de guitarra que inicia a música, que soa como algo introspectivo, e essa introspecção, flui ao decorrer da música, que tem um ritmo lento, taciturno, aqui a banda tira um pouco o pé do acelerador, e nos leva a explorar emoções mais funestas. A letra orna bem com a instrumentação trazendo uma poesia cantada com um convite a contemplação.
Essa mesma vibração vai ser vista em alguns pontos melodiosamente sombrios do álbum, como na introdução de Divina Decadência. Mas que por sua vez, traz uma letra crítica, corajosa e visceral. Um manifesto antirreligioso. A melodia muda completamente de ritmo no decorrer da música quando vimos a bateria sendo um verdadeiro massacre, bem orquestrada ao baixo que a conduz entre as guitarras de riffs exclusivos.
Obviamente que o vocal é algo sempre a ser protagonista no som de uma banda. E no álbum, Aurora do trinfo herétiko, da banda Sevo, você tem um vocal claro, compreensível, mas ao mesmo tempo, obscuro. O que me ocorre ser a proposta da banda ao entregar esse trabalho.
Esse álbum, com certeza é um dos melhores do ano passado. O assustador, é quando descobrimos que esse, é o primeiro álbum da banda e já se mostra, coeso, maduro, com uma proposta bem definida e seriamente alcançada. Não tem uma nota só nas partes da música, mas também, não é aquela mistura abstrata de notas que nos deixa perdidos na música. É uma musicalidade multiangular, diversa, e gosto dessa pegada de não ter o mesmo ritmo. Para um álbum de death metal, isso é expressão de coragem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
Marcelo Nova e Drake Nova lançam álbum "Onde Judas Perdeu As Botas" pela Radar Records

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


