Elegant Weapons: debut "Horns For A Halo" tem heavy/hard rock de alto nível
Resenha - Horns For A Halo - Elegant Weapons
Por Mário Pescada
Postado em 05 de outubro de 2023
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aproveitando suas boas relações pessoais com outros colegas de profissão, o guitarrista Richie Faulkner lançou ano passado o ELEGANT WEAPONS, quarteto logo batizado de supergrupo pela imprensa e fãs e que foi prontamente contratado pela gigante Nuclear Blast Records já nas demos apresentadas.
Se no cinquentão JUDAS PRIEST as decisões estão nas mãos de Rob Halford e Glenn Tipton (responsável por escolher Faulkner para substituir K.K. Downing em 2011 e que, ironias, em 2021 quase teve que procurar seu substituto devido a um aneurisma aórtico que ele sofreu no palco), no ELEGANT WEAPONS Faulkner assumiu as rédeas do grupo e aproveitando da maior liberdade e menor pressão por parte da mídia/fãs, criou as faixas do ótimo debut, "Horns For A Halo" (2023).

Para compor o ELEGANT WEAPONS ele convidou os talentosos amigos Ronnie Romero para os vocais (RAINBOW, VANDENBERG, MICHAEL SCHENKER GROUP, DESTINIA, LORDS OF BLACK e outros), o baixista Rex Brown (PANTERA, DOWN, KILL DEVIL HILL) e o baterista Scott Travis (JUDAS PRIEST, RACER X, THIN LIZZY, FIGHT). Nas apresentações ao vivo, a banda se apresenta com Dave Rimmer (URIAH HEEP) no baixo e Christopher Williams (ACCEPT) assume as baquetas.
Como esperado, o som do grupo tem aquela pegada heavy metal oitentista, só que acrescida de generosas doses de hard rock. Há sim muitos elementos da sonoridade marcante de JUDAS PRIEST, DIO e RAINBOW, cartões de visita de Faulkner e Romero, mas também percebe-se ali algo do "novato" BLACK LABEL SOCIETY.
Muito bem produzido pelo próprio Richie e Andy Sneap (produtor de uma infinidade de discos e colega de apresentações ao vivo com o JUDAS PRIEST), o som do disco ficou alto, claro e deixou a cozinha de Rex Brown e Scott Travis assumir um papel ativo nas faixas, bem "na cara" do ouvinte.
Meu maior destaque vai para o chileno Romero que fez ótimas interpretações em cada faixa, sua voz se encaixa muito bem nessa proposta heavy/hard. Todas as dez faixas estão em um bom nível técnico, mas eu indicaria "Dead Man Walking", um belo cartão de visita da banda; "Blind Leading The Blind", com uma pegada mais hard rock; a balada "Ghost Of You" e seus pequenos solos; "Bitter Pill", a faixa mais pesada do disco; o cover do UFO "Lights Out" com seus riffs cavalares e muitos teclados e "Dirty Pig", que tem um refrão que vai funcionar bem ao vivo.
O bonito encarte dá uma valorizada a mais ao disco: bem recheado, teve a letra de cada música ilustrada por uma imagem criada digitalmente que a resume. Simples, mas de encher os olhos.
Para um primeiro disco, "Horns For A Halo" (2023) se saiu muito bem. Espero que Faulkner não deixe o grupo de lado quando o JUDAS PRIEST vier a lançar algo novo ou que esse seja mais desses supergrupos que surgem e desaparecem na mesma velocidade.
No Brasil, o disco está disponível pela parceria entre a Shinigami Records e Nuclear Blast Records.
Membros:
Richie Faulkner: guitarra
Ronnie Romero: vocais
Rex Brown: baixo
Scott Travis: bateria
Faixas:
01 Dead Man Walking
02 Do Or Die
03 Blind Leading The Blind
04 Ghost Of You
05 Bitter Pill
06 Lights Out (UFO cover)
07 Horns For A Halo
08 Dirty Pig
09 White Horse
10 Downfall Rising
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Os dois músicos que Frank Zappa criticava bastante: "Erravam o tempo todo"
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


