Elegant Weapons: debut "Horns For A Halo" tem heavy/hard rock de alto nível
Resenha - Horns For A Halo - Elegant Weapons
Por Mário Pescada
Postado em 05 de outubro de 2023
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aproveitando suas boas relações pessoais com outros colegas de profissão, o guitarrista Richie Faulkner lançou ano passado o ELEGANT WEAPONS, quarteto logo batizado de supergrupo pela imprensa e fãs e que foi prontamente contratado pela gigante Nuclear Blast Records já nas demos apresentadas.
Se no cinquentão JUDAS PRIEST as decisões estão nas mãos de Rob Halford e Glenn Tipton (responsável por escolher Faulkner para substituir K.K. Downing em 2011 e que, ironias, em 2021 quase teve que procurar seu substituto devido a um aneurisma aórtico que ele sofreu no palco), no ELEGANT WEAPONS Faulkner assumiu as rédeas do grupo e aproveitando da maior liberdade e menor pressão por parte da mídia/fãs, criou as faixas do ótimo debut, "Horns For A Halo" (2023).

Para compor o ELEGANT WEAPONS ele convidou os talentosos amigos Ronnie Romero para os vocais (RAINBOW, VANDENBERG, MICHAEL SCHENKER GROUP, DESTINIA, LORDS OF BLACK e outros), o baixista Rex Brown (PANTERA, DOWN, KILL DEVIL HILL) e o baterista Scott Travis (JUDAS PRIEST, RACER X, THIN LIZZY, FIGHT). Nas apresentações ao vivo, a banda se apresenta com Dave Rimmer (URIAH HEEP) no baixo e Christopher Williams (ACCEPT) assume as baquetas.
Como esperado, o som do grupo tem aquela pegada heavy metal oitentista, só que acrescida de generosas doses de hard rock. Há sim muitos elementos da sonoridade marcante de JUDAS PRIEST, DIO e RAINBOW, cartões de visita de Faulkner e Romero, mas também percebe-se ali algo do "novato" BLACK LABEL SOCIETY.
Muito bem produzido pelo próprio Richie e Andy Sneap (produtor de uma infinidade de discos e colega de apresentações ao vivo com o JUDAS PRIEST), o som do disco ficou alto, claro e deixou a cozinha de Rex Brown e Scott Travis assumir um papel ativo nas faixas, bem "na cara" do ouvinte.
Meu maior destaque vai para o chileno Romero que fez ótimas interpretações em cada faixa, sua voz se encaixa muito bem nessa proposta heavy/hard. Todas as dez faixas estão em um bom nível técnico, mas eu indicaria "Dead Man Walking", um belo cartão de visita da banda; "Blind Leading The Blind", com uma pegada mais hard rock; a balada "Ghost Of You" e seus pequenos solos; "Bitter Pill", a faixa mais pesada do disco; o cover do UFO "Lights Out" com seus riffs cavalares e muitos teclados e "Dirty Pig", que tem um refrão que vai funcionar bem ao vivo.
O bonito encarte dá uma valorizada a mais ao disco: bem recheado, teve a letra de cada música ilustrada por uma imagem criada digitalmente que a resume. Simples, mas de encher os olhos.
Para um primeiro disco, "Horns For A Halo" (2023) se saiu muito bem. Espero que Faulkner não deixe o grupo de lado quando o JUDAS PRIEST vier a lançar algo novo ou que esse seja mais desses supergrupos que surgem e desaparecem na mesma velocidade.
No Brasil, o disco está disponível pela parceria entre a Shinigami Records e Nuclear Blast Records.
Membros:
Richie Faulkner: guitarra
Ronnie Romero: vocais
Rex Brown: baixo
Scott Travis: bateria
Faixas:
01 Dead Man Walking
02 Do Or Die
03 Blind Leading The Blind
04 Ghost Of You
05 Bitter Pill
06 Lights Out (UFO cover)
07 Horns For A Halo
08 Dirty Pig
09 White Horse
10 Downfall Rising
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
O membro dos Ramones que Joey acusou de "sacanear a banda" por dinheiro

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


