Trovão: "Prisioneiro do Rock 'N' Roll" resgata senso de comunidade do metal
Resenha - Prisioneiro do Rock 'N' Roll - Trovão
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de janeiro de 2023
A exaltação do próprio heavy metal e de seus símbolos sagrados – como a liberdade e o espírito aventureiro e transgressor – nunca falham quando surgem nas letras de bandas que se propõem justamente a construir esse senso de comunidade por trás da música em si. No caso da banda Trovão, o álbum "Prisioneiro do Rock ‘N’ Roll" não poderia ter nome mais autorreferenciado possível.

O disco é curto e direto – repleto de riffs na escola Saxon ou Iron Maiden antigo. A voz de Gustavo Trovão é aguda e precisa, mas o grande trunfo foi a sábia decisão de cantar em português. Dessa forma, hits como "Princesa do Fogo" soam divertidos e poderosos e seus versos épicos podem ser cantados e compreendidos com mais facilidade por nós brasileiros.
Voltando aos aspectos de "falar do próprio rock", é notável o esforço do Trovão em fazer uma espécie de "Denim and Leather" tupiniquim – coroado pelo verso "sei que vou estar forrado de couro na noite" na faixa-título. Mais do que meramente parecer com tradução de letras gringas, de alguma forma inocente e arrebatadora essas melodias fisgam como se o metaleiro brazuca estivesse aguardando por algo desse naipe para agarrar.
Por fim, "Prisioneiro do Rock ‘N’ Roll" acerta no tom nostálgico e também na medida de valorizar o próprio heavy metal como movimento de subcultura. O ponto negativo fica com a pouca quantidade de músicas – apenas sete no total. Outro movimento interessante seria dar mais espaço para as intervenções do tecladista Alexander Vasiley, mas da maneira com que ele aparece no tracklist já temos uma excelente pitada atmosférica, que dialoga com o resto do arranjo de forma inteligente.
Lançamento Classic Metal Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


