Exumer: com "The Raging Tides", banda voltou aos seus melhores momentos
Resenha - Raging Tides - Exumer
Por Mário Pescada
Postado em 13 de março de 2022
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de ter ouvido "The Raging Tides" (2016) fui procurar por aqui alguma resenha do disco para quem mais compartilhava da mesma empolgação que tive com o disco, mas, qual não foi minha surpresa ao ver que, mesmo lançado a quase seis anos já, o disco não tinha uma resenha sequer exaltando suas qualidades?
Por que o disco acabou passando batido dessa forma por aqui, eu não sei. Talvez seja pelo fato de que depois do grande alvoroço na época do lançamento de "Possessed By Fire" (1986) a banda não tenha conseguido lançar nada tão impactante quanto seu debut. Veja bem, o EXUMER não lançado discos propriamente ruins, mas as outras bandas que surgiam, outros lançamentos e novas vertentes do metal ganhando espaço, foram deixando o grupo cada vez mais para trás. Com isso, foram sendo lembrados pelo público e mídia cada vez mais como "Ah, sim, aquela banda que lançou um bom disco no começo".
Enfim, quase exatos 30 anos depois, "The Raging Tides" (2016) resgatou o EXUMER lá do fundo da prateleira e o colocou novamente em evidência pelo bom trabalho feito.
O disco é apenas o quarto registro lançado pelo grupo, fruto do seu segundo retorno à ativa ocorrido em 2008. São 10 faixas em pouco mais de 40 minutos, em um ritmo apressado, urgente, na sua maioria - a exceção fica para algumas faixas mais cadenciadas, mas ainda assim, pesadas.
A banda toda estava bem afiada: a dupla de guitarristas Ray/Mark entregou algumas dobradinhas bem interessantes, incluindo uma passagem bem SLAYER no refrão de "Welcome To Hellfire", mas o que mais gostei foram os vocais do turco Mem Von Stein, bem na clássica linha da Bay Area, e da bateria de Matthias Kassne: sólida, direta e com um som de caixa matador.
Um disco bem regular, com destaques para a faixa de abertura muito bem escolhida para já dar o recado a que vieram, as thrasheiras "Brand Of Evil", "Sacred Defense" e "There Will Always Be Blood".
"The Raging Tides" (2016) foi lançado no Brasil pela Shinigami Records e pode ser adquirido pelo e-mail [email protected], no site da gravadora ou em lojas do ramo.
Confira o vídeo para a faixa título "The Raging Tides"
Faixas:
01 The Raging Tides
02 Brand Of Evil
03 Catatonic
04 Sacred Defense
05 Welcome To Hellfire
06 Sinister Souls
07 Shadow Walker
08 There Will Always Be Blood
09 Dark Reflections
10 Death Factory
Formação:
Mem Von Stein - vocais
Ray Mensh - guitarras
T. Schiavo - baixo
Matthias Kassner - bateria
Marc Bräutigam - guitarra
Matéria relacionada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR


