Exumer: Corrigindo um erro histórico depois de 23 anos
Resenha - Fire & Damnation - Exumer
Por Junior Frascá
Postado em 11 de abril de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com apenas dois discos lançados, em 1989, uma das bandas mais promissoras do cenário thrash metal alemão encerrava precocemente suas atividades. E após algumas tentativas de reunião fracassadas, e passados 23 anos, a banda novamente ressurge e chega a seu tão aguardado terceiro disco, corrigindo um erro histórico ocorrido quando do seu fatídico encerramento.
Com diversas mudanças em sua formação (a banda atualmente conta com Mem Von Stein – Vocais, Ray Mensch – Guitarra, ambos da formação original da banda; H.K. – Guitarra, T. Shiavo – Baixo e Matthias Kassner – Bateria), a banda segue em frente em seu legado, e mostra que não desaprendeu nada nestes anos parada, embora não traga nada de novo neste material, mas apenas um apanhado do que de melhor se ouvia no thrash/speed metal dos anos 80, mas agora com uma melhor qualidade na gravação, que foi realizada por Waldemar Sorychta (Sodom, Therion, Moonspell, Tiamat, Grip Inc.), e deixou o som bem energético e sujo na medida certa.
Seguindo a escola tradicional do thrash metal alemão, principalmente de nomes como SODOM, KREATOR e DESTRUCTION, ou seja, o lado mais pesado deste estilo, a banda traz 10 novas faixas (a edição especial conta com 3 faixas ao vivo) pesadíssimas e cativantes, embora um pouco parecidas entre si, principalmente pela pouca variação nos vocais e nos timbres de guitarra, fato que acaba tornando a audição completa do trabalho um pouco cansativa a partir da segunda audição.
Mas se você é fã dos primórdios do estilo, bem como já acompanha a banda, não terá motivos para não vibrar com faixas como "Fire & Damnation", "A New Morality", "Waking the Fire", "Crushing Point" e "Tribal Furies", que mostram todo o potencial que a banda ainda mantém intacto, com faixas movidas a riffs e mais riffs impiedosos.
Portanto, não deixe de conferir mais um grande lançamento do EXUMER, que embora não supere seus dois clássicos dos anos 80, ainda assim é muito melhor que a grande maioria dos grupos atuais do estilo, e nos traz uma grande banda de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído.
Fire & Damnation - Exumer
(2012 – Metal Blade - Importado)
01. Fire & Damnation
02. Vermin Of The Sky
03. The Weakest Limb
04. A New Morality
05. Waking The Fire
06. Fallen Saint
07. Crushing Point
08. Devil Chaser
09. I Dare You
10. Tribal Furies
11. Destructive Solution [live bonus]
12. A Mortal In Black [live bonus]
13. Xiron Darkstar [live bonus]
Outras resenhas de Fire & Damnation - Exumer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Wendy Dio revela o que havia no cofre do marido que ninguém sabia que existia
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Filhos de Phil Campbell confirmam que o Bastard Sons continuará
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


