Exumer: Corrigindo um erro histórico depois de 23 anos
Resenha - Fire & Damnation - Exumer
Por Junior Frascá
Postado em 11 de abril de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com apenas dois discos lançados, em 1989, uma das bandas mais promissoras do cenário thrash metal alemão encerrava precocemente suas atividades. E após algumas tentativas de reunião fracassadas, e passados 23 anos, a banda novamente ressurge e chega a seu tão aguardado terceiro disco, corrigindo um erro histórico ocorrido quando do seu fatídico encerramento.
Com diversas mudanças em sua formação (a banda atualmente conta com Mem Von Stein – Vocais, Ray Mensch – Guitarra, ambos da formação original da banda; H.K. – Guitarra, T. Shiavo – Baixo e Matthias Kassner – Bateria), a banda segue em frente em seu legado, e mostra que não desaprendeu nada nestes anos parada, embora não traga nada de novo neste material, mas apenas um apanhado do que de melhor se ouvia no thrash/speed metal dos anos 80, mas agora com uma melhor qualidade na gravação, que foi realizada por Waldemar Sorychta (Sodom, Therion, Moonspell, Tiamat, Grip Inc.), e deixou o som bem energético e sujo na medida certa.
Seguindo a escola tradicional do thrash metal alemão, principalmente de nomes como SODOM, KREATOR e DESTRUCTION, ou seja, o lado mais pesado deste estilo, a banda traz 10 novas faixas (a edição especial conta com 3 faixas ao vivo) pesadíssimas e cativantes, embora um pouco parecidas entre si, principalmente pela pouca variação nos vocais e nos timbres de guitarra, fato que acaba tornando a audição completa do trabalho um pouco cansativa a partir da segunda audição.
Mas se você é fã dos primórdios do estilo, bem como já acompanha a banda, não terá motivos para não vibrar com faixas como "Fire & Damnation", "A New Morality", "Waking the Fire", "Crushing Point" e "Tribal Furies", que mostram todo o potencial que a banda ainda mantém intacto, com faixas movidas a riffs e mais riffs impiedosos.
Portanto, não deixe de conferir mais um grande lançamento do EXUMER, que embora não supere seus dois clássicos dos anos 80, ainda assim é muito melhor que a grande maioria dos grupos atuais do estilo, e nos traz uma grande banda de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído.
Fire & Damnation - Exumer
(2012 – Metal Blade - Importado)
01. Fire & Damnation
02. Vermin Of The Sky
03. The Weakest Limb
04. A New Morality
05. Waking The Fire
06. Fallen Saint
07. Crushing Point
08. Devil Chaser
09. I Dare You
10. Tribal Furies
11. Destructive Solution [live bonus]
12. A Mortal In Black [live bonus]
13. Xiron Darkstar [live bonus]
Outras resenhas de Fire & Damnation - Exumer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo



Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


