Edu Falaschi: "Vera Cruz" é um marco no metal nacional
Resenha - Vera Cruz - Edu Falaschi
Por Marlon Aires
Postado em 20 de maio de 2021
Durante os últimos meses fomos "fustigagos" e "cutilados" com prévias e anúncios de um novo álbum por parte do Edu Falaschi, ex vocalista do Angra, Almah, Symbols uma notícia que é sempre um verdadeiro regozijo pra todos nós, brasileiros, fãs do bom metal. Juntamente com o "Dream Team" que o acompanha: Aquiles Priestes (Hangar, Angra, Primal Fear, W.A.S.P), o tecladista Fábio Laguna (Hangar, Angra), o baixista Raphael Dafras (Almah), Diogo Mafra (Almah) e Roberto Barros nas guitarras. E eu, como fã do bom heavy metal, estava muito esperançoso com o novo material, principalmente depois do vazamento da Sea of Uncertaines, enfim, depois de anos de espera dolorosa por um material inédito, o "Vera Cruz", primeiro álbum da carreira de Edu Falaschi está entre nós!
O que me deixou mais feliz foi ver os vídeos mostrando a pré produção (ideias, convidados, etc.), a banda comentando sobre quão maduro é esse novo álbum, um marketing austero que deu certo, porém minhas expectativas foram atendidas além do esperado. O Edu veio resgatar os bons tempos do metal nacional.
A primeira faixa intitulada Burden, já começa com toda uma temática de batalha medieval, dando um ar épico e misterioso para o álbum que foi composta pelo convidado Pablo Greg, ele foi responsável pelas orquestrações em todo o disco. The Ancestry, já começa brutal, com guitarras dobradas, andamentos rápidos, tudo que o bom ouvinte de heavy metal melódico gosta, com coros extremamente bem trabalhados e refrão marcante, tenho certeza que ela se tornará um dos clássicos dessa nova era da carreira do Edu. Sea of Uncertaines, foi a música vazada, foi com ela que entendemos que o Vera Cruz seria realmente um marco no estilo. Com partes melódicas, progressivas, essa canção soube agregar o antigo com o atual com maestria. Skies in Your Eyes possui o selo de qualidade de Baladas do Edu (risos), possuindo o mesmo potencial de várias outras como "Wishing Well", "Heroes of Sand", "Bleeding Heart". Frol de la Mar, é mais uma obra de Pablo Greg, que mostrou ser um mestre nas orquestrações, ela é um prelúdio para Crosses que é um metal melódico clássico, tal canção me fez lembrar clássicos da era Falaschi no Angra como "Running Alone" e "The temple of Hate". Land Ahoy é recheada de elementos de música brasileira, e lembra outra muito conhecida que é "The Shadow Hunter", Fire with Fire, é uma das canções mais progressivas do álbum, com um começo que lembra muito as músicas do "Fireworks" com teclados bem aparentes, e com um solo extremamente empolgante. Seguindo, temos Mirror of Delusion, quando de cara escutei ela, lembrei do Holy Land, além disso, mostra toda a versatilidade do Edu no comando dos violões. Bonfire of the Vanities, é a menor canção do álbum, com um violoncelo lindo interpretado pelo Frederico Puppi, uma interpretação cheia de emoção e sensibilidade. E quando a todos nós poderíamos achar que já estava tudo bem, Face of the Storm chega com a participação de nada mais, nada menos que Max Cavalera, uma das lendas do metal nacional, que foi a primeira voz do Sepultura, simplesmente ÉPICA! Para finalizar, Rainha do Luar fecha essa obra de arte, com a participação da Elba Ramalho! Sim! Elba Ramalho, mostrando toda a versatilidade do Edu.
"Vera Cruz" foi produzido por EDU FALASCHI e ROBERTO BARROS, co-produzido por Thiago Bianchi (Shaman, Noturnall), e contou com a mixagem e masterização do renomado Dennis Ward, que já assinou trabalhos como "Temple ofShadows" e "Rebirth" do Angra. Estamos ouvindo o suprassumo do metal. Se eu estava com expectativas com relação ao álbum, elas foram todas atendidas, aliás, foram superadas! Agora é só curtir! O Vera Cruz teve uma audição na íntegra e já está disponível em todas as plataformas digitais.
Tracklist de "Vera Cruz":
01 – Burden
02 – The Ancestry
03 – Sea Of Uncertainties
04 – Skies In Your Eyes
05 – Frol De La Mar
06 – Crosses
07 – Land Ahoy
08 – Fire With Fire
09 – Mirror Of Delusion
10 – Bonfire Of The Vanities
11 – Face Of The Storm – feat. Max Cavalera
12 – Rainha do Luar – feat. Elba Ramalho
Ano de Lançamento: 2021
Gravadora: MS Metal Records
Outras resenhas de Vera Cruz - Edu Falaschi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal

Edu Falaschi: um retorno ao direcionamento musical dos seus tempos de Symbols e Angra
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Edu Falaschi evitou o caminho mais óbvio ao retratar o Oriente Médio em "MI'RAJ"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


