Edu Falaschi: "Vera Cruz" é um marco no metal nacional
Resenha - Vera Cruz - Edu Falaschi
Por Marlon Aires
Postado em 20 de maio de 2021
Durante os últimos meses fomos "fustigagos" e "cutilados" com prévias e anúncios de um novo álbum por parte do Edu Falaschi, ex vocalista do Angra, Almah, Symbols uma notícia que é sempre um verdadeiro regozijo pra todos nós, brasileiros, fãs do bom metal. Juntamente com o "Dream Team" que o acompanha: Aquiles Priestes (Hangar, Angra, Primal Fear, W.A.S.P), o tecladista Fábio Laguna (Hangar, Angra), o baixista Raphael Dafras (Almah), Diogo Mafra (Almah) e Roberto Barros nas guitarras. E eu, como fã do bom heavy metal, estava muito esperançoso com o novo material, principalmente depois do vazamento da Sea of Uncertaines, enfim, depois de anos de espera dolorosa por um material inédito, o "Vera Cruz", primeiro álbum da carreira de Edu Falaschi está entre nós!
O que me deixou mais feliz foi ver os vídeos mostrando a pré produção (ideias, convidados, etc.), a banda comentando sobre quão maduro é esse novo álbum, um marketing austero que deu certo, porém minhas expectativas foram atendidas além do esperado. O Edu veio resgatar os bons tempos do metal nacional.
A primeira faixa intitulada Burden, já começa com toda uma temática de batalha medieval, dando um ar épico e misterioso para o álbum que foi composta pelo convidado Pablo Greg, ele foi responsável pelas orquestrações em todo o disco. The Ancestry, já começa brutal, com guitarras dobradas, andamentos rápidos, tudo que o bom ouvinte de heavy metal melódico gosta, com coros extremamente bem trabalhados e refrão marcante, tenho certeza que ela se tornará um dos clássicos dessa nova era da carreira do Edu. Sea of Uncertaines, foi a música vazada, foi com ela que entendemos que o Vera Cruz seria realmente um marco no estilo. Com partes melódicas, progressivas, essa canção soube agregar o antigo com o atual com maestria. Skies in Your Eyes possui o selo de qualidade de Baladas do Edu (risos), possuindo o mesmo potencial de várias outras como "Wishing Well", "Heroes of Sand", "Bleeding Heart". Frol de la Mar, é mais uma obra de Pablo Greg, que mostrou ser um mestre nas orquestrações, ela é um prelúdio para Crosses que é um metal melódico clássico, tal canção me fez lembrar clássicos da era Falaschi no Angra como "Running Alone" e "The temple of Hate". Land Ahoy é recheada de elementos de música brasileira, e lembra outra muito conhecida que é "The Shadow Hunter", Fire with Fire, é uma das canções mais progressivas do álbum, com um começo que lembra muito as músicas do "Fireworks" com teclados bem aparentes, e com um solo extremamente empolgante. Seguindo, temos Mirror of Delusion, quando de cara escutei ela, lembrei do Holy Land, além disso, mostra toda a versatilidade do Edu no comando dos violões. Bonfire of the Vanities, é a menor canção do álbum, com um violoncelo lindo interpretado pelo Frederico Puppi, uma interpretação cheia de emoção e sensibilidade. E quando a todos nós poderíamos achar que já estava tudo bem, Face of the Storm chega com a participação de nada mais, nada menos que Max Cavalera, uma das lendas do metal nacional, que foi a primeira voz do Sepultura, simplesmente ÉPICA! Para finalizar, Rainha do Luar fecha essa obra de arte, com a participação da Elba Ramalho! Sim! Elba Ramalho, mostrando toda a versatilidade do Edu.
"Vera Cruz" foi produzido por EDU FALASCHI e ROBERTO BARROS, co-produzido por Thiago Bianchi (Shaman, Noturnall), e contou com a mixagem e masterização do renomado Dennis Ward, que já assinou trabalhos como "Temple ofShadows" e "Rebirth" do Angra. Estamos ouvindo o suprassumo do metal. Se eu estava com expectativas com relação ao álbum, elas foram todas atendidas, aliás, foram superadas! Agora é só curtir! O Vera Cruz teve uma audição na íntegra e já está disponível em todas as plataformas digitais.
Tracklist de "Vera Cruz":
01 – Burden
02 – The Ancestry
03 – Sea Of Uncertainties
04 – Skies In Your Eyes
05 – Frol De La Mar
06 – Crosses
07 – Land Ahoy
08 – Fire With Fire
09 – Mirror Of Delusion
10 – Bonfire Of The Vanities
11 – Face Of The Storm – feat. Max Cavalera
12 – Rainha do Luar – feat. Elba Ramalho
Ano de Lançamento: 2021
Gravadora: MS Metal Records
Outras resenhas de Vera Cruz - Edu Falaschi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Edu Falaschi: um retorno ao direcionamento musical dos seus tempos de Symbols e Angra
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"


