Miguel Bestard: músico uruguaio aprofunda suas raízes brasileiras
Resenha - Formas de Viajar - Miguel Bestard
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 29 de outubro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O vocalista e guitarrista uruguaio Miguel Bestard, que já rodou bastante pela Europa também, vem fincando raízes cada vez mais profundas em terras brasilis.
Falo não só de sua atuação no Suricato e nas bandas de apoio de André Frateschi e Paulinho Moska, mas também de seu segundo disco solo, Formas de Viajar, lançado em agosto de 2020.
A obra contrasta com a estreia Busker, de 2018, que era toda acústica, crua e simples. Criado conforme a atribulada agenda permitisse em formato de power trio (com Fafa Barbosa no baixo e Rodrigo Trobo na bateria), o álbum tem um jeitão de rock latino com uma levada que nos remete a Lenine, Nando Reis, Zeca Baleiro e o próprio Moska, que participa do carro-chefe do disco, "Êxodo Blues".
Grande aposta do lançamento, é a única em português e teve sua qualidade geral puxada lá pro alto com as intervenções da lenda carioca. O single reaparece como penúltima faixa todo repaginado, alongado e em espanhol.
O tempo é tema de várias canções ("Manaña Ayer", "Chronos" e "Un Día de 40 Horas"), mas a vida em geral (que nada mais é que uma longa caminhada sobre a linha do tempo) também é tema de outras, como "Respiré Agradecido" e "Cosmic Friend", que apesar do nome, mantém é em espanhol e pode ser uma espécie de balada no disco. Destaque para o verdadeiro diálogo que Miguel estabelece com sua guitarra ao longo da peça.
Esta arte de "conversar" com as seis cordas, aliás, será reproduzida (e inclusive intensificada) em "Formas de Viajar", onde apenas o homem e suas seis cordas são ouvidos.
Juntando-se a Ritchie, Maga Bo e outros artistas estrangeiros "picados" pelo mosquito da música brasileira, Miguel já é mais tupiniquim que os artistas locais que tentam soar como os gringos.
Abaixo, o clipe de "Êxodo Blues".
Track-list:
1. "Mañana Ayer"
2. "Chronos"
3. "Invisible"
4. "Éxodo Blues"
5. "Dale Voz"
6. "Cosmic Friend"
7. "Un Día de 40 Horas"
8. "Respiré Agradecido"
9. "Éxodo Blues 2"
10. "Formas de Viajar"
FONTE: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/miguelbestard
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


