Miguel Bestard: músico uruguaio aprofunda suas raízes brasileiras
Resenha - Formas de Viajar - Miguel Bestard
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 29 de outubro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O vocalista e guitarrista uruguaio Miguel Bestard, que já rodou bastante pela Europa também, vem fincando raízes cada vez mais profundas em terras brasilis.
Falo não só de sua atuação no Suricato e nas bandas de apoio de André Frateschi e Paulinho Moska, mas também de seu segundo disco solo, Formas de Viajar, lançado em agosto de 2020.
A obra contrasta com a estreia Busker, de 2018, que era toda acústica, crua e simples. Criado conforme a atribulada agenda permitisse em formato de power trio (com Fafa Barbosa no baixo e Rodrigo Trobo na bateria), o álbum tem um jeitão de rock latino com uma levada que nos remete a Lenine, Nando Reis, Zeca Baleiro e o próprio Moska, que participa do carro-chefe do disco, "Êxodo Blues".
Grande aposta do lançamento, é a única em português e teve sua qualidade geral puxada lá pro alto com as intervenções da lenda carioca. O single reaparece como penúltima faixa todo repaginado, alongado e em espanhol.
O tempo é tema de várias canções ("Manaña Ayer", "Chronos" e "Un Día de 40 Horas"), mas a vida em geral (que nada mais é que uma longa caminhada sobre a linha do tempo) também é tema de outras, como "Respiré Agradecido" e "Cosmic Friend", que apesar do nome, mantém é em espanhol e pode ser uma espécie de balada no disco. Destaque para o verdadeiro diálogo que Miguel estabelece com sua guitarra ao longo da peça.
Esta arte de "conversar" com as seis cordas, aliás, será reproduzida (e inclusive intensificada) em "Formas de Viajar", onde apenas o homem e suas seis cordas são ouvidos.
Juntando-se a Ritchie, Maga Bo e outros artistas estrangeiros "picados" pelo mosquito da música brasileira, Miguel já é mais tupiniquim que os artistas locais que tentam soar como os gringos.
Abaixo, o clipe de "Êxodo Blues".
Track-list:
1. "Mañana Ayer"
2. "Chronos"
3. "Invisible"
4. "Éxodo Blues"
5. "Dale Voz"
6. "Cosmic Friend"
7. "Un Día de 40 Horas"
8. "Respiré Agradecido"
9. "Éxodo Blues 2"
10. "Formas de Viajar"
FONTE: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/miguelbestard
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


