Ação Direta: Hardcore/Crossover de protesto e reflexão
Resenha - Na Cruz da Exclusão - Ação Direta
Por Alexandre Veronesi
Postado em 02 de julho de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dizer que o ABC Paulista é um dos grandes celeiros da música pesada no Brasil é como chover no molhado, afinal, a região revelou e ainda hoje revela um sem número de bandas excepcionais. Maior representante do Hardcore/Crossover do ABC, o AÇÃO DIRETA vêm difundindo sua música e mensagem desde o longínquo 1987, e no final do ano passado disponibilizou "Na Cruz da Exclusão", oitavo álbum de estúdio do grupo.
Sem lançar material inédito desde o excelente "World Freak Show", de 2012, o quarteto formado por Gepeto (vocal), St. Denis (guitarra), Gallo (baixo) e Marcão (bateria) colocou no mercado mais um disco direto, poderoso, ácido e (infelizmente) atual, sempre abordando em suas letras temas como desigualdades sociais, comportamento humano, injustiças, corrupção religiosa e intolerância. A sonoridade pujante é evidenciada pela excelente produção, que repassa com maestria toda a urgência e agressividade proposta pela banda.
As 11 canções do álbum formam uma unidade rigorosamente sólida, onde cada uma delas possui força e importância únicas dentro do contexto geral do trabalho, o que torna praticamente impossível o apontamento de um ou mais destaques individuais no repertório. O trio de instrumentistas se mostra bastante afiado aqui, entregando uma parede sonora simples mas inteiramente consistente, completada pelos vocais singulares do icônico Paulo Gepeto. Além dos 10 sons autorais, o grupo incluiu uma ótima versão para a clássica "Caçador da Noite", do Dorsal Atlântica, originalmente presente no álbum "Antes do Fim", de 1986.
Em poucas palavras, "Na Cruz da Exclusão" é um álbum simplesmente essencial para quem gosta de Hardcore, Crossover, Punk Rock e até Thrash Metal, pois transita com imponência e grande propriedade por todos esses gêneros.
Ação Direta - Na Cruz da Exclusão (2019)
Gravadora: Monstro Discos / Xaninho Discos
Data de lançamento: 18/10/2019
Tracklist:
01 - Devorar
02 - Viver é Regredir?
03 - Secular
04 - Artificial
05 - Sitiado
06 - Imbecilização da Raça
07 - Na Cruz da Exclusão
08 - What Should I Do With My Life?
09 - O.C.E.A.N.
10 - Caçador da Noite (Dorsal Atlântica cover)
11 - Tempos de Individualização
Formação:
Gepeto - vocal
St. Denis - guitarra
Gallo - baixo
Marcão - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir

CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


