Trick or Treat: uma divertida viagem pelo zodíaco
Resenha - Legend of the XII Saints - Trick or Treat
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 01 de junho de 2020
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mal lançaram o Re-animated, disco de covers de temas de abertura de animes diversos, o quinteto italiano de power metal Trick or Treat já anunciou uma campanha de financiamento para um ambicioso projeto intitulado The Legend of the XII Saints.
A ideia era criar uma música para cada signo do zodíaco, tirando inspiração do anime Cavaleiros do Zodíaco, e liberar cada uma delas mensalmente, na data referente a cada signo. Como a própria banda antecipou, é um projeto ousado demais para que gravadoras se interessassem - especialmente vindo de um nome não tão conhecido, ressalto eu - e a solução para viabilizá-lo foi recorrer à nova realidade do financiamento coletivo.

Agora, em plena quarentena, o grupo edita o disco de fato, compilando estes lançamentos que vieram em dosagens homeopáticas numa lista que respeita a ordem do horóscopo. Assim, começamos com a firme "Aries: Stardust Revolution" (precedida pela abertura "Ave Athena") e seguimos para uma faixa que sacrifica a velocidade em nome do peso: "Taurus: Great Horn".
O primeiro destaque fica por conta da forte "Gemini: Another Dimension", com a participação de Yannis Papadopoulos, do Beast in Black. "Cancer: Underworld Wave" traz uma estética nova, com uma boa dosagem eletrônica, fortalecendo o distanciamento deles com relação ao Helloween, pioneiros do power metal e dos quais o Trick or Treat fazia covers quando nasceu.

"Leo: Lightning Plasma" volta a acelerar, tal como sua sucessora "Virgo: Tenbu Horin" - com quase seis minutos, é o mais próximo de "épico" que teremos aqui. Apesar de que a segunda maior, "Sagittarius: Golden Arrow", com seu arranjo denso e notavelmente sinfônico, chega perto também.
"Libra: One Hundred Dragons Force", a despeito de seu nome pomposo, não é uma música clichezona de power metal, embora também não fuja muito do estilo da banda. Com um violino esporádico tocado por Lucia La Rezza, é o mais próximo que teremos de folk metal aqui, evidenciando mais uma vez a coesão da obra.
Depois de um último petardo ("Capricorn: Excalibur"), entramos na reta final e o álbum já começa a dar sinais de esgotamento em "Aquarius: Diamond Dust" e "Pisces: Bloody Rose", com o quinteto se arrastando para preencher doze lacunas musicais e completar o zodíaco.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Uma pena, pois o encerramento "Last Hour (The Redemption)" é dotado de verdadeira beleza, mas chega num momento que só os fãs mais fervorosos ainda estarão superempolgados. Eu poderia dizer que ele poderia ter entrado no lugar de uma das duas anteriores, mas o trabalho foi pensado exatamente como uma coletânea de 12 faixas temáticas "sanduichadas" por uma abertura e um encerramento independentes, portanto, não tinha muito o que fazer mesmo.
Este que vos escreve não assistiu a Cavaleiros do Zodíaco (sim, eu tenho esta falha de caráter) e sempre cagou para signos, mas ainda assim considera-se apto a dizer que The Legend of the XII Saints não supera seu antecessor de inéditas, Rabbits' Hill Pt. 2, e talvez sequer tenha feito jus a ele, do ponto de vista estritamente musical. Mas não deixa de ser mais um ótimo item na discografia deste grupo que ajudará a carregar o legado dos medalhões do power metal, que hoje já não são mais jovens rapazes.

Abaixo, o vídeo de "Gemini: Another Dimension":
Track-list:
1. "Ave Athena"
2. "Aries: Stardust Revolution"
3. "Taurus: Great Horn"
4. "Gemini: Another Dimension"
5. "Cancer: Underworld Wave"
6. "Leo: Lightning Plasma"
7. "Virgo: Tenbu Horin"
8. "Libra: One Hundred Dragons Force"
9. "Scorpio: Scarlet Needle"
10. "Sagittarius: Golden Arrow"
11. "Capricorn: Excalibur"
12. "Aquarius: Diamond Dust"
13. "Pisces: Bloody Rose"
14. "Last Hour (The Redemption)"

Fonte:
Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/tottlotxiis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson queria que fãs achassem melhor que Metallica
Bandas Iniciantes: 11 cagadas que vocês NAO podem cometer

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

