Trick or Treat: uma divertida viagem pelo zodíaco
Resenha - Legend of the XII Saints - Trick or Treat
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 01 de junho de 2020
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mal lançaram o Re-animated, disco de covers de temas de abertura de animes diversos, o quinteto italiano de power metal Trick or Treat já anunciou uma campanha de financiamento para um ambicioso projeto intitulado The Legend of the XII Saints.
A ideia era criar uma música para cada signo do zodíaco, tirando inspiração do anime Cavaleiros do Zodíaco, e liberar cada uma delas mensalmente, na data referente a cada signo. Como a própria banda antecipou, é um projeto ousado demais para que gravadoras se interessassem - especialmente vindo de um nome não tão conhecido, ressalto eu - e a solução para viabilizá-lo foi recorrer à nova realidade do financiamento coletivo.
Agora, em plena quarentena, o grupo edita o disco de fato, compilando estes lançamentos que vieram em dosagens homeopáticas numa lista que respeita a ordem do horóscopo. Assim, começamos com a firme "Aries: Stardust Revolution" (precedida pela abertura "Ave Athena") e seguimos para uma faixa que sacrifica a velocidade em nome do peso: "Taurus: Great Horn".
O primeiro destaque fica por conta da forte "Gemini: Another Dimension", com a participação de Yannis Papadopoulos, do Beast in Black. "Cancer: Underworld Wave" traz uma estética nova, com uma boa dosagem eletrônica, fortalecendo o distanciamento deles com relação ao Helloween, pioneiros do power metal e dos quais o Trick or Treat fazia covers quando nasceu.
"Leo: Lightning Plasma" volta a acelerar, tal como sua sucessora "Virgo: Tenbu Horin" - com quase seis minutos, é o mais próximo de "épico" que teremos aqui. Apesar de que a segunda maior, "Sagittarius: Golden Arrow", com seu arranjo denso e notavelmente sinfônico, chega perto também.
"Libra: One Hundred Dragons Force", a despeito de seu nome pomposo, não é uma música clichezona de power metal, embora também não fuja muito do estilo da banda. Com um violino esporádico tocado por Lucia La Rezza, é o mais próximo que teremos de folk metal aqui, evidenciando mais uma vez a coesão da obra.
Depois de um último petardo ("Capricorn: Excalibur"), entramos na reta final e o álbum já começa a dar sinais de esgotamento em "Aquarius: Diamond Dust" e "Pisces: Bloody Rose", com o quinteto se arrastando para preencher doze lacunas musicais e completar o zodíaco.
Uma pena, pois o encerramento "Last Hour (The Redemption)" é dotado de verdadeira beleza, mas chega num momento que só os fãs mais fervorosos ainda estarão superempolgados. Eu poderia dizer que ele poderia ter entrado no lugar de uma das duas anteriores, mas o trabalho foi pensado exatamente como uma coletânea de 12 faixas temáticas "sanduichadas" por uma abertura e um encerramento independentes, portanto, não tinha muito o que fazer mesmo.
Este que vos escreve não assistiu a Cavaleiros do Zodíaco (sim, eu tenho esta falha de caráter) e sempre cagou para signos, mas ainda assim considera-se apto a dizer que The Legend of the XII Saints não supera seu antecessor de inéditas, Rabbits' Hill Pt. 2, e talvez sequer tenha feito jus a ele, do ponto de vista estritamente musical. Mas não deixa de ser mais um ótimo item na discografia deste grupo que ajudará a carregar o legado dos medalhões do power metal, que hoje já não são mais jovens rapazes.
Abaixo, o vídeo de "Gemini: Another Dimension":
Track-list:
1. "Ave Athena"
2. "Aries: Stardust Revolution"
3. "Taurus: Great Horn"
4. "Gemini: Another Dimension"
5. "Cancer: Underworld Wave"
6. "Leo: Lightning Plasma"
7. "Virgo: Tenbu Horin"
8. "Libra: One Hundred Dragons Force"
9. "Scorpio: Scarlet Needle"
10. "Sagittarius: Golden Arrow"
11. "Capricorn: Excalibur"
12. "Aquarius: Diamond Dust"
13. "Pisces: Bloody Rose"
14. "Last Hour (The Redemption)"
Fonte:
Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/tottlotxiis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Acidente de trânsito influenciou a criação de "Human", clássico do Death
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
A melhor banda de rock nacional para cada letra do alfabeto
Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio do Guns N' Roses



Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



