Dynazty: novo álbum mostra competência e maturidade sonora
Resenha - Dark Delight - Dynazty
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 02 de maio de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falemos, aqui, a respeito de "The Dark Delight", o álbum que a banda sueca Dynazty lançou, em abril de 2020. O grupo bem que poderia ser mais conhecido no Brasil, mas eu posso garantir que se trata de uma banda versátil e muito, muito competente, oleada e redondinha para alçar voos mais altos. Não é por acaso: o grupo, formado em 2007, já possui uma extensa discografia: nada menos que sete álbuns de estúdio e (incluindo este) dez singles. Deste modo, é inegável que, após tantos trabalhos lançados, o Dynazty atingiu uma impressionante maturidade sonora. O som da banda mergulha de cabeça naquela mistura de Heavy Metal em estado bruto, Power Metal e Hard Rock que os suecos parecem apreciar tanto. Não por acaso, o som do Dynazty se aproxima muito de seus conterrâneos Yngwie Malmsteen, Narnia e Europe. Ou seja: temos aqui aquele típico som com cara de anos 80, recheado de refrãos grudentos mesclados com algum peso. Em meio a tudo isso, o vocal de Nils Molin emerge se mostrando muito bem encaixado às músicas. Pronto: eis um resumo do que é o Dynazty.
O álbum "The Dark Delight" nos apresenta treze faixas, sendo a mais longa delas com quase seis minutos de duração. Este trabalho tem início com a faixa "Presence Of Mind", música esta que é cheia de variações, sonoridade infecciosa, vocal viajante e muito bem encaixado. Não por acaso é, em minha opinião, a melhor faixa do álbum. A faixa seguinte, "Paradise Of The Architect", avança com sonoridade viajante, com aquele vocal tipicamente Hard Rock, muito bem acoplado à música. O destaque a seguir é "From Sound To Silence" que, apesar do refrão grudento, tem um instrumental simplesmente magnífico e um andamento que evidencia todo o profissionalismo dos sujeitos. As variações nas vocalizações também são dignas de nota. A faixa "Hologram" é simplesmente excelente: começa bem lenta, com piano, como quem não quer nada, evolui para algo mais pesado, pouco depois. Uma das melhores do álbum, indubitavelmente. "Heartless Madness", a primeira faixa do álbum a ganhar um videoclipe, faz por merecer esta primazia. A mesma é praticamente perfeita, com vocal complementando magistralmente o todo, a parte instrumental em seu melhor momento. "Waterfall" é outra faixa que também ganhou um videoclipe, música que reúne vários dos elementos mostrados até aqui. Esta música tem um excelente trabalho de bateria e um dos melhores solos de guitarra do álbum. O próximo grande destaque é "The Man And The Elements", que nos traz um grandioso solo de guitarra e um vocal muito bem explorado. "The Road To Redemption" é simplesmente excelente, outra que começa não muito pesada, mas evolui por meandros indescritíveis. Da mesma forma, "The Dark Delight" pode até não ser muito interessante, no início, mas atinge pináculos de excelência, forte candidata a ser considerada uma das melhores criações da banda. Em alguns momentos, remete a algumas criações do Europe. Por fim, o álbum encerra com uma faixa bônus: "The Shoulder Devil", que não destoa em nada do que foi mostrado ao longo do trabalho: tipicamente Hard Rock, tipicamente Power Metal, vocal tipicamente inerente ao estilo.
Resumindo: temos aqui um álbum que deve agradar em cheio fãs do próprio Dynazty, mas também de bandas como Dokken, Symphony X, Beast In Black e algumas fases de Yngwie Malmsteen (sem o mesmo brilhantismo no trabalho de guitarra, obviamente).
Faixas no álbum "The Dark Delight": 13
Confira o videoclipe da faixa "Heartless Madness":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Após saída do Nightwish, Floor Jansen se dedicará à carreira solo
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
O clássico de Raul Seixas que é tão agudo que até Xororó pediu para baixar o tom
Equipe médica retira tecido do quadril para reconstruir mão de vocalista do Fleshgod Apocalypse
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Brian Johnson revela segredo obscuro de Angus Young, guitarrista do AC/DC
Quando Axl Rose foi a todos os shows de uma turnê da banda concorrente do Guns N' Roses
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



