Ajna: banda em constante evolução
Resenha - War Crimes - Ajna
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 30 de abril de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda Ajna foi formada lá em 1991, em São Paulo, com a proposta de fazer som pesado calcado no Thrash Metal, trazendo também alguns respingos de Metal Industrial. É bem verdade que a discografia da banda não é das maiores (até o momento, possuem um single, um álbum e dois EPs, além de um álbum – em 1994 – gravado com outra banda, o grupo Exon).
Quero aqui, justamente, falar a respeito de um destes EPs, o excelente "War Crimes", lançado em 2019. Este trabalho nos apresenta quatro músicas, totalizando menos de 25 minutos de duração. Todas as músicas soam modernas, com variações interessantes.
O trabalho tem início com a excelente "Killer God", que surge com um mantra islâmico. A banda se valeu do atentado ao Teatro Bataclan, em Paris, em 2015, como fonte de inspiração. Esta música nos apresenta peso, muita técnica e a excelente participação de Marcelo Pompeu, do Korzus, nos vocais. A própria vocalista Elizabet Queiroz "Tibet" se mostra magistral, do começo ao fim. A faixa "The Shadow Of The Cave", por sua vez, é moderna e pesada, com um vocal mais limpo. A letra faz uma inteligente referência ao chamado "mito da caverna", uma alegoria criada pelo filósofo grego Platão para mostrar que o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona, por meio da luz da verdade. A faixa-título, "War Crimes", surge com o som de uma sirene de abrigo antiaéreo e, a partir daí, é só peso e velocidade, com o vocal atingindo níveis de excelência que desafiam a descrição. Realmente, a vocalista Tibet sabe muito bem ajustar sua voz aos momentos de maior peso e àqueles em que deve prevalecer uma atmosfera menos agressiva. Por fim, fechando o trabalho, nos deparamos com a faixa "Hunger", uma regravação da própria banda, de uma música já lançada num trabalho anterior, lá na década de 1990.
"War Crimes" é um trabalho excelente, de uma banda excelente, banda esta que há anos tem desempenhado muito em o seu papel no âmbito do cenário do Heavy Metal nacional. Contudo, este é o primeiro trabalho lançado pelo Ajna nos anos 2000. Ou seja: como o último trabalho da banda havia sido um EP, lá em 1999, significa que a mesma permaneceu nada menos que vinte anos sem lançar nada. Esperamos que o EP "War Crimes" seja o primeiro de uma nova série de bons trabalhos lançados pelo grupo.
Faixas em "War Crimes": 4
Atuais integrantes do Ajna:
*Elizabeth Queiroz (Tibet): Vocal.
*Lucas Pelarin: Guitarra.
*Nando Simões: Baixo.
*Ivo Rocha: Bateria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


