Ajna: banda em constante evolução
Resenha - War Crimes - Ajna
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 30 de abril de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda Ajna foi formada lá em 1991, em São Paulo, com a proposta de fazer som pesado calcado no Thrash Metal, trazendo também alguns respingos de Metal Industrial. É bem verdade que a discografia da banda não é das maiores (até o momento, possuem um single, um álbum e dois EPs, além de um álbum – em 1994 – gravado com outra banda, o grupo Exon).
Quero aqui, justamente, falar a respeito de um destes EPs, o excelente "War Crimes", lançado em 2019. Este trabalho nos apresenta quatro músicas, totalizando menos de 25 minutos de duração. Todas as músicas soam modernas, com variações interessantes.
O trabalho tem início com a excelente "Killer God", que surge com um mantra islâmico. A banda se valeu do atentado ao Teatro Bataclan, em Paris, em 2015, como fonte de inspiração. Esta música nos apresenta peso, muita técnica e a excelente participação de Marcelo Pompeu, do Korzus, nos vocais. A própria vocalista Elizabet Queiroz "Tibet" se mostra magistral, do começo ao fim. A faixa "The Shadow Of The Cave", por sua vez, é moderna e pesada, com um vocal mais limpo. A letra faz uma inteligente referência ao chamado "mito da caverna", uma alegoria criada pelo filósofo grego Platão para mostrar que o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona, por meio da luz da verdade. A faixa-título, "War Crimes", surge com o som de uma sirene de abrigo antiaéreo e, a partir daí, é só peso e velocidade, com o vocal atingindo níveis de excelência que desafiam a descrição. Realmente, a vocalista Tibet sabe muito bem ajustar sua voz aos momentos de maior peso e àqueles em que deve prevalecer uma atmosfera menos agressiva. Por fim, fechando o trabalho, nos deparamos com a faixa "Hunger", uma regravação da própria banda, de uma música já lançada num trabalho anterior, lá na década de 1990.
"War Crimes" é um trabalho excelente, de uma banda excelente, banda esta que há anos tem desempenhado muito em o seu papel no âmbito do cenário do Heavy Metal nacional. Contudo, este é o primeiro trabalho lançado pelo Ajna nos anos 2000. Ou seja: como o último trabalho da banda havia sido um EP, lá em 1999, significa que a mesma permaneceu nada menos que vinte anos sem lançar nada. Esperamos que o EP "War Crimes" seja o primeiro de uma nova série de bons trabalhos lançados pelo grupo.
Faixas em "War Crimes": 4
Atuais integrantes do Ajna:
*Elizabeth Queiroz (Tibet): Vocal.
*Lucas Pelarin: Guitarra.
*Nando Simões: Baixo.
*Ivo Rocha: Bateria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
"Capitão Kirk" convoca Rob Halford para regravar clássico do Judas Priest em álbum de metal


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?


