My Dying Bride: Cada vez melhor e mais preciso
Resenha - Ghost Of Orion - My Dying Bride
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe aquela história do vinho, segundo a qual quanto mais velho, ele será melhor? Pois é, isso parece se aplicar a algumas bandas, como é o caso do MY DYING BRIDE.
My Dying Bride - Mais Novidades
Para manter o nome em alta, o MY DYING BRIDE lançou um álbum duplo que era uma coletânea, em 2016, e um boxed set, em 2019. E finalmente, em 6 de março de 2020, após 5 anos sem lançar um álbum de inéditas, a banda aparece agora com The Ghost Of Orion. E o que temos aqui é um álbum excelente, recheado com oito faixas, totalizando quase 57 minutos. Ou seja: a maioria das músicas tem um tempo de duração que supera os cinco minutos. De fato, das oito músicas, cinco possuem mais de sete minutos, algo habitual em se tratando desta banda.
Apesar de recentes mudanças de formação (como a saída de um de seus membros originais, Calvin Robertshaw – substituído por Neil Blanchett –, que já havia saído da banda anteriormente e retornado, e da entrada do ex-baterista do PARADISE LOST, Jeff Singer) o MY DYING BRIDE segue firme e forte. Só por tais motivos, este álbum já seria a abertura de um novo capítulo pra a banda. Mas, além disso, é o primeiro álbum dos caras a ser lançado pela gravadora Nuclear Blast. Contudo, apesar das mudanças, o grupo permaneceu com suas típicas sonoridade e tristeza intactas.
Sempre no pináculo do Doom Metal, o MY DYING BRIDE começa a mostrar sinais de sua idade aqui. Nada a lamentar, claro; na verdade, eles parecem mais experientes e capazes. Ainda que incorporando certo brilho, as músicas ainda se mostram pesadas e dolentes, vestidas com as melhores melodias e riffs mais sujos. O vocalista Aaron Stainthorpe recentemente lidou com um grave problema familiar, quase perdendo seu único filho, algo que certamente foi um momento conturbado em sua vida e parece ter produzido algum efeito sobre seu trabalho.
The Ghost Of Orion é um álbum que precisa ser apreciado em sua totalidade. É um trabalho bem organizado, com diversidade e camadas complexas, que imploram para serem exploradas, um trabalho que captura os elementos essenciais do MY DYING BRIDE – a tristeza transformada em beleza, a desgraça, a morte e o fatalismo -
Difícil é escolher uma música, neste trabalho, que se sobressaia, pois todas elas se moldam nesse mar de desolação e tudo parece se completar. A adição de vocais femininos, em algumas faixas, foi uma decisão acertada. Inclusive, a faixa "The Solace" é uma das mais instigantes e viajantes já criadas pelo MY DYING BRIDE, tendo apenas a excelente vocalização feminina da convidada Linda Fey Hella, decisão acertadíssima. Destaque também para "The Old Earth", que, tenho certeza, passará à História como uma das melhores criações da banda.
Formação do MY DYING BRIDE no álbum The Ghost Of Orion:
• Aaron Stainthorpe – Vocal;
• Andrew Craighan - Guitarra;
• Lena Abé – Baixo (ex-guitarrista da banda SEVERED HEAVEN);
• Jeff Singer – Bateria;
• Shaun Macgowan – Teclado e Violino.
Track List do álbum The Ghost Of Orion:
70. Your Broken Shore ;
71. To Outlive The Gods;
72. Tired Of Tears;
73. The Solace;
74. The Long Black Land;
75. The Ghost of Orion;
76. The Old Earth;
77. Your Woven Shore (instrumental);
Bandas Similares ao MY DYING BRIDE:
• PARADISE LOST, do Reino Unido;
• ANATHEMA, do Reino Unido;
• MY SILENT WAKE, do Reino Unido;
• TRIPTYKON, da Suíça;
• NOVEMBERS DOOM, dos Estados Unidos;
• SATURNUS, da Dinamarca;
• DRACONIAN, da Suécia;
• VIRGIN BLACK, da Austrália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire


Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


