My Dying Bride: Cada vez melhor e mais preciso
Resenha - Ghost Of Orion - My Dying Bride
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe aquela história do vinho, segundo a qual quanto mais velho, ele será melhor? Pois é, isso parece se aplicar a algumas bandas, como é o caso do MY DYING BRIDE.
My Dying Bride - Mais Novidades
Para manter o nome em alta, o MY DYING BRIDE lançou um álbum duplo que era uma coletânea, em 2016, e um boxed set, em 2019. E finalmente, em 6 de março de 2020, após 5 anos sem lançar um álbum de inéditas, a banda aparece agora com The Ghost Of Orion. E o que temos aqui é um álbum excelente, recheado com oito faixas, totalizando quase 57 minutos. Ou seja: a maioria das músicas tem um tempo de duração que supera os cinco minutos. De fato, das oito músicas, cinco possuem mais de sete minutos, algo habitual em se tratando desta banda.
Apesar de recentes mudanças de formação (como a saída de um de seus membros originais, Calvin Robertshaw – substituído por Neil Blanchett –, que já havia saído da banda anteriormente e retornado, e da entrada do ex-baterista do PARADISE LOST, Jeff Singer) o MY DYING BRIDE segue firme e forte. Só por tais motivos, este álbum já seria a abertura de um novo capítulo pra a banda. Mas, além disso, é o primeiro álbum dos caras a ser lançado pela gravadora Nuclear Blast. Contudo, apesar das mudanças, o grupo permaneceu com suas típicas sonoridade e tristeza intactas.
Sempre no pináculo do Doom Metal, o MY DYING BRIDE começa a mostrar sinais de sua idade aqui. Nada a lamentar, claro; na verdade, eles parecem mais experientes e capazes. Ainda que incorporando certo brilho, as músicas ainda se mostram pesadas e dolentes, vestidas com as melhores melodias e riffs mais sujos. O vocalista Aaron Stainthorpe recentemente lidou com um grave problema familiar, quase perdendo seu único filho, algo que certamente foi um momento conturbado em sua vida e parece ter produzido algum efeito sobre seu trabalho.
The Ghost Of Orion é um álbum que precisa ser apreciado em sua totalidade. É um trabalho bem organizado, com diversidade e camadas complexas, que imploram para serem exploradas, um trabalho que captura os elementos essenciais do MY DYING BRIDE – a tristeza transformada em beleza, a desgraça, a morte e o fatalismo -
Difícil é escolher uma música, neste trabalho, que se sobressaia, pois todas elas se moldam nesse mar de desolação e tudo parece se completar. A adição de vocais femininos, em algumas faixas, foi uma decisão acertada. Inclusive, a faixa "The Solace" é uma das mais instigantes e viajantes já criadas pelo MY DYING BRIDE, tendo apenas a excelente vocalização feminina da convidada Linda Fey Hella, decisão acertadíssima. Destaque também para "The Old Earth", que, tenho certeza, passará à História como uma das melhores criações da banda.
Formação do MY DYING BRIDE no álbum The Ghost Of Orion:
• Aaron Stainthorpe – Vocal;
• Andrew Craighan - Guitarra;
• Lena Abé – Baixo (ex-guitarrista da banda SEVERED HEAVEN);
• Jeff Singer – Bateria;
• Shaun Macgowan – Teclado e Violino.
Track List do álbum The Ghost Of Orion:
70. Your Broken Shore ;
71. To Outlive The Gods;
72. Tired Of Tears;
73. The Solace;
74. The Long Black Land;
75. The Ghost of Orion;
76. The Old Earth;
77. Your Woven Shore (instrumental);
Bandas Similares ao MY DYING BRIDE:
• PARADISE LOST, do Reino Unido;
• ANATHEMA, do Reino Unido;
• MY SILENT WAKE, do Reino Unido;
• TRIPTYKON, da Suíça;
• NOVEMBERS DOOM, dos Estados Unidos;
• SATURNUS, da Dinamarca;
• DRACONIAN, da Suécia;
• VIRGIN BLACK, da Austrália.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia

Fãs comemoram foto de Aaron com fundadores do My Dying Bride: "vem aí o verdadeiro MDB?"
Agora é oficial: vocalista Aaron Stainthorpe está fora do My Dying Bride
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


