Lindemann: amadurecimento do projeto justifica segundo álbum
Resenha - F & M - Lindemann
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 12 de dezembro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Meia década separa F & M, segundo disco do projeto sueco-alemão Lindemann, da estreia Skills in Pills, e mesmo assim deve ter gente que ainda não se recuperou da "visceralidade" (quase literal) daquele lançamento.
Eu poderia dizer que é melhor elas se prepararem para o próximo round, mas na verdade este álbum não é tão chocante quanto seu antecessor. É uma amostra clara do quanto esta dupla formada por Till Lindemann (Rammstein) e Peter Tägtgren (PAIN) amadureceu musicalmente.
O fato de terem perdido (um pouco) o fator choque não é um problema justamente por isso: o amadurecimento. Lembrando que a obra coroa um ano e tanto para Till, que já vem de outro grande lançamento: um trabalho sem título oficial criado com sua banda principal, o Rammstein.
Antes, o Lindemann soava como um Rammstein em inglês. Agora que Till voltou a focar em sua língua materna, o grupo é ainda mais parecido com o consagrado sexteto alemão. De novo, isso não e um problema. Ainda é possível sentir fortes aromas de PAIN. Tal como em Skill in Pills, prosseguimos com aquele equilíbrio entre "isto parece Rammstein" e "isto é um trabalho diferente".
As letras parecem lidar com assuntos um pouco mais amplos e diversos. "Steh Auf" foi uma ótima escolha como abertura por conter 100% do DNA do Lindemann, exceto pelo fato do imaginário do single e de seu vídeo não fazerem referência explícita a sexo. Mas a bizarrice continua ali.
E as abordagens desses assuntos afetivos ainda aparecem em destaques como "Allesfresser" e a ótima "Knebel", que começa serena e sem nenhum aviso vira uma das mais agressivas e chocantes (se levarmos em conta o vídeo também - a versão sem censura, é claro.).
O experimentalismo surge em "Ach so Gern", com um ritmo bem diferenciado para eles (e que recebeu uma versão PAIN como faixa bônus), e em "Mathematik", uma espécie de rap eletrônico contra a matemática que talvez fará sucesso entre estudantes e veio como faixa bônus da edição de luxo.
Esse lado artificial do Lindemann (que vem quase todo de Peter Tägtgren) é notado com menor força em "Blut" e "Platz Eins", conferindo a estas faixas um certo ar dançante.
E F & M (que, aliás, significa Frau & Mann; Mulher & Homem em alemão) traz até, olha só, baladas: a emotiva "Schlaf Ein" e a sinfônica "Wer Weiß das Schon".
Não contente em nos reconquistar com sua banda principal, Till Lindemann quis também mostrar que Lindemann era mais que um projeto de um disco só - o que nos concedeu o privilégio de ver a evolução de algo tosco (mas bom) em algo maduro, mas que não perdeu a irreverência.
Abaixo, o vídeo de "Knebel".
Track-list:
1. "Steh Auf"
2. "Ich Weiß Es Nicht"
3. "Allesfresser"
4. "Blut"
5. "Knebel"
6. "Frau & Mann"
7. "Ach So Gern"
8. "Schlaf Ein"
9. "Gummi"
10. "Platz Eins"
11. "Wer Weiß das Schon"
12. "Mathematik" (faixa bônus; versão original)
13. "Ach So Gern" (faixa bônus; versão PAIN)
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/frauundmann
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Guns N' Roses lança duas novas canções
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O álbum do Pink Floyd considerado por David Gilmour um "erro meu" por ter zoado a discografia
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
Relembre a trajetória do baterista Eloy Casagrande do Faustão ao Slipknot


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



