Axel Rudi Pell: celebrando 30 anos de carreira com ótimo ao vivo
Resenha - XXX Anniversary Live - Axel Rudi Pell
Por Ricardo Seelig
Postado em 08 de novembro de 2019
Costumo associar a carreira do guitarrista alemão Axel Rudi Pell à de Ritchie Blackmore. Explico: extremamente influenciado pelo Rainbow de Blackmore, Pell sempre soou aos meus ouvidos como o tipo de som que Ritchie faria ao longo dos anos se não tivesse abandonado o rock e o heavy metal. Com 18 álbuns de estúdio, 7 compilações e 5 discos ao vivo, Axel Rudi Pell está comemorando trinta anos de uma carreira sólida e muito prolífica, e essa celebração rendeu o duplo ao vivo "XXX Anniversary Live", que acaba de ser lançado no Brasil pela Shinigami Records.
Axel Rudi Pell - Mais Novidades
Ao lado do guitarrista está uma banda pra lá de competente: o ótimo vocalista Johnny Gioeli, o tecladista Ferdy Doernberg, o baixista Volker Krawczak e o baterista Bobby Rondinelli (que integrou o Rainbow entre 1980 e 1983 e gravou ao lado de Ritchie Blackmore os álbuns "Difficult to Cure" e "Straight Between the Eyes", além do ao vivo "Finyl Vinyl"). "XXX Anniversary Live" vem com dezesseis músicas que revisitam toda a trajetória de Axel e é um ótimo cartão de visitas para conhecer a obra do alemão. Gravado em shows realizados em 2018 nas cidades de Bochum, na Alemanha, e Budapeste, na Hungria, o disco atesta a perenidade da obra de Axel Rudi Pell e a força do catálogo de canções registrado em três décadas de carreira.
Um ponto que acho importante mencionar é que, apesar de ser a banda solo de Axel, a guitarra não é protagonista pura e simples. É claro que ouvimos riffs e solos, afinal estamos falando de um dos mais celebrados guitar heroes do metal, mas a pegada de Pell é de uma banda de verdade, com destaque e momentos de brilho para todos os músicos. Nesse aspecto, Johnny Gioeli merece menção. O que canta este vocalista norte-americano é algo de outro mundo, alindo a potência da voz com a experiência da estrada. Aos 52 anos de idade, Gioeli segue soando praticamente igual aos anos do passado.
Outro ponto é que Axel Rudi Pell sempre foi conhecido, além do metal clássico, por suas lindas baladas, tanto que lançou diversas compilações focando apenas nessas composições. Aqui não é diferente. Momentos de puro brilho e feeling podem ser ouvidos nas belas "Oceans of Time" e "The Line", equilibradas por canções mais pesadas e agitadas como "Only the Strong Will Survive", "Mystica", "Warrior" e a celebração com "Rock the Nation".
Especial pela data que celebra e excelente pelo tracklist que entrega, "XXX Anniversary Live" é mais um belo registro ao vivo deste guitarrista alemão, que possui um enorme séquito de fãs aqui no Brasil. Se você faz parte desse grupo, eis aqui um item imperdível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
As 16 músicas do Metallica que a banda nunca tocou ao vivo
Lobão explica porquê todo sertanejo gostaria, no fundo, de ser roqueiro
O clássico do Dire Straits que a BBC recusou tocar alegando que tinha "palavras demais"



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



