Resenha - Fear Inoculum - Tool

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

São poucas as bandas que possuem passe livre para a experimentação e a loucura dentro do heavy metal. Os norte-americanos do Tool não apenas ganharam esse direito, ainda nos anos 90, como abusaram do mesmo ao longo de quatro álbuns, dos quais dois ou três foram absurdamente influentes no metal progressivo, metal alternativo, e até no lado mais inteligente do 'nu metal'. Após 13 anos sem material novo, eis que o quarteto volta a surpreender - na medida do possível - com seu novo trabalho: "Fear Inoculum" (2019).

Tool: professor libera aluno pra ir a show, mas pede que seja levado juntoOs dez maiores picaretas da música internacional

Aqui, o grupo parece estar ciente de que seu auge experimental já passou, mas ao mesmo tempo se mostra renovado e disposto a utilizar elementos prévios com algumas diferenças: músicas maiores e mais cinemáticas do que de costume, emoções em primeiro plano, e virtuosismo técnico em segundo plano. O vocalista Maynard James Keenan está arrepiante no quesito 'feeling', e ainda traz novas camadas para a sua habitual voz aveludada. E as letras são bastante claras e objetivas em seus sentimentos de reflexão e evolução pessoal.

A boa faixa-título é um exemplo do espírito do novo álbum, visto que começa de forma suave - e com um pouco daquele clima esotérico que permeia muitas músicas do grupo -, e nos leva a uma viagem crescente de ritmos, guitarras cada vez mais pesadas, e letras sobre o expurgo do medo e negatividade. Já a excelente "Pneuma" possui bases mais psicodélicas, e vai adquirindo intensidade em paralelo aos desdobramentos do seu tema espiritual.

"Invincible" também é muito boa, beneficiada por um instrumental criativo que culmina em um magnífico final claustrofóbico, e provida de uma metáfora que nos leva a imaginar a banda como sendo o velho guerreiro citado na letra. Já "Descending" se alterna entre o letárgico e o agressivo, como forma de abordar as consequências da maldade humana.

A quase comovente "Culling Voices" é outro destaque, graças às modulações vocais de Keenan bem unidas à sua temática sobre conflitos internos. Por fim, a sensacional "7empest" é o momento mais 'fusion', pesado e frenético do disco, o qual eleva a bateria de Danny Carey e a guitarra de Adam Jones, e ainda te atinge como a própria tempestade citada em seus versos.

"Fear Inoculum" é possivelmente o terceiro melhor álbum do Tool, logo após os supremos "Ænima" e "Lateralus". Acima de tudo, ele é como um mantra metálico que vai te colocar num transe, e ainda pode te presentear com uma epifania sobre nosso eterno amadurecimento na vida. Essa é uma banda que passou por vários problemas nos últimos anos, e que agora encontrou sua paz e segurança. Escute todas as músicas com atenção, e sem medo!

Músicas:

1. Fear Inoculum
2. Pneuma
3. Invincible
4. Descending
5. Culling Voices
6. Chocolate Chip Trip
7. 7empest


Outras resenhas de Fear Inoculum - Tool

Tool: Finalmente é chegado o momento do Tool ressurgirTool: A rebelião épica da banda em Fear InoculumTool: um álbum complexo, extremamente imersivo e musicalmente rico




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tool"


Tool: professor libera aluno pra ir a show, mas pede que seja levado juntoTool: Maynard zoa Taylor Swift após topo nos EUA e fãs da cantora o criticamTool: Kurt Cobain pediu para os Quay Brothers processarem a banda?Tool: novo álbum destrona Taylor Swift e chega ao topo das paradas dos EUAResenha - Fear Inoculum - ToolLars Ulrich: e se ele tocasse em uma banda country?

Resenha - Fear Inoculum - ToolTool
Um álbum complexo, extremamente imersivo e musicalmente rico

Pop Reverso: crítica do novo álbum do Tool (vídeo)

Tool: além do novo álbum, banda divulga clipes antigos no YouTubeTool
Além do novo álbum, banda divulga clipes antigos no YouTube

Tool: após 13 anos de espera, novo álbum Fear Inoculum é lançadoTool
Após 13 anos de espera, novo álbum "Fear Inoculum" é lançado

Tool: Fear Inoculum, quinto álbum de estúdio, enfim é lançado; ouçaTool
Fear Inoculum, quinto álbum de estúdio, enfim é lançado; ouça

Tool: Ouça o novo álbum da banda, Fear InoculumTool: Justin Chancellor quer que Fear Inoculum seja o último disco

Tool: Maynard recebeu ameaças de morte pela demora de novo discoTool
Maynard recebeu ameaças de morte pela demora de novo disco

Tool: ideia do novo álbum era soar como apenas uma música gigante

Tool: as crianças que farão você voltar a ter esperança na bandaTool
As crianças que farão você voltar a ter esperança na banda

Top 05: Melhores baixistas do rock alternativoTop 05
Melhores baixistas do rock alternativo

Cover: 15 bandas que são quase tão boas quanto o originalCover
15 bandas que são quase tão boas quanto o original


Os dez maiores picaretas da música internacionalOs dez maiores picaretas da música internacional
Os dez maiores picaretas da música internacional

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual

Chinese Democracy: de 1994 a 2008, a saga do álbum mais caro da históriaChinese Democracy
De 1994 a 2008, a saga do álbum mais caro da história

Cantadas Headbanger: "Estou Priest a te dar um beijo!"Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?The Voice Brasil: candidato arrebenta com Queen e vai pra finalUriah Heep: banda acusa o Iron Maiden de plágio

Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336