Mercyful Fate: em 1983, uma das maiores estreias de todos os tempos
Resenha - Melissa - Mercyful Fate
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nos anos 1980, uma porção de bandas estavam surgindo, deixando o mundo do heavy metal com muito mais opções. Lugares como os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra estavam presenciando o surgimento de inúmeros grupos, sendo que a grande maioria continua na ativa até os dias de hoje. Porém, veio de um país um tanto quanto improvável uma das bandas mais importantes da historia do metal extremo. O país em si é a Dinamarca e a banda o Mercyful Fate, que apareceu para o mundo em 1983, com seu primeiro disco, "Melissa".
Mercyful Fate - Mais Novidades
Apesar dos elementos da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), o Mercyful Fate acabou se tornando uma influência não só para as bandas de heavy, como também para as de thrash, death e black, esses dois últimos estilos, muito por conta das letras, oriundas da mente insana e criativa de Kim Bendix Petersen, também conhecido como King Diamond.
O som é baseado em guitarras heavy metal, bateria acelerada e o vocal peculiar de King Diamond, atingindo tons muito altos. As letras falam de ocultismo, morte e demais temas um tanto quanto pesados. Todas as músicas do álbum são sensacionais, com um pequeno destaque adicional para "Evil", a faixa título, "Into The Coven", "Curse of the Pharaohs" e "Satan´s Fall". A junção do instrumental clássico com letras desafiadoras e assustadoras tornou o Mercyful Fate cultuado por basicamente TODAS as bandas de metal extremo, o que torna "Melissa" um manual de instruções do lado mais pesado e sombrio do metal.
Avaliação final: "Melissa" é uma estreia avassaladora. Um disco que vai além de qualquer fronteira, sendo fundamental para a consolidação dos estilos mais extremos do metal. Fundamental na vida de todo headbanger.
Ano de lançamento: 1983
Faixas:
"Evil"
"Curse of the Pharaohs"
"Into the Coven"
"At the Sound of the Demon Bell"
"Black Funeral"
"Satan's Fall"
"Melissa"
King Diamond: vocal
Hank Shermann: guitarra
Michael Denner: guitarra
Timi Hansen: baixo
Kim Ruzz: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Freddie Mercury: veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessenta
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
Joey Vera conta como foi ser o baixista dos primeiros shows da reunião do Mercyful Fate
Becky Baldwin celebra participação em novo álbum de Tony Iommi
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



