Alkonost: Provando que os russos sabem fazer metal
Resenha - Oktagrama - Alkonost
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em ocasiões anteriores, já afirmei, aqui mesmo, que sou fã dos trabalhos lançados por bandas da Rússia e demais ex-repúblicas soviéticas, ainda que a maioria delas opte por criar músicas cantadas em seu idioma pátrio (idioma impermeável, para mim). Inclusive, já deixei clara a minha opinião até mesmo em trabalhos acadêmicos, em minha época de faculdade (como no do link abaixo). Assim, não é de admirar que eu apareça outra vez por aqui para falar de uma banda proveniente da Rússia; trata-se do ALKONOST, um grupo de Folk Metal cujo álbum de 2018, chamado Oktagrama (Октаграммa, em alfabeto cirílico), é um dos melhores e mais viciantes que eu já ouvi na vida. Verdade seja dita: por algum motivo, nove entre dez bandas de ex-repúblicas soviéticas têm preferência por executar suas músicas em seu idioma pátrio. O ALKONOST não é diferente; todas as faixas são em russo, língua que tem uma sonoridade que se encaixa muito bem no Metal. Por eu não entender absolutamente nada do que a vocalista está cantando, tem ainda um certo mistério. Como eu gosto disso!
O som do grupo é uma mistura de Folk Metal com Metal Sinfônico, tendendo ao Gothic Metal. Apenas o vocal feminino se faz presente em todas as faixas. Inclusive, esta é a minha banda favorita entre as que possuem vocal feminino. A voz da vocalista Ksenia Pobuzhanskaya é, na maior parte, angelical e doce, sem cair naquele gótico operístico enjoativo que virou modinha. Só ouvindo para entender. Volto a dizer: este lançamento foi um dos melhores álbuns que eu ouvi em 2018 (e, até este momento, em 2019). Não espere aqui aqueles solos de guitarra sem fim; em nada, esta banda tem exagero algum. Aliás, nada aqui é enjoativo, tudo soa perfeito e bem encaixado, as músicas todas diferentes umas das outras. É praticamente impossível destacar alguma faixa, em particular, pois todas, da primeira à última, da mais rápida à mais mansa, todas soam absolutamente perfeitas. Raramente, em minha vida, ouvi um álbum completamente recheado com músicas tão bem-feitas quanto este. Impressionante!
O álbum Oktagrama possui nove faixas, sendo que todas se encaixam perfeitamente dentro do estilo apresentado, sendo impossível destacar uma ou outra. O negócio é simplesmente perfeito. Até a introdução é interessante, só com teclado e voz. Raramente ouvi uma banda que tenha atingido tal nível de perfeição. Pena que o álbum Oktagrama possui apenas nove faixas. Mas já estou na expectativa, esperando por novos lançamentos do grupo. Em 2019, eles já lançaram um single, prolíficos que são. Só estou esperando ele estar disponível na internet, para eu matar a curiosidade.
Formação:
* Ksenia Pobuzhanskaya - Vocal
* Andrey Losev – Guitarra
* Rustem Shagitov – Baixo
* Mark Kirichenko - Bateria
Bandas similares:
AGLAROND, do México (sem o vocal gutural);
TIARRA, da Roménia (sem vocal masculino);
THE SINS OF THY BELOVED (sem vocal masculino e sem a sonoridade sinfônica);
ASHES YOU LEAVE, da Croácia;
WITHIN TEMPTATION, da Holanda (sem vocal gutural);
TRISTANIA, da Noruega (sem vocal operístico ou gutural);
SIRENIA, da Noruega (particularmente com o vocal de Monika Pedersen).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


