Alkonost: Provando que os russos sabem fazer metal
Resenha - Oktagrama - Alkonost
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 22 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em ocasiões anteriores, já afirmei, aqui mesmo, que sou fã dos trabalhos lançados por bandas da Rússia e demais ex-repúblicas soviéticas, ainda que a maioria delas opte por criar músicas cantadas em seu idioma pátrio (idioma impermeável, para mim). Inclusive, já deixei clara a minha opinião até mesmo em trabalhos acadêmicos, em minha época de faculdade (como no do link abaixo). Assim, não é de admirar que eu apareça outra vez por aqui para falar de uma banda proveniente da Rússia; trata-se do ALKONOST, um grupo de Folk Metal cujo álbum de 2018, chamado Oktagrama (Октаграммa, em alfabeto cirílico), é um dos melhores e mais viciantes que eu já ouvi na vida. Verdade seja dita: por algum motivo, nove entre dez bandas de ex-repúblicas soviéticas têm preferência por executar suas músicas em seu idioma pátrio. O ALKONOST não é diferente; todas as faixas são em russo, língua que tem uma sonoridade que se encaixa muito bem no Metal. Por eu não entender absolutamente nada do que a vocalista está cantando, tem ainda um certo mistério. Como eu gosto disso!
O som do grupo é uma mistura de Folk Metal com Metal Sinfônico, tendendo ao Gothic Metal. Apenas o vocal feminino se faz presente em todas as faixas. Inclusive, esta é a minha banda favorita entre as que possuem vocal feminino. A voz da vocalista Ksenia Pobuzhanskaya é, na maior parte, angelical e doce, sem cair naquele gótico operístico enjoativo que virou modinha. Só ouvindo para entender. Volto a dizer: este lançamento foi um dos melhores álbuns que eu ouvi em 2018 (e, até este momento, em 2019). Não espere aqui aqueles solos de guitarra sem fim; em nada, esta banda tem exagero algum. Aliás, nada aqui é enjoativo, tudo soa perfeito e bem encaixado, as músicas todas diferentes umas das outras. É praticamente impossível destacar alguma faixa, em particular, pois todas, da primeira à última, da mais rápida à mais mansa, todas soam absolutamente perfeitas. Raramente, em minha vida, ouvi um álbum completamente recheado com músicas tão bem-feitas quanto este. Impressionante!
O álbum Oktagrama possui nove faixas, sendo que todas se encaixam perfeitamente dentro do estilo apresentado, sendo impossível destacar uma ou outra. O negócio é simplesmente perfeito. Até a introdução é interessante, só com teclado e voz. Raramente ouvi uma banda que tenha atingido tal nível de perfeição. Pena que o álbum Oktagrama possui apenas nove faixas. Mas já estou na expectativa, esperando por novos lançamentos do grupo. Em 2019, eles já lançaram um single, prolíficos que são. Só estou esperando ele estar disponível na internet, para eu matar a curiosidade.
Formação:
* Ksenia Pobuzhanskaya - Vocal
* Andrey Losev – Guitarra
* Rustem Shagitov – Baixo
* Mark Kirichenko - Bateria
Bandas similares:
AGLAROND, do México (sem o vocal gutural);
TIARRA, da Roménia (sem vocal masculino);
THE SINS OF THY BELOVED (sem vocal masculino e sem a sonoridade sinfônica);
ASHES YOU LEAVE, da Croácia;
WITHIN TEMPTATION, da Holanda (sem vocal gutural);
TRISTANIA, da Noruega (sem vocal operístico ou gutural);
SIRENIA, da Noruega (particularmente com o vocal de Monika Pedersen).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Foo Fighters anuncia novo álbum, "Your Favorite Toy"
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Bruce Dickinson relança "Tattooed Millionaire" e "Skunkworks" em Dolby Atmos


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


