King Hobo: a união entre o Clutch e o Opeth em um grande disco
Resenha - Mauga - King Hobo
Por Ricardo Seelig
Postado em 29 de julho de 2019
O King Hobo é a união entre o Clutch e o Opeth. Mas, na prática, as coisas não são assim tão preto no branco. A banda surgiu na segunda metade da década de 2000, quando Per Wiberg, então tecladista do Opeth, conheceu Jean-Paul Gaster, baterista do Clutch. Os dois fizeram algumas jams e curtiram o resultado, chamaram o vocalista e guitarrista Thomas Andersson (do Kamchatka) e o baixista Ulf Rockis Ivarsson, levaram essa experiência para o estúdio e gravaram o disco de estreia do projeto, lançado em 2008.
Então se passarem onze anos sem nenhum novo material. Nesse tempo, Wiberg deixou o Opeth, passou a tocar ao vivo com o Candlemass e assumiu o baixo no Kamchatka, enquanto Gaster viu o Clutch crescer bastante e ser aclamado pela crítica. E então, no final de maio, fomos surpreendidos com um novo álbum do King Hobo. "Mauga" traz dez músicas em um álbum redondo, com muita força e com cara de banda principal dos integrantes.
O som do King Hobo é um hard com uma pegada assumidamente setentista. Guitarra e teclado dividem o mesmo espaço, enquanto a cozinha é malandra e cheia de groove. O som varia entre rocks mais enérgicos e composições com uma pegada mais viajante, onde a banda tira o pé do acelerador e entrega momentos de inegável beleza. O Deep Purple e o Uriah Heep estão entre as referências do quarteto, além dos próprios Clutch e Kamchatka e um bem colocado tempero psicodélico que vem direto dos anos 1960. A voz de Andersson é um grande diferencial, além das melodias sempre bem construídas e ideias bastante agradáveis.
"Mauga" é um disco que está sendo pouco falado tanto pela imprensa especializada quanto pelos ouvintes, mas acredito que isso aconteça – principalmente no segundo caso – mais por desconhecimento de sua existência do que qualquer outro fator.
Pois bem: após ler esse review, você não tem mais essa desculpa. Ouça agora mesmo e descubra um dos melhores álbuns de 2019.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
Bring Me the Horizon anuncia álbum e filme ao vivo em São Paulo


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


