Mastodon: um EP com qualidade de álbum completo
Resenha - Cold Dark Place - Mastodon
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de julho de 2019
"Cold Dark Place", novo EP do Mastodon, é bastante superior ao disco mais recente do quarteto norte-americano, "Emperor of Sand". Esta é a minha opinião, e ela talvez não seja igual a sua.
O disco possui apenas quatro músicas - "North Side Star", "Blue Walsh", "Toe to Toes" e "Cold Dark Place" - e foi produzido por Nick Raskulinecz e Brendan O’Brien. Três das músicas vem das sessões que geraram o álbum "Once More ‘Round the Sun" (2014), enquanto "Toe to Toes" é fruto das gravações de "Emperor of Sand", lançado no final de março de 2017.
O que torna "Cold Dark Place" superior a "Emperor of Sand" é a variedade de caminhos que o Mastodon tomou neste EP, experimentando sonoridades e soando muito mais aventureiro do que no seu mais recente disco de estúdio. Desde o início achei "Emperor of Sand" muito monocromático, com uma sonoridade que às vezes me soou cansativa. Isso não acontece aqui. Claro que o fato de termos apenas quatro músicas ao invés de onze contribui, mas sempre preferi o lado mais viajante e psicodélico da banda.
É claro que "Cold Dark Place" não é uma obra tão fora da curva quanto "Crack the Skye" (2009), mas apresenta uma sadia variedade instrumental que o torna bastante especial. As influências psicodélicas permeiam todo o disco, mas sem nunca tornarem a obra algo impenetrável. A banda sabe como revesti-las com uma atraente camada pop, o que torna tudo muito acessível e palatável já na primeira audição.
A estrela aqui é Brent Hinds. O vocalista e guitarrista dá o tom para onde seus companheiros de banda devem seguir, assumindo o protagonismo e levando o quarteto a um nível altíssimo. Inovador por natureza, Hinds soa mals solto do que nunca em "Cold Dark Place". E ganha os luxuosos vocais de Troy Sanders e Brann Dailor como companhia, em variações que colocam músicas como "Blue Walsh" e "North Side Star" nas alturas. E quando canta sozinho faz algo absolutamente incrível como "Toe to Toes", cheia de variações que mostram toda a sua versatilidade.
Apesar de curto, "Cold Dark Place" é um dos melhores momentos do Mastodon nos últimos anos. Espero que a banda retome essa atmosfera mais psicodélica e experimental nos próximos discos, já que é inegável que os caras conseguem se sair muitíssimo bem quando exploram esse caminho.
Outras resenhas de Cold Dark Place - Mastodon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns


Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
A música do Mastodon que é a preferida de Rob Halford
Como uma longa viagem, o tédio e "Moby Dick" inspiraram um clássico do metal moderno
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



