Ian Gillan: reunião com banda da adolescência é uma deliciosa viagem

Resenha - Raving With Ian Gillan and The Javelins - Ian Gillan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar Correções  

publicidade

Você está prestes a completar 74 anos e é uma das maiores vozes da história do rock. Gravou discos imortais, seus álbuns estão na casa de milhões de fãs em todo o mundo e sua voz embala alguns dos maiores clássicos de história da música. O que você faz? O que Ian Gillan fez, logicamente: reúne a banda da sua adolescência e grava um novo álbum.

Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?

Homossexualidade: Alguns dos gays mais conhecidos no rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gillan integrou o The Javelins no início dos anos 1960 e tocou com eles até aproximadamente 1962. Depois fez parte do Episode Six, e por fim se transformou em uma lenda no Deep Purple. Mas nunca esqueceu os amigos dos primeiros anos, tanto que reuniu a banda e gravou o primeiro álbum dos Javelins em 1994, "Solo Agency and Representation". Esse disco foi relançado em 2000 na Inglaterra com outro título, "Raving With Ian Gillan and The Javelins", mas mantendo as mesmas músicas. E agora este registro histórico chega ao Brasil em digipack pelas mãos da Shinigami Records, que já havia lançado por aqui o segundo (e até agora mais recente) álbum do grupo, Ian Gillan and The Javelins (2018).

"Raving" vem com quatorze releituras para clássicos do rock dos anos 1950 e 1960. Um tracklist delicioso e que mostra a paixão da banda pela música e a alegria de Gillan em se reunir com seus antigos companheiros. Gordon Fairminer (guitarra), Tony Tacon (guitarra), Tony Whitfield (baixo) e Keith Roach (bateria) nunca conseguiram emplacar uma carreira musical, ao contrário do vocalista, mas isso não quer dizer que tenham parado de tocar. A música não é só uma profissão, não é apenas um sonho. Ela é também diversão e uma forma de se conectar com o mundo, mantendo-se vivo e renovado. E é justamente essa sensação que a banda transmite e divide com os ouvintes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As versões são bem feitas e passam um frescor agradável. O repertório foi muito bem escolhido e traz clássicos imortais como "Poison Ivy", "Rave On", "Somethin’ Else", "Love Potion No. 9" e "Roll Over Beethoven", embalando o fã em uma jornada pela era dourada do rock and roll.

A música é mais que lotar estádios. É mais do que viajar o mundo e conhecer novos lugares. A música é, acima de tudo, uma das formas mais eficazes de conectar as pessoas. Sejam elas velhos amigos da adolescência ou fãs que o acompanham por toda a vida. Em ambos os casos, Ian Gillan alcançou os seus objetivos com o The Javelins.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?Beatles
Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?

Homossexualidade: Alguns dos gays mais conhecidos no rockHomossexualidade
Alguns dos gays mais conhecidos no rock


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280