RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV

Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância

Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death

Alice in Chains: "Your Decision" e a perda de um grande amigo

O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera

Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"

Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres

Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski

O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio

A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo

O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"

Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"

Baixista do Cannibal Corpse cita Slayer como grande influência para o death metal

Graham Bonnet revela ter sete músicas compostas com Jeff Loomis (Nevermore)

Prika Amaral faz balanço de 2025; "Um dos anos mais especiais da minha vida"


Stamp

Satyricon: Uma ótima porta de entrada para o Black Metal

Resenha - Deep Calleth Upon Deep - Satyricon

Por
Fonte: Collectors Room
Postado em 01 de julho de 2019

Uma das mais tradicionais bandas de black metal da Noruega, o Satyricon segue na ativa e, mais importante, mostrando criatividade. Fundado em 1991 e com pelo menos um clássico na bagagem - o incrível "Nemesis Divina" (1996) -, o hoje duo habitado por Satyr (vocal, guitarra, baixo e teclado) e Frost (bateria) lançou em setembro de 2017 o seu nono álbum, "Deep Calleth Upon Deep". O disco saiu no Brasil pela Hellion Records.

Satyricon - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Realçando uma característica que sempre esteve presente no som do Satyricon, "Deep Calleth Upon Deep" traz muitos elementos de metal tradicional, que dividem espaço com a conhecida sonoridade black. Diria até que o metal tradicional é o principal elemento deste disco, o que faz com que as oito faixas do álbum levem a música do Satyricon para um ambiente próximo do occult rock e de nomes como o Tribulation. A massa sonora característica do black metal sai de cena para dar lugar a uma produção mais simples e discreta, mas também sem a crueza proposital que muitas vezes encontramos nos discos das bandas norueguesas nascidas no início da década de 1990.

A capa traz a uma ilustração obscura do artista Edvard Munch, autor do icômico O Grito, intitulada Todeskuss (em português, O Beijo da Morte). Munch a produziu em 1899.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O processo de composição de "Deep Calleth Upon Deep" começou em 2015, mas precisou ser interrompido após Satyr ser diagnosticado com um tumor no cérebro. O músico foi submetido a um tratamento não cirúrgico, passou meses se recuperando e só então retomou o trabalho. Anders Odden, que toca baixo nos shows da banda, participou da gravação, assim como o saxofonista de jazz Hakon Kornstad e alguns músicos da Orquestra Filarmônica de Oslo.

O interessante é que, mesmo explorando um universo onde o black metal divide espaço com o metal tradicional e até mesmo com elementos de post-rock, "Deep Calleth Upon Deep" consegue manter o ar hipnótico do típico black metal norueguês. Muito disso vem dos riffs de guitarra que se mantém na escola norueguesa, com aqueles típicos acordes cíclicos alternados com passagens instrumentais que transbordam melodia. Ainda que não alcance o nível de "Nemesis Divina", este novo álbum mostra uma banda ainda inquieta e que segue evoluindo. Não à toa, o disco venceu a categoria de Best Metal Album na edição de 2017 do Spellemannprisen, o Grammy norueguês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Caso você nunca tenha se aventurado pela polêmica geração de bandas norueguesas dos anos 1990, que muitas vezes são comentadas apenas pelos atos que levaram à queima de igrejas históricas, os vários suicídios de músicos e pelos crimes que cometeram, essa versão mais suavizada do Satyricon pode ser uma ótima porta de entrada. A banda consegue manter o ar de misticismo de seus colegas de geração, e é uma sobrevivente orgulhosa de um dos períodos mais criativos e controversos do metal extremo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Outras resenhas de Deep Calleth Upon Deep - Satyricon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air

[an error occurred while processing this directive]
publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS