The Baggios: é assim que se faz rock brasileiro
Resenha - Vulcão - Baggios
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 29 de junho de 2019
"Vulcão" é o quarto álbum da banda sergipana The Baggios e completa o quarteto formado pela estreia auto-intitulada (2011), "Sina" (2013) e "Brutown" (2016). O disco traz também uma mudança na formação do agora trio, com a efetivação do baixista e tecladista Rafael Ramos, que já havia participado do trabalho anterior e passou a ser um integrante oficial do grupo. Completam o time o vocalista e guitarrista Júlio Andrade e o baterista Gabriel Perninha.

O que temos em "Vulcão" é um disco de rock brasileiro na mais pura concepção da palavra, no sentido de que um álbum com a sonoridade encontrada aqui só poderia vir de uma banda natural do Brasil. Ao lado das influências de rock e blues que acompanham o The Baggios desde sempre, encontramos também sons regionais nordestinos, marchinhas de carnaval, repente, MPB, hip hop e o que mais surgir na musicalidade inquieta do trio. Se é possível sentir a presença de Jimmy Page no violão que abre "Em Si Menor", na mesma intensidade também está ali Jorge Ben mostrando a sua sombra em "Espada de São Jorge".
Em relação ao excelente "Brutown", que foi um disco mais focado em guitarras e colocou pra fora com força total a admiração dos caras pelo rock dos anos 1970, em "Vulcão" a banda dá uma guinada em sua sonoridade e apresenta muito mais elementos de música brasileira, bebendo sem medo nas suas raízes regionais. Os arranjos de metais e as orquestrações presentes em todo o disco são fundamentais neste aspecto, dando muito mais profundidade ao som do The Baggios, que já era algo impressionante antes disso. A banda segue sendo guiada pela guitarra e violão de Júlio, que funciona como uma espécie de maestro para a sonoridade que é apresentada, conduzindo o grupo por caminhos invariavelmente deliciosos.
Há ao menos dois momentos sublimes em "Vulcão". O primeiro é "Deserto", uma espécie de marchinha rock and roll que desemboca em um rap com a participação do Baiana System. E o resultado é incrível e traz saudade, veja só, do imortal Chico Science. Um exemplo perfeito de como a música do The Baggios não possui limites.
O segundo é "Espada de São Jorge", uma blues tropical que começa com um violão meio Jorge Ben e se transforma em um blues torto e atravessado que de repente vira tipo um reggae, com direito a metais e um trabalho de guitarra ótimo de Andrade.
Mas é claro que não é só isso. O disco traz um desfile de ótimas músicas como "Louva-Deus", "Caldeirão das Bruxas" e "Vermelho-Rubi", e sua parte final ainda realça o lado mais contemplativo da banda com uma sequência de faixas que é de uma poesia e de um lirismo tocantes: de "Samsara" ao encerramento com a música que dá nome ao álbum, é só emoção em uma espécie de suíte temática.
Outra vez, o The Baggios mostra que, se há bandas superiores ou no mesmo nível que eles aqui no Brasil, elas são poucas. Bem poucas, pra falar a verdade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
"Don't Break the Oath", 40 anos de um clássico do black metal
O clássico do Aerosmith que fez namorada de Slash terminar com ele



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



