B-Movie: Obscuros góticos resistentes ao tempo
Resenha - Climate of Fear - B-Movie
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 20 de dezembro de 2018
Dificilmente alguém mencionará a banda B-Movie, quando perguntado por expoentes oitentistas. Um dos primeiros artistas a cair nas graças empresariais de Stevo Pearce, da independente Some Bizarre Records, que incentivou gente como Soft Cell e The The, houve quem apostasse mais neles do que no Depeche Mode, para deslanchar.
B-Movie nasceu das cinzas de uma banda punk, em 1978, na cidade de Mansfield. Steve Hovington (vocais/baixo), Paul Statham (guitarra), Rick Holliday (teclados) e Graham Boffey (bateria) nunca passaram da posição 61 na parada de sua nativa Inglaterra e em 1985 foram cada um pro seu lado. Programas e playlists de flashback oitentistas de alguns países, registram Nowhere Girl e Remembrance Day, mas aqui no Brasil passaram provavelmente invisíveis.
Em algum momento, os membros originais decidiram retomar o B-Movie e no Spotify, por exemplo, constam mais lançamentos neste milênio do que no anterior, inclusive com EP deste ano.
O álbum mais recente é Climate Of Fear (2016), que abre com o baixo lúgubre e a bateria tribal de Another False Dawn, evocando Joy Division instantaneamente. A despeito dos vocais límpidos e pouco fortes, quero ver que alma pós-punk não imaginará Ian Curtis chorando o refrão "it was another false dawn".
A maior parte da dezena de canções é para dançar voltado para alguma parede, hábito gótico nos 80’s. Experientes, os caras não deixam o trabalho cair na mesmice, explorando diferentes facetas da darkwave. Corridors tem o fluxo gelado de guitarra e teclados à Flock of Seagulls, contrastado com a cozinha grave, quente, pulsante, que é, afinal, o que garante a dança. Forgotten Souls tem lindo piano melancólico e a guitarra vem mais encorpada, mais rock’n’roll.
As letras obviamente não são nada otimistas, mas jamais alcançam o desespero e/ou a beleza de um Robert Smith. Come Closer deve ser de cunho pessoal, mas levando-se me conta que se cantava a cisão do mundo da Guerra Fria, na época da juventude do B-Movie, a letra assume sobretons de lamento sociopolítico. Até porque, o planeta hoje está tão dividido, quanto então, tem gente que jura que até mais. A faixa-título comprova que para o B-Movie o medo de hoje é mais patente que a ameaça nuclear de mais de três décadas atrás. Agora há pedófilos à solta, há facas cravadas nas cosas.
O New Wave algo robotizado de San Francisco repagina o convite hippie de Scott McKenzie para que os visitantes usassem flores no cabelo, em ataque à gentrificação e corporativização, que tornou a cidade de uma carestia só.
Nos poucos momentos lentos é que se nota um dos pontos fracos de Climate Of Fear. Falta um pouco de peso à produção, sabe-se lá por escolha estética ou restrição orçamentária. A depechiana Ghost Land ressente-se disso, mas a faixa que mais sofre é Feeling Gothic. Declaração de princípios da banda/do álbum, falta drama, certo sentido de perigo e terror para que se realize totalmente.
Nem precisa pagar Spotify para conhecer o B-Movie, está no Bandcamp, em sua edição deluxe,, que traz quatro novas versões de Howhere Girl.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


