Mindgames: Ótimos atores da cena prog rock da Bélgica
Resenha - Actors In a Play - Mindgames
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 17 de dezembro de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Mindgames foi formado na pequenina Bélgica, e, desde 1997, vem angariando respeito na comunidade prog porque mistura elementos sinfônicos setentistas com neo prog à Clepsydra. Seu segundo álbum, Actors In a Play (2006), é um dos favoritos entre os fãs. Á época, o Mindgames era Bart Schram (vocais, violão), Rudy Vander Veken (guitarras), Tom Truyers (piano, synths, Hammond), Eric Vandormael (baixo) e Benny Petak (bateria e percussão).
Actors In a Play tem meia dúzia de faixas intensas, a maioria encorpada. Há muito Neo Prog aguado por aí, mas disso o álbum não pode ser acusado; o som é vivaz, dramático mesmo, graças à inserção dos elementos de prog sinfônico dos anos 1970.
Se você não gostar da faixa de abertura, The Benefit Of Anxiety, nem adianta seguir ouvindo. A influência genesiana ou do Marillion já é escancarada nos fortes acordes iniciais. A predominância da guitarra dá lugar a interplay entre ela e teclado e o vocal entra apenas lá pelo minuto terceiro. A voz de Schram não estranhará fãs do Rush, mas quem não curte tons mais agudos pode levar um tempinho para se ajustar. Não é Jon Anderson, mas também não é voz fortona, lembra um pouco a do vocalista do holandês Sillouette. Mas, cumpre a missão, é dramática e canta em inglês com sotaque (em mais de um sentido) britânico. Seus nove minutos atendem as exigências de prog melódico, com mudanças de andamento e viagens de guitarra e teclado.
Dramatis Persona começa em clima de music hall britânico, com historieta de personagem excêntrica e no meio tem até madrigal flauteado. Quer mais Genesis do que isso? Sorte que a maior parte dos dez minutos não fica no tal music hall metido a cômico: também é corredeira de teclado/guitarra.
Os densos 16 minutos de The Statue começam com órgão eclesiástico, Barroco total. Segue orgia guitarreia plangente e teclados corrediços, que bem poderiam estar em A Trick Of The Tail, talvez em Dance On a Vulcano. Baixistas deveriam ouvir esse álbum para conferir o exímio trabalho de Erik Vandormael, que brilha também em outras faixas, inclusive até em interplay com teclado, como na igualmente genesiana e ótima Royalty In Jeopardy, sobre um rei que perdeu a importância.
O clima pastoral de violão de Sagitarius – faixa mais curta, com "apenas" quase sete minutos – soa meio como filler, quando contrastada com a primeira parte do álbum. Both Sides Of The Show, canção de encerramento, é irregular. Há momentos meio folk à Jethro Tull, mas daí escorrega para o defeito de muito do Neo Prog: soam como momentos meio aguados da banda de Ian Anderson. Mas, nas partes – a maioria – em que é boa, Both...é muito boa.
Esses momentos menos densos, todavia, se tomados no todo, acabam representando uma espécie de repouso para o deslizar prog que é a maioria do álbum.
Tracklist:
1. The Benefit Of Anxiety (09:03)
2. Dramatis Persona (10:05)
3. The Statue (16:29)
4. Sagittarius (06:47)
5. Royalty In Jeopardy (11:53)
6. Both Sides Of The Show (12:35)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
A dura opinião de Kerry King sobre os discos mais recentes do Iron Maiden
Metallica: 25 fatos que apenas os apaixonados pela banda conhecem
Estudo revela as bandas com músicas mais propensas a entristecerem seus fãs

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



