Biquini Cavadão: a homenagem ao músico Herbert Vianna

Resenha - Ilustre Guerreiro - Biquini Cavadão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Abel Teixeira
Enviar correções  |  Ver Acessos

A banda carioca formada por Bruno Gouveia (Vocal), Carlos Coelho (Guitarra), Miguel Flores (Teclado) e Álvaro Birita (Bateria) acaba de lançar na íntegra o seu mais novo trabalho fonográfico, intitulado "Ilustre Guerreiro". O disco é uma homenagem ao músico Herbert Vianna, com 8 músicas de sua autoria. Vale lembrar que a produção ficou por conta do gênio Liminha, antigo parceiro dos Paralamas.

Biquini Cavadão: veja entrevista no programa CMCHBlender: as letras mais repulsivas do Heavy Metal

Inicialmente, a ideia do título "Ilustre Guerreiro" foi escolhido com base no significado do nome HERBERT, em sua origem germânica. Justo, visto que a história do vocalista paralâmico é uma luta diária há anos desde o seu acidente - "nessa cadeira ainda bate um coração", como o próprio narra emocionado durante a canção "Óculos".

O disco começa com a divertida "Vital E Sua Moto", logo tomando pra si uma jogada com a letra: "Os Paralamas do Sucesso iam tentar tocar na capital, e o Biquini Cavadão então pra lá também se encaminhou". A versão ficou regueira e é o primeiro ponto pros caras!

A segunda faixa, "Mensagem De Amor", mantém todo aquele clima lindo desde 1985, passando por 2000 e terminando aqui, nessa regravação. Sempre há uma emoção diferente ao ouví-la, e o Biquini foi competente em manter a sua levada intimista.

Em seguida, a canção "Ska" é a que mais surpreende. Meio festeira, meio circense.

A responsabilidade cresce em ¨Cuide Bem Do Seu Amor¨. Sem dúvidas, foi o carro-chefe do Paralamas em 2002, naquela volta arrasadora. Neste sentido, o Biquini nos emociona com os vocais - e backing vocals - de Bruno. Ficaram lindos!

O primeiro single do trabalho foi "Aonde Quer Que Eu Vá", que também recebeu uma releitura puxada pro Reggae. A cada ano que passa, a banda se aventura por uma onda mais alegre, comparada a trabalhos dos Anos 80, considerados soturnos e mais alternativos comparados com um cenário onde tinha Blitz e Kid Abelha.

Agora, uma pausa para algumas lágrimas de quem respira música: "Só Pra Te Mostrar" é candidata à maior releitura já feita no Pop Rock nacional. Gravada em 1992 pela Daniela Mercury, em um duo com o próprio Herbert, já era uma medida exata de amor. Mais tarde, em 2012, apareceu crua e linda num trabalho solo do líder dos Paralamas registrado com o nome "Victoria". Acham que para por aí? Que não poderia melhorar? Erramos estamos. O Biquini juntou todos os elementos pra que a balada ficasse perfeita. Do clipe à interpretação, vejam e ouçam sem moderação!

A batida perfeita chega em "O Amor Não Sabe Esperar", sucesso com Marisa Monte nos vocais à época de seu lançamento original. Um das minhas preferidas nos arranjos!

Pra encerrar esse rápido trabalho, mais uma surpresa: "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" no lado inverso da linda interpretação de Ivete Sangalo. No entanto, não é uma crítica, pelo contrário! É a firmação de uma banda de Rock, com os seus 33 anos de puro suor. A singela balada deu lugar a uma interpretação intensa, forte e com a postura de quem sabe o que é, o que quer. Ponto máximo pro quarteto!

1. Vital E Sua Moto
2. Mensagem De Amor
3. Ska
4. Cuide Bem Do Seu Amor
5. Aonde Quer Que Eu Vá
6. Só Pra Te Mostrar
7. O Amor Não Sabe Esperar
8. Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim

Em tempo: disponível nas plataformas digitais e, fisicamente, na Loja oficial da banda!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Biquini Cavadão"


Biquini Cavadão: veja entrevista no programa CMCHBiquini Cavadão: veja entrevista no programa CMCH

Blender: as letras mais repulsivas do Heavy MetalBlender
As letras mais repulsivas do Heavy Metal

Metromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockMetromix
A lista dos vocalistas mais irritantes do rock

Fotos de Infância: Janis JoplinFotos de Infância
Janis Joplin

Musas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmenteMusas do Metal
Confira as 10 mais lindas atualmente

Separados no nascimento: Steven Tyler e Márcia GoldsmichSeparados no nascimento
Steven Tyler e Márcia Goldsmich

Jim Morrison: aparecendo como fantasma na Virgínia?Jim Morrison
Aparecendo como fantasma na Virgínia?

Kiss: guia completo de suas mudanças de formaçãoKiss
Guia completo de suas mudanças de formação


Sobre Abel Teixeira

Bacharel em Direito por acidente e Produtor de Conteúdo por gosto.

Mais matérias de Abel Teixeira no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336