Moda De Rock: violas zeppelinianas
Resenha - Moda De Rock Toca Led Zeppelin - Moda De Rock
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 20 de julho de 2018
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dupla Moda De Rock lança CD, através do esquema de crowdfunding, revisitando a obra da banda Led Zeppelin na sonoridade da viola caipira. O resultado, como não poderia deixar de ser, segue o padrão de qualidade apreciado por quem já teve o privilégio de ouvir a dupla.
Aos desavisados, Moda De Rock é uma dupla formada pelos violeiros Zé Helder e Ricardo Vignini, no intuito de adaptar à linguagem da viola caipira, clássicos do rock. Até agora, são dois CDs e um DVD ao vivo já gravados pela dupla, todos extrapolando os limites do bom gosto. Coisa finíssima.
Por si só, a obra da banda Led Zeppelin, por suas incursões por temas folclóricos e pelas afinações inusitadas, utilizadas pelo guitarrista Jimmy Page, se convida a uma abordagem diferenciada. Diriam os mais antenados, uma abordagem exótica ou étnica, coisa que os próprios Jimmy Page e Robert Plant já haviam feito no álbum "No Quarter". Sendo assim, até que demorou para a Moda De Rock dedicar um disco à obra da banda. E o feito foi realizado com maestria no álbum "Moda De Rock Toca Led Zeppelin", lançado agora, em meados de 2018. Vale frisar que a obra foi viabilizada através do esquema de "crowdfunding", bancada por pessoas que admiram e acreditam no trabalho da dupla. Ao constatarmos isso, dá a impressão que o Brasil até pode ter jeito.
É importante salientar que a parte gráfica ficou soberba, com ilustrações do artista André Davino, fazendo releituras de capas e imagens associadas à banda homenageada. Observando a arte, não se pode deixar de imaginar o luxo que seria uma edição em vinil, algo meio improvável, pode-se acreditar, pela duração da gravação (por volta de 1 hora), pois teria que ser vinil duplo, mas vai saber, né?...
A capa é uma releitura da capa do álbum "Led Zeppelin IV" e, seguindo o exemplo do álbum homenageado, a dupla também inicia o seu CD com uma versão de "Black Dog" que não deixa pedra sobre pedra, com as violas dialogando com a gaita blues do convidado Sérgio Duarte.
A exemplo dos outros álbuns da Moda De Rock, as versões são instrumentais, com exceção de "Going To California", onde os vocais de Zé Helder não fazem feio, se considerarmos que a original foi interpretada por Robert Plant e, também, "Thank You", com os lindos vocais roucos de Ana Deriggi, outra artista convidada.
Outra característica marcante do álbum, é que a dupla deu preferência para o lado acústico da obra zeppeliniana. Isso poderia até soar óbvio, não fossem as interpretações conduzidas com tamanha maestria e riqueza de detalhes nos arranjos, marca registrada da Moda, diga-se. O clima beira a erudição. "All My Love", considerada piegas pelo próprio Page exala um lirismo ímpar.
Poderia ser descrita aqui, as sensações despertadas por cada faixa, como as levadas de pagode caipira incrementando o final de "Friends" e marcando "Immigrant Song" e, também, a citação de clássicos da "música caipira" brasileira no final de "D'yer Mak'er", por exemplo, ou nos peguntarmos como pode obras como "Rain Song", "Tangerine" e "Bron-Yr-Aur" nos emocionar sem ser em suas versões originais? Pois pode. Mas nada do que possa ser descrito faz aqui jus à audição.
Se você aprecia a obra de arte para além dos rótulos, não tem preconceito com a sonoridade que remete às raízes do interior brasileiro e ainda não ouviu a Moda De Rock, não sabe o que está perdendo. É pra ontem...
Tracklist do CD:
1.Black Dog
2.All My Love
3.Rain Song
4.Friends
5.Going To California
6.No Quarter
7.Immigrant Song
8.Tangerine
9.Good Times Bad Times
10.Bron-Yr-Aur
11.Dancing Days
12.Thank You
13.Four Sticks
14. D'yer Mak'er
15. Kashmir
Gravadora: Folguedo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


