Chastain: Uma pequena pérola de brilho intenso
Resenha - Ruler of the Wasteland - Chastain
Por Ricardo Cunha
Postado em 18 de junho de 2018
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
1986, o ano em que o heavy metal se tornou o estilo mais popular do mundo. Naquela ocasião, possivelmente, foram produzidos os melhores e maiores discos do estilo. Entre os grandes álbuns dos medalhões, há muitas pérolas que tiveram seu brilho ofuscado, mas que, justiça seja feita, foram parte importante de uma época romântica e produtiva.
Ruler of the Wasteland (1986) é o segundo álbum do guitarrista David T Chastain, guitarrista fenomenal que produziu grandes discos através de suas várias bandas. O que temos aqui é um apanhado de nove faixas apaixonadas e poderosas, pontuadas pelo estilo marcante de David e pelos vocais estridentes de Leather Leone, uma das melhores cantoras do ramo, e, considerando que o disco data de 1986, pode-se dizer que ela é uma das pioneiras mulheres de front numa banda heavy metal. Isso não tem nada a ver com o Nightwish, Épica e similares, este é o clássico hard n' heavy americano dos anos 80 na sua melhor forma. Um legítimo representante dos anos anos 80 - época em que as bandas se concentravam mais no feeling do que na técnica e nos recursos de estúdio. Enquanto Chastain conduz o grupo com solos retalhados e se impõe com certa sutileza neoclássica, é Leone quem brilha mais, com seus vocais rasgados e estrondosos . Ela fez com que músicas como 'One Day to Live' e a balada 'Angel Of Mercy se tornassem clássicos absolutos.
Apesar de o volume haver ficado abaixo do ideal para o estilo em questão, o álbum tem muita qualidade. O fato é que naquela época, quando os recursos tecnológicos não eram tão acessíveis para qualquer banda, as produções era mais orgânicas e justamente por isso, exigiam mais dos músicos. Dessa forma, era possível compensar muitas carências de produção (gente especializada, softwares, etc). Naquelas condições, os esforços e as competências dos artistas lhes dava maior credibilidade e respeito.
Por fim, é por essas e outras que Ruler of the Wasteland é uma pequena pérola de brilho intenso e, juntamente com clássicos do porte de Somewhere in Time (Iron Maiden), Turbo Lover (Judas), The Ultimate Sin (Ozzy), The Final Countdown (Europe), e tantos outros, ajudaram a fazer daquela, uma das épocas mais profícuas do heavy metal em todos os tempos.
TRACKLIST:
01-Ruler of The Wasteland
02-One Day To Live
03-The King Has The Power
04-Fighting To Stay Alive
05-Angel of Mercy
06-There Will Be Justice
07-The Battle of Nevermore
08-Living In a Dreamworld
09-Children of Eden
Referências: The Metal Crypt, David T Chastain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
O famoso guitarrista de outra banda prog que Robert Fripp queria em seu lugar no King Crimson
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
A música que fez Dave Grohl machucar a mão tentando tocar; "Como é que esses caras conseguem?"
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Nicko McBrain admite que empresário do Iron Maiden tentou censurar sua biografia
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte
O motivo do término do Sepultura e por que eles precisam disso, segundo Jairo Guedz


Cantora Leather Leone anuncia afastamento do mundo da música
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



