Hellway Patrol: o Metal é trilha sonora da hecatombe nuclear
Resenha - Hellway Patrol - Hellway Patrol
Por Willba Dissidente
Postado em 27 de março de 2018
Após a bomba atômica explodir e o cogumelo nuclear transformar a Terra em imensos desertos venenosos, só algo será mais mortal que a radiação: o Thrash Metal! Com inspiração visual e lírica em filmes como MAD MAX e animês como HOKUTO NO KEN, a banda paranaense HELLWAY PATROL vêm de Londrina digladiando Heavy e Thrash Metal sobre o cataclisma bélico da humanidade desde 2016. Em outubro do ano passado o power trio soltou seu primeiro registro, um cd demo auto-intitulado com quatro temas pesados; ora mais rápidos, ora mais sombrios, mas sempre apocalípticos.
A gangue que dominará a busca por gasolina, água e comida no que restar da catástrofe nuclear será capitaneada por Ricardo Pigatto. Músico experiente que é mais lembrado, até então, por ter sido vocalista do DOMINUS PRAELLI nos dois registros mais true do Heavy Tradicional paranaense, além de cantado no country / hillbily FABULOUS BANDITS quando o vocalista original saiu, aqui ele também assume o baixo e composições. Completam o bando dois meliantes do AMINOACIDO: João Bolognini (bateria) e Thiago Franzim (guitarra, também no RED MESS). Não obstante a curta duração, o HELLWAY PATROL dá seu recado em temas tiveram as bases gravadas ao vivo no estúdio (com vozes e solos adicionados posteriormente) com produção, mixagem e masterização de Gustavo Di Iorio.
Logo que se coloca o cdzinho para rolar pode-se pensar que trata-se de um simples Heavy tradicional com vocal mais ríspido, já que a faixa "Die", que também abre os shows, só embala velocidade no seu minuto final. Ludibriados qual 'que os sobreviventes do apocalipse são mais mortais que a própria explosão nucleal' "You're Dead" é um número rápido de Thrash sem concessão. Se na longa faixa de abertura ainda não se tem a certeza aqui se confirma que o disco foi gravado com uma guitarra e o baixo segura sozinho a base durante os solos do virtuoso Franzim (que também faz frases interessantes ao fim dos riffs), assim como o álbum "Rock 'n' Roll Sacrifice" dos mexicanos SURVIVAL. Tal opção deixa o som com aquele gosto e energia únicas de um som ao vivo, mas com qualidade de gravação em estúdio. Ainda sobre "You're Dead", antes que você demore mais para ler sobre a música do que para ouvi-la, salienta-se a virada sacana de bateria antes do refrão.
"Omen" tem participação del maestro Kiko Shred (ex- SLIPPERY, artista solo e atualmente nas bandas de apoio das feras Mike Vescera e Tim "Ripper Owens) em um solo guitarrístico mais mortal que a radioatividade e também possui o refrão mais legal do trampo. Ainda que tenhamos citado ou dado a entender referências ao filme "Road Warrior", de 1981, e muitos outros italianos que copiaram o australiano, o HELLWAY PATROL não se inspirou, especificamente, é mister frisar, em nenhum desses para compor suas músicas. A única exceção é o som de encerramento "Raise Your Glass", cuja letra foi composta criticando o desastre da mineradora privatizada Samarco no Rio Doce em Mariana, Minas Gerais. Quando a realidade se fez mais aterradora que a ficção, forjou-se uma letra crítica à ganancia das empresas que exploraram a mineração sem responsabilidade alguma com a preservação da vida e do governo omisso, e comprado, que permitiu tal desmando em um instrumental que começa bem rápido, cadencia no solo e acelera no refrão.
Sob amanheceres sol vermelho da destruição radioativa contemplamos um som pesado, por momentos mais cadenciado, por momentos mais rápido mas sem nunca deixar a energia (atômica) oitentista; porém com características próprias. Nuances essas que deverão fazer muito sucesso e mosh-pits nas apresentações ao vivo. Que o pandemônio criado nas rodas e stages divings ajude a refletir sobre o armagedão, e as falhas humanas que caminham a esse, é o intuito ousado do HELLWAY PATROL.
O conjunto informa que lançará ainda em 2018 o disco "Desert Ghost" em formato EP de sete polegadas com participações especiais de membros das bandas WOSLOM e TORTURE SQUAD. Quem quiser já se adiantar ainda pode conseguir o cd auto-intulado pelo facebook do grupo (ver links relacionados). Mas corra, pois esses discos tendem a ser tornar mais raros que gasolina no deserto nuclear.
Indicado para fãs de: Battalion, Overkill, Destruction, Motörhead.
HELLWAY PATROL:
Ricardo Pigatto - Vocal e baixo.
Thiago Franzim - Guitarra.
João Bologni - Bateria.
Participação (mais que) especial na guitarra solo de "Omen" - Kiko Shred.
Discografia:
Hellway Patrol (Cd, Demo).
Hellway Patrol - Independente - 2017 - 13:30.
Tracklist:
01 . Die (04:22)
02 . You´re Dead (02:32)
03 . Omen (03:15)
04 . Raise Your Glass (03:17)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Como guitarra de Frank Zappa e Beach Boys foi parar em várias músicas de Raul Seixas
O clássico da Legião que Renato disse ser "primeira com sensibilidade mais gay"
O que levou Roberto Carlos a não gravar música que Paulo Ricardo fez em sua homenagem


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



