Hellway Patrol: o Metal é trilha sonora da hecatombe nuclear
Resenha - Hellway Patrol - Hellway Patrol
Por Willba Dissidente
Postado em 27 de março de 2018
Após a bomba atômica explodir e o cogumelo nuclear transformar a Terra em imensos desertos venenosos, só algo será mais mortal que a radiação: o Thrash Metal! Com inspiração visual e lírica em filmes como MAD MAX e animês como HOKUTO NO KEN, a banda paranaense HELLWAY PATROL vêm de Londrina digladiando Heavy e Thrash Metal sobre o cataclisma bélico da humanidade desde 2016. Em outubro do ano passado o power trio soltou seu primeiro registro, um cd demo auto-intitulado com quatro temas pesados; ora mais rápidos, ora mais sombrios, mas sempre apocalípticos.
A gangue que dominará a busca por gasolina, água e comida no que restar da catástrofe nuclear será capitaneada por Ricardo Pigatto. Músico experiente que é mais lembrado, até então, por ter sido vocalista do DOMINUS PRAELLI nos dois registros mais true do Heavy Tradicional paranaense, além de cantado no country / hillbily FABULOUS BANDITS quando o vocalista original saiu, aqui ele também assume o baixo e composições. Completam o bando dois meliantes do AMINOACIDO: João Bolognini (bateria) e Thiago Franzim (guitarra, também no RED MESS). Não obstante a curta duração, o HELLWAY PATROL dá seu recado em temas tiveram as bases gravadas ao vivo no estúdio (com vozes e solos adicionados posteriormente) com produção, mixagem e masterização de Gustavo Di Iorio.
Logo que se coloca o cdzinho para rolar pode-se pensar que trata-se de um simples Heavy tradicional com vocal mais ríspido, já que a faixa "Die", que também abre os shows, só embala velocidade no seu minuto final. Ludibriados qual 'que os sobreviventes do apocalipse são mais mortais que a própria explosão nucleal' "You're Dead" é um número rápido de Thrash sem concessão. Se na longa faixa de abertura ainda não se tem a certeza aqui se confirma que o disco foi gravado com uma guitarra e o baixo segura sozinho a base durante os solos do virtuoso Franzim (que também faz frases interessantes ao fim dos riffs), assim como o álbum "Rock 'n' Roll Sacrifice" dos mexicanos SURVIVAL. Tal opção deixa o som com aquele gosto e energia únicas de um som ao vivo, mas com qualidade de gravação em estúdio. Ainda sobre "You're Dead", antes que você demore mais para ler sobre a música do que para ouvi-la, salienta-se a virada sacana de bateria antes do refrão.
"Omen" tem participação del maestro Kiko Shred (ex- SLIPPERY, artista solo e atualmente nas bandas de apoio das feras Mike Vescera e Tim "Ripper Owens) em um solo guitarrístico mais mortal que a radioatividade e também possui o refrão mais legal do trampo. Ainda que tenhamos citado ou dado a entender referências ao filme "Road Warrior", de 1981, e muitos outros italianos que copiaram o australiano, o HELLWAY PATROL não se inspirou, especificamente, é mister frisar, em nenhum desses para compor suas músicas. A única exceção é o som de encerramento "Raise Your Glass", cuja letra foi composta criticando o desastre da mineradora privatizada Samarco no Rio Doce em Mariana, Minas Gerais. Quando a realidade se fez mais aterradora que a ficção, forjou-se uma letra crítica à ganancia das empresas que exploraram a mineração sem responsabilidade alguma com a preservação da vida e do governo omisso, e comprado, que permitiu tal desmando em um instrumental que começa bem rápido, cadencia no solo e acelera no refrão.
Sob amanheceres sol vermelho da destruição radioativa contemplamos um som pesado, por momentos mais cadenciado, por momentos mais rápido mas sem nunca deixar a energia (atômica) oitentista; porém com características próprias. Nuances essas que deverão fazer muito sucesso e mosh-pits nas apresentações ao vivo. Que o pandemônio criado nas rodas e stages divings ajude a refletir sobre o armagedão, e as falhas humanas que caminham a esse, é o intuito ousado do HELLWAY PATROL.
O conjunto informa que lançará ainda em 2018 o disco "Desert Ghost" em formato EP de sete polegadas com participações especiais de membros das bandas WOSLOM e TORTURE SQUAD. Quem quiser já se adiantar ainda pode conseguir o cd auto-intulado pelo facebook do grupo (ver links relacionados). Mas corra, pois esses discos tendem a ser tornar mais raros que gasolina no deserto nuclear.
Indicado para fãs de: Battalion, Overkill, Destruction, Motörhead.
HELLWAY PATROL:
Ricardo Pigatto - Vocal e baixo.
Thiago Franzim - Guitarra.
João Bologni - Bateria.
Participação (mais que) especial na guitarra solo de "Omen" - Kiko Shred.
Discografia:
Hellway Patrol (Cd, Demo).
Hellway Patrol - Independente - 2017 - 13:30.
Tracklist:
01 . Die (04:22)
02 . You´re Dead (02:32)
03 . Omen (03:15)
04 . Raise Your Glass (03:17)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O megahit de Raul Seixas inspirado em seu irmão careta e no pai de Paulo Coelho
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



