Eric Gillette: O "John Petrucci Jr" segue evoluindo
Resenha - Great Unknown - Eric Gillette
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 04 de janeiro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiramente, deixe-me explicar o título da resenha. "John Petrucci Jr" é como Mike Portnoy carinhosamente apelidou seu companheiro de "The Neal Morse Band" e agora "The Shattered Fortress", o guitarrista Eric Gillette. Juntos desde o início da nova banda de Neal Morse, era natural que se tornassem amigos.
Após a seleção de Eric para a "The Neal Morse Band", sua carreira solo começou a despertar interesse dos fãs do grupo, principalmente por ter demonstrado talento não só nas sete cordas de sua guitarra, mas também como vocalista.
Confesso que mergulhei às cegas na audição deste trabalho. Esperava encontrar algo mais melódico e virtuoso, talvez influenciado pela banda que está ou por músicos como: Satriani ou Eric Johnson. É aí que o apelido dado por Mike Portnoy começa a fazer sentido. É notável que Eric é fã e possui o Dream Theater como sua principal influência. Trata-se de um álbum de metal progressivo com requintes da antiga banda de Mike e também de bandas como: Symphony X e Threshold.
Abrindo com "The Great Unknown", há a sensação de estarmos ouvindo o álbum "Train Of Thought" do Dream Theater. Uma faixa pesada, mas com melodia de fácil acesso.
Na mesma levada da faixa anterior, "The Aftermath" mantém o peso e a fácil assimilação. Uma faixa que poderia tranquilamente ter saído do "Systematic Chaos", também do Dream Theater.
A épica "Escape" é mais melódica. Uma viagem extremamente agradável, em que seus dezoito minutos passam rapidamente. A guitarra de Eric explora as influências de John Petrucci com solos melódicos e interessantes.
"Damage Is Done" surge para retomar o peso de forma mais cadenciada. Já a balada "Empty" aparece no momento ideal e é mais um acerto de Eric.
Lembra das influências de Eric Johnson e Joe Satriani que comentei? É possível encontrar um pouco delas em "Runaway", a minha favorita. Adoro sua cadência e o som de guitarra que nos faz lembrar Steve Rottery (Marillion).
"All I Am" segue na levada mais cadenciada de "Damage Is Done", porém não funcionou tão bem. É a faixa mais cansativa do álbum, que poderia ter sido finalizado com "Runaway".
Eric Gillette está em evolução constante, principalmente agora que trabalha ao lado de monstros do Rock Progressivo na "The Neal Morse Band". Só tem a ganhar. Este trabalho mostra que já é um excelente cantor e guitarrista. Aprimorando o lado compositor, com certeza irá disputar espaço com os músicos mais conceituados. Não é necessário ter pressa, pois Eric é um cara jovem e tem uma longa carreira pela frente. Inclusive, seus álbuns podem ser encontrados para compra no site da Radiant Records, gravadora responsável pela distribuição dos álbuns de Neal Morse. Foi lá que adquiri: "The Great Unknown", um álbum extremamente interessante, acessível e recheado de metal progressivo de qualidade.
Texto retirado da página 80 Minutos, um site para quem gosta de ler e fazer resenhas de álbuns. Conheça!
Fonte:
https://80minutos.com.br/review.php?review=237
Tracklist:
1 The Great Unknown 4:41
2 The Aftermath 6:30
3 Escape 18:01
4 Damage Is Done 6:55
5 Empty 5:19
6 Runaway 9:08
7 All I Am 7:58
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Quando Axl Rose foi a todos os shows de uma turnê da banda concorrente do Guns N' Roses
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



