Eric Gillette: O "John Petrucci Jr" segue evoluindo
Resenha - Great Unknown - Eric Gillette
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 04 de janeiro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiramente, deixe-me explicar o título da resenha. "John Petrucci Jr" é como Mike Portnoy carinhosamente apelidou seu companheiro de "The Neal Morse Band" e agora "The Shattered Fortress", o guitarrista Eric Gillette. Juntos desde o início da nova banda de Neal Morse, era natural que se tornassem amigos.
Após a seleção de Eric para a "The Neal Morse Band", sua carreira solo começou a despertar interesse dos fãs do grupo, principalmente por ter demonstrado talento não só nas sete cordas de sua guitarra, mas também como vocalista.
Confesso que mergulhei às cegas na audição deste trabalho. Esperava encontrar algo mais melódico e virtuoso, talvez influenciado pela banda que está ou por músicos como: Satriani ou Eric Johnson. É aí que o apelido dado por Mike Portnoy começa a fazer sentido. É notável que Eric é fã e possui o Dream Theater como sua principal influência. Trata-se de um álbum de metal progressivo com requintes da antiga banda de Mike e também de bandas como: Symphony X e Threshold.
Abrindo com "The Great Unknown", há a sensação de estarmos ouvindo o álbum "Train Of Thought" do Dream Theater. Uma faixa pesada, mas com melodia de fácil acesso.
Na mesma levada da faixa anterior, "The Aftermath" mantém o peso e a fácil assimilação. Uma faixa que poderia tranquilamente ter saído do "Systematic Chaos", também do Dream Theater.
A épica "Escape" é mais melódica. Uma viagem extremamente agradável, em que seus dezoito minutos passam rapidamente. A guitarra de Eric explora as influências de John Petrucci com solos melódicos e interessantes.
"Damage Is Done" surge para retomar o peso de forma mais cadenciada. Já a balada "Empty" aparece no momento ideal e é mais um acerto de Eric.
Lembra das influências de Eric Johnson e Joe Satriani que comentei? É possível encontrar um pouco delas em "Runaway", a minha favorita. Adoro sua cadência e o som de guitarra que nos faz lembrar Steve Rottery (Marillion).
"All I Am" segue na levada mais cadenciada de "Damage Is Done", porém não funcionou tão bem. É a faixa mais cansativa do álbum, que poderia ter sido finalizado com "Runaway".
Eric Gillette está em evolução constante, principalmente agora que trabalha ao lado de monstros do Rock Progressivo na "The Neal Morse Band". Só tem a ganhar. Este trabalho mostra que já é um excelente cantor e guitarrista. Aprimorando o lado compositor, com certeza irá disputar espaço com os músicos mais conceituados. Não é necessário ter pressa, pois Eric é um cara jovem e tem uma longa carreira pela frente. Inclusive, seus álbuns podem ser encontrados para compra no site da Radiant Records, gravadora responsável pela distribuição dos álbuns de Neal Morse. Foi lá que adquiri: "The Great Unknown", um álbum extremamente interessante, acessível e recheado de metal progressivo de qualidade.
Texto retirado da página 80 Minutos, um site para quem gosta de ler e fazer resenhas de álbuns. Conheça!
Fonte:
https://80minutos.com.br/review.php?review=237
Tracklist:
1 The Great Unknown 4:41
2 The Aftermath 6:30
3 Escape 18:01
4 Damage Is Done 6:55
5 Empty 5:19
6 Runaway 9:08
7 All I Am 7:58
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



