David Gilmour: nos cinemas nas ruínas de Pompeia

Resenha - Live at Pompeii - David Gilmour

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Daniel Takata Gomes
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Alguns podem contestar os rumos que a música do Pink Floyd tomou após a saída de seu principal compositor, Roger Waters, na década de 80. Muitos torcem o nariz para A Momentary Lapse of Reason, The Division Bell e The Endless River, os álbuns lançados sob a liderança de David Gilmour. Podem até questionar o nível da carreira solo do vocalista e guitarrista, cujo último álbum é Rattle That Lock, de 2015.

Pink Floyd: "Wish You Were Here" mostra prévia de novo box-setPink Floyd: The Wall é uma obra de arte conceitual

Mas ninguém pode dizer que Gilmour é um sujeito sem sensibilidade. Seus solos que transbordam feeling são quase uma unanimidade. E levar sua última turnê, que passou pelo Brasil em 2015, às ruínas da histórica cidade de Pompeia, lugar em que o Pink Floyd gravou um histórico show em 1971 para uma plateia de fantasmas, foi uma tacada de mestre.

E que sortudos somos nós, por termos tido a oportunidade de ver e ouvir tal performance com som e imagem de cinema nos cinemas. No último dia 13/09, em sessão única, o show foi ao ar em diversas cidades ao redor do mundo, inclusive do Brasil.

Na realidade, o filme que vimos foi uma edição dos dois shows feitos no anfiteatro italiano nos dias 7 e 8 de julho de 2016. "Os primeiros shows em 2 mil anos para uma plateia no local", orgulha-se Gilmour. As imagens são predominantemente da segunda noite, na qual o guitarrista afirma que ele e sua banda tiveram um melhor desempenho.

Se no show de 1971 o Pink Floyd tocou para fantasmas, os espíritos também estiveram presente desta vez. A começar pelo de Richard Wright, tecladista da banda falecido em 2008 e grande amigo de Gilmour. A maravilhosa The Great Gig In The Sky, canção que o músico raramente executa ao vivo, repaginada desta vez com três vocalistas, e de A Boat Lies Waiting, escrita em memória de Wright presente no último álbum solo de Gilmour, foram tocadas em sequência em homenagem ao amigo.

Aliás, a nostalgia deu o tom do filme. Das 14 músicas transmitidas, 10 foram da época de Pink Floyd, e 7 dos anos 70. Digo das músicas transmitidas porque a edição que será lançada em DVD/Blu-Ray no dia 29 de setembro terá o show completo, com 21 canções.

De seu último disco Rattle That Lock, destaque para 5 A.M., que abriu o show começando com aquele bend característico que sempre emociona, em uma das pouquíssimas canções que ele usa uma Gibson Les Paul ao invés de sua lendária Fender Stratocaster preta. Feche os olhos e ouça: um toque na guitarra e todos sabem que é David Gilmour. "Como pode o cara não errar um bend sequer?", impressionava-se um rapaz sentado à minha rente. Grande solo também em In Any Tongue, evocando os grandes momentos de sua carreira.

Por falar em grandes momentos, estavam lá as indispensáveis Wish You Were Here, Shine On You Crazy Diamond, Time e Comfortably Numb, todas fazendo jus à imponência do vulcão Vesúvio, que se via ao fundo em diversas imagens. A voz de Gilmour não tem mais todo aquele timbre brilhante de anos atrás, mas ainda emociona. E a guitarra, bem, a guitarra dispensa comentários. E Roger Wates nos me desculpe, mas, por mais que tenha sido a cabeça do Pink Floyd por muitos anos, Gilmour é a alma, e presenciar seu show é o mais próximo que podemos chegar da música da banda.

Mas o grande destaque da era de ouro do Pink Floyd foi a poderosa instrumental One Of These Days, em um arranjo mais fiel ao original do álbum Meddle, de 1971, do que aquele que o Pink Floyd de Gilmour tocava nas turnês dos anos 80 e 90. Melhor assim. Afinal, o objetivo de remeter ao show de Pompeia de 1971 foi óbvio.

Mais perfeito seria se executasse Echoes, a marca registrada daquele show. Mas Gilmour já declarou que não tocará mais a música ao vivo, pois a simbiose que tinha com Rick Wright faz com que executá-la sem ele não tenha sentido. Queríamos que ele estivesse aqui.

Set list:

1.5 A.M.
2.Rattle That Lock
3.What Do You Want From Me
4.The Great Gig In The Sky
5.A Boat Lies Waiting
6.Wish You Were Here
7.In Any Tongue
8.High Hopes
9.One Of These Days
10.Shine On You Crazy Diamond
11.Sorrow
12.Run Like Hell
13.Time/Breathe (reprise)
14.Comfortably Numb

Obs.: o DVD/Blu-Ray que será lançado no dia 29 de setembro terá o show completo, com a adição das seguintes canções: Faces Of Stone, The Blue, Money, Fat Old Sun, Coming Back To Life, On An Island e Today.

Comente: Assistiu ao filme? Gostou?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "David Gilmour"Todas as matérias sobre "Pink Floyd"


Pink Floyd: "Wish You Were Here" mostra prévia de novo box-set

Pink Floyd: box set com 16 discos traz material sem Roger WatersPink Floyd
Box set com 16 discos traz material sem Roger Waters

Roger Waters: veja novo vídeo de "Us and Them", do show que passará no cinema

Pink Floyd: uma jornada ao universo psicológico com Pink Floyd
Uma jornada ao universo psicológico com "Mother"

Pink Floyd: vídeo de "Embryo" ao vivo em St. Tropez, 1970

Solos de guitarra estendidos: os melhores feitos em shows ao vivoSolos de guitarra estendidos
Os melhores feitos em shows ao vivo

Resenha - A Momentary Lapse of Reason - Pink FloydPink Floyd
Em 1987, o irregular A Momentary Lapse of Reason

Collectors Room: Pink Floyd e o disco que nasceu do caos (vídeo)Collectors Room
Pink Floyd e o disco que nasceu do caos (vídeo)

Pink Floyd: "Set The Controls For The Heart..." em vídeo de 1970Pink Floyd: "Careful With That Axe" em 1970 com qualidade de DVDPink Floyd: "Grantchester Meadows" na TV em abril de 1970

Roger Waters: saiba quais cinemas do Brasil exibirão o filme Roger Waters
Saiba quais cinemas do Brasil exibirão o filme "Us + Them"

Pink Floyd: vídeo de "Cymbaline" ao vivo em 1970Roger Waters: um disco sombrio e necessário para o nosso tempo

Roger Waters: trailer do filme com show da turnê Roger Waters
Trailer do filme com show da turnê "Us+Them" é divulgado

Pink Floyd: tudo sobre Pink Floyd
Tudo sobre "Another Brick in the Wall"

David Gilmour: guitarrista faz um inacreditável tributo a PrinceDavid Gilmour
Guitarrista faz um inacreditável tributo a Prince

Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock


Pink Floyd: The Wall é uma obra de arte conceitualPink Floyd
The Wall é uma obra de arte conceitual

Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidosBruce Dickinson
Vocalista elege seus 5 álbuns preferidos

Os Simpsons: bandas de Rock na versão amarelaOs Simpsons
Bandas de Rock na versão amarela

Raul Seixas - Perguntas e RespostasHard Rock: as 25 melhores músicas acústicas do gêneroDeep Purple: vídeo oficial de show completo em 1985Motorhead: os álbuns da banda, do pior para o melhor

Sobre Daniel Takata Gomes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336