Suffocation: ainda mais furioso e técnico em novo álbum
Resenha - ...Of the Dark Light - Suffocation
Por Junior Frascá
Postado em 15 de agosto de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Embora esse hiato de 04 em 04 anos que o SUFFOCATION tem adotado entre seus lançamentos acabe por deixar uma certa "saudade" nos fãs, é fato que, a cada nova empreitada da banda em estúdio é certeza de que teremos uma nova aula de death metal, o que não é diferente neste "...Of the Dark Light", que acaba de ganhar sua versão nacional via ShinigamiRecords/Nuclear Blast.
Embora o disco tenha a difícil missão de suceder o aclamado "Pinnacle of Bedlam", de 2013, o disco se mostra ainda mais técnico e agressivo, e embora não supere seu predecessor, mantém a banda em alta como uma das melhores do brutal death metal da atualidade.
Ou seja, nesses 27 anos de existência, a banda jamais abrandou sua sonoridade ou esteve afeta à modernidades ou modinhas, mantendo-se fiel às suas raízes, sem tirar o pé do acelerador, potencializando todo o peso e agressividade ainda mais em cada novo álbum
Contado com Frank Mullen – Vocais, Terrance Hobbs e Charlie Errigo – Guitarras, Derek Boyer - Baixo e Eric Morotti – Bateria (que substitui Dave Culross, que saiu novamente da banda) a banda mantém a pegada mais técnica e amplia ainda mais seus horizontes, com várias mudanças de andamento, e arranjos complexos, porém de fácil assimilação.
Terrance Hobbs e Charlie Errigo (que substitui Guy Marchais) também se mostram muito entrosados por aqui, em especial nos riffs e mais riffs ultra brutais e marcantes aqui presentes, com a fúria característica da banda.
Todas as faixas do álbum são muito legais, sendo um daqueles discos que você ouve do início ao fim, sem pular qualquer faixa, mas não há como não citar "Clarity Through Deprivation" e sua rifferama de fazer cair o queixo até dos mais acostumados com o estilo; "Your Last Breaths", um technical death de primeira; e "Of the Dark Light", uma das mais marcantes de toda a discografia da banda.
Portanto, temos em mãos novamente mais uma pérola do extremismo forjada pelo SUFFOCATION, assumindo desde logo o posto de um dos melhores discos de death metal do ano. Ouça no talo!
...Of the Dark Light - Suffocation
(2017 – Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional)
1. Clarity Through Deprivation
2. The Warmth Within the Dark
3. Your Last Breaths
4. Return to the Abyss
5. The Violation
6. Of the Dark Light
7. Some Things Should Be Left Alone
8. Caught Between Two Worlds
9. Epitaph of the Credulous
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
As regras do Viking Metal
O hit de Cazuza que letra do refrão original era "forte demais" e ele concordou em alterar
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



