Ex Deo: a brutal e épica história de Hannibal
Resenha - Immortal Wars - Ex Deo
Por Junior Frascá
Postado em 12 de maio de 2017
Nota: 9
"The Immortal Wars" não é só o melhor, mas também o mais variado disco do EX DEO, projeto do vocalista Maurizio Iacono (KATAKLYSM), até o momento. Pesado, agressivo e épico, o trabalho é uma verdadeira ode ao império Romano e suas conquistas, e transpõe para o mundo musical um verdadeiro clima de guerra e batalha que marcou esse período histórico.
Especificamente neste trabalho, a banda trata da saga de Hannibal, um dos maiores inimigos romanos, responsável por uma tenebrosa guerra contra o império (utilizando até elefantes com suas tropas), e que aqui é tratada com maestria e muito bom gosto.
As faixas são pesadíssimas, trazendo intactos os elementos de death metal, mas as melodias bem utilizadas é o que realmente mais impressiona, com arranjos épicos ainda mais pomposos que nos dois trabalhos anteriores do projeto, deixando tudo ainda mais memorável, como se percebe logo na abertura, com "The Rise of Hannibal", cheia de mudanças de andamento, e até alguns breakdowns muito bem encaixados.
Outros destaques ficam para "Hispania", que chega até a lembrar BORKNAGAR tamanha a sua variedade sonora, e o derradeiro final, com "The Roman", que mostra o desfecho da história com muita brutalidade, e um clima cinematográfico.
A produção, como sempre, é espetacular, parecendo mesmo que estamos acompanhando a trilha sonora de um filme hollywoodiano.
Ou seja, trata-se de uma grande obra, para ser apreciada em todo o seu contexto, sem a pressa comum dos dias de hoje, e que se mostra excelente na execução de sua proposta.
The Immortal Wars – Ex Deo
(2017 – Shinigami Records)
1. The Rise of Hannibal
2. Hispania (The Siege of Saguntum)
3. Crossing of the Alps
4. Suavetaurilia (Intermezzo)
5. Cato Major: Carthago Delenda Est!
6. Ad Victoriam (The Battle of Zama)
7. The Spoils of War
8. The Roman
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps