Ayreon: "The Source" é para ser escutado do começo ao fim
Resenha - Source - Ayreon
Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Postado em 19 de abril de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis que o incansável músico holandês Arjen Lucassen nos apresenta mais um álbum do seu principal projeto musical, o Ayreon. Como sempre, trata-se de uma ópera metal calcada em harmonias complexas, instrumentação variada, com a utilização de vários instrumentos clássicos, melodias épicas e letras que contam uma história de ficção científica absurdamente interessante e bem construída.
Quem der uma olhada na lista de participações especiais do álbum certamente ficará intrigado: Paul Gilbert, Guthrie Govan, Tobias Sammet, Hansi Kurschi, Floor Jansen, Simone Simons, James Labrie, Russel Allen... entre outros igualmente competentes.
E quem apostou que um time desse porte seria incapaz de fazer algo menos que maravilhoso acertou em cheio. O que temos aqui é prog metal da melhor qualidade. Aliás, abro aqui um adendo para falar a respeito da mente criativa de Arjen Lucassen. O cara possui uns 3 ou 4 projetos totalmente diferentes uns dos outros ( Star One, Gentle Storm, Ambeon, Guilty Machine...), e todos, sem exceção são extremamente bem feitos. O homem é uma verdadeira máquina de compor. Isso sem falar nas muitas participações que ele faz, incluindo a banda brazuca Soulspell, em mais de uma ocasião.
Outro fator interessantíssimo do álbum e que deve ser citado aqui é a história que é contada; todos os álbuns do Ayreon, em menor ou maior grau, se passam dentro do mesmo universo ficcional, e ao longo dos anos Arjen foi criando uma história absurdamente interessante e interconectada e que não fica a dever em nada ás grandes sagas de ficção científica que temos nos livros ou nos cinemas. Para o pessoal afiado no inglês, vale muito a pena olhar a letras, e para quem não está, procurem boas traduções na internet.
Trata-se de um álbum duplo, dividido em 4 "Crônicas", da seguinte maneira:
Disco 1
Chronicle 1: The Frame
1. The Day That The World Breaks Down (12:32)
2. Sea Of Machines (5:08)
3. Everybody Dies (4:42)
Chronicle 2: The Aligning Of The Ten
4. Star Of Sirrah (7:03)
5. All That Was (3:36)
6. Run! Apocalypse! Run! (4:52)
7. Condemned To Live (6:14)
Disco 2
Chronicle 3: The Transmigration
1. Aquatic Race (6:46)
2. The Dream Dissolves (6:11)
3. Deathcry Of A Race (4:43)
4. Into The Ocean (4:53)
Chronicle 4: The Rebirth
5. Bay Of Dreams (4:24)
6. Planet Y Is Alive! (6:02)
7. The Source Will Flow" (4:13)
8. Journey To Forever (3:19)
9. The Human Compulsion (2:15)
10. March Of The Machines (1:40)
Eis aqui alguns destaques:
The day that the World Breaks Down – Aqui temos todos os elementos que fizeram do Ayreon um marco n história do prog metal e das metal operas: passagens viajantes, aliadas à peso, harmonias complexas, melodias épicas, mudanças constantes de ritmos, instrumentação clássica em muitos momentos. Destaque para as vozes de Tobias Sammet e Hansi Kurschi. A parte musical e lirica faz muitas referências à álbuns anteriores. Para quem é fã de carteirinha, fica a divertida tarefa de encontrar todos os "easter eggs" presentes.
Sea of Machines - Música que puxa mais pro folk metal, com um trabalho de vozes simplesmente maravilhoso. Música delicada e pesada ao mesmo tempo.
Star of Sirrah - quem sentir falta de peso, venha aqui; uma paulada, com riffs completamente matadores;
Deathcry of a Race – O casamento perfeito entre o clássico, o rock, o metal, o melódico, o folk, e o que mais você conseguir pensar quando o assunto for misturar estilos diferentes;
Into the Ocean – aqui Arjen deixa a influência de Deep Purple e Rainbow falar mais alto, criando um verdadeiro tributo ao rock n' roll!
Enfim, um álbum para ser escutado do começo ao fim, sem pausas e interrupções.
Line Up:
Arjen Lucassen – Guitars, Bass, Keyboards, Songwriting
Ed Warby – Drums
Joost van den Broek – Piano
Ben Mathot – Violin
Maaike Peterse – Cello
Jeroen Goossens – Wind Instruments
Outras resenhas de Source - Ayreon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Ayreon: Um dos melhores trabalhos do projeto de Arjen Lucassen
Edward Reekers, vocalista do Ayreon, diagnosticado com câncer em estágio terminal


