Pappo's Blues: Em 1972 nascia uma obra de arte latino-americana.
Resenha - Volumen 2 - Pappo's Blues
Por Thiago Ferreira Figueredo
Postado em 24 de janeiro de 2017
De tempos em tempos artistas das mais diversas vertentes fazem reflexões sobre a vida em sociedade,tal fator está inserido no DNA do blues por conta de suas origens na escravatura no sul dos Estados Unidos. Quando falamos em blues somos levados inconscientemente a solo americano, mas o grande guitarrista Norberto Anibal Napolitano, popularmente conhecido como "Pappo" e sua banda ultrapassam fronteiras e produzem uma das obras-primas do blues na argentina.
Em 1972, lançam "Pappo's Blues Volumen 2" pela gravadora Music Hall, a formação era: Pappo na guitarra, piano e voz, Preto Amaya na Bateria, Carlos Pignatta no baixo e Luis Gambolini na Bateria (participou da parte final do disco)foi gravado ao vivo e sem pós edição e a revista Rolling Stone da Argentina colocou em 11º lugar na lista dos 100 melhores álbuns de rock argentino.
O álbum já começa com o que posteriormente viria se tornar um clássico do blues/ rock argentino "El tren de las 16", conta com o único solo de bateria do álbum feito por Preto Amaya, a letra é interessantíssima e o cromatismo característico do blues está presente, em seguida vem uma variada gama de riffs memoráveis produzidos pela Gibson de Pappo destacados nas canções: "tema I", "Llegará la paz", "Solitario Juan", a canção "Desconfío" é talvez a mais melancólica e bela do disco, e também a única com base de piano, ritmo cadenciado, essa música basicamente trata da vida de Pappo.
Os solos (todos improvisados) são um capítulo à parte, não é por acaso que Pappo é considerado o maior guitarrista argentino de todos os tempos, isso fica evidenciado nas faixas: "Insoluble", a belíssima "Blues de Santa Fé" e a mais longa do álbum "Tumba (cemitério)".
É um disco tecnicamente irreparável, com aquele ambiente de improviso típico do blues, tudo é orgânico e bem tocado, letras formidáveis e simples. não se trata de um exagero dizer que esse álbum é uma obra de arte latino-americana. se você ainda não o tem em sua estante ou até mesmo em seu smartphone trate de adquirir, você vai se impressionar.
Músicas:
1-Tren de las 16
2-Llegará la paz
3-Insoluble
4-Tema I
5-Desconfío
6-Solitario Juan
7-Blues de Santa Fé
8-Tumba (Cementerio)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps