Pappo's Blues: Em 1972 nascia uma obra de arte latino-americana.
Resenha - Volumen 2 - Pappo's Blues
Por Thiago Ferreira Figueredo
Postado em 24 de janeiro de 2017
De tempos em tempos artistas das mais diversas vertentes fazem reflexões sobre a vida em sociedade,tal fator está inserido no DNA do blues por conta de suas origens na escravatura no sul dos Estados Unidos. Quando falamos em blues somos levados inconscientemente a solo americano, mas o grande guitarrista Norberto Anibal Napolitano, popularmente conhecido como "Pappo" e sua banda ultrapassam fronteiras e produzem uma das obras-primas do blues na argentina.
Em 1972, lançam "Pappo's Blues Volumen 2" pela gravadora Music Hall, a formação era: Pappo na guitarra, piano e voz, Preto Amaya na Bateria, Carlos Pignatta no baixo e Luis Gambolini na Bateria (participou da parte final do disco)foi gravado ao vivo e sem pós edição e a revista Rolling Stone da Argentina colocou em 11º lugar na lista dos 100 melhores álbuns de rock argentino.
O álbum já começa com o que posteriormente viria se tornar um clássico do blues/ rock argentino "El tren de las 16", conta com o único solo de bateria do álbum feito por Preto Amaya, a letra é interessantíssima e o cromatismo característico do blues está presente, em seguida vem uma variada gama de riffs memoráveis produzidos pela Gibson de Pappo destacados nas canções: "tema I", "Llegará la paz", "Solitario Juan", a canção "Desconfío" é talvez a mais melancólica e bela do disco, e também a única com base de piano, ritmo cadenciado, essa música basicamente trata da vida de Pappo.
Os solos (todos improvisados) são um capítulo à parte, não é por acaso que Pappo é considerado o maior guitarrista argentino de todos os tempos, isso fica evidenciado nas faixas: "Insoluble", a belíssima "Blues de Santa Fé" e a mais longa do álbum "Tumba (cemitério)".
É um disco tecnicamente irreparável, com aquele ambiente de improviso típico do blues, tudo é orgânico e bem tocado, letras formidáveis e simples. não se trata de um exagero dizer que esse álbum é uma obra de arte latino-americana. se você ainda não o tem em sua estante ou até mesmo em seu smartphone trate de adquirir, você vai se impressionar.
Músicas:
1-Tren de las 16
2-Llegará la paz
3-Insoluble
4-Tema I
5-Desconfío
6-Solitario Juan
7-Blues de Santa Fé
8-Tumba (Cementerio)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O "melhor ao vivo do rock" pode não ser tão ao vivo, sugere Humberto Gessinger
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


