Pain of Salvation: Como fazer uma obra prima ainda melhor e maior
Resenha - Remedy Lane - Re: visited - Pain of Salvation
Por Marcio Machado
Postado em 07 de janeiro de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não se mexe em time que está ganhando? Uma obra prima é tão perfeita que não se pode melhorar? É exatamente o contrário que Daniel Gildenlow nos mostra, ao lapidar a masterpiece de sua banda, o álbum "Remedy Lane" de 2002 é a obra suprema do Pain of Salvation, tanto que em 2014, sem material novo, Daniel decidiu cair na estrada tocando o disco de cabo a rabo, inclusive passando pelo Brasil no ano seguinte, tocando boa parte do mesmo, ocasião em que fui agraciado em poder conferir de perto o poder dos caras, e que poder eles tem em mãos, Deus! Mas a ideia rendeu tanto, que Gildelow resolveu voltar aos estúdios e regravar o disco da forma que realmente o imaginava, talvez por falta de recursos/dinheiro na época, o álbum não tem o peso e mixagem desejada pelo capitão do barco, agora, anos depois, o vocalista/guitarrista/compositor do PoS se juntou ao produtor Jens Brogen, que já havia sido responsável por "Scarsick" e "Be", entraram no estúdio Fascination Street, estúdio por onde já passaram grandes do Metal Progressivo como, Opeth e Symphony X, e o resultado é a obra prima dos caras colocada em um nível colossal, gigantesco, de se aplaudir de pé até as mãos arderem e ainda será pouco.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
Não ache que a elevação das coisas aqui faça com que o feeling todo da versão original se perca, muito longe disso, desde o início em "Of a Two Beginnings" ao final com "Beyond the Pale", toda a amargura, ressentimento, corações partidos, melancolia da história contada ali pode ser sentida, apalpada na verdade, graças a interpretação de nosso carismático frontman, e logo em seus primeiros acordes já notamos a diferença da nova versão, com realce nos teclados, um baixo presente, e peso, quanto peso desfila por aqui, fato esse que pode ser palpável nos primeiros acordes de "Ending Theme" e na quebrada "Fandango", que final é esse hein?! E peso continua de sobra por aqui, em "A Trace of Blood" e "Rope Ends", essa última inclusive sendo a primeira a ser divulgada da nova versão do disco, e que corpo ela ganhou, esse baixo...
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Mas não só na parte pesada do disco notamos a diferença, nas partes mais lentas, as melhoras estão presentes também, "Undertown", "Chains Sling" e "Second Love" ganharam realces em cada dedilhado, que soam cristalinos, sendo possível notar cada uma das palhetadas nas cordas e cada mudança de acorde, que coisa linda de se ouvir!
Há de se falar também da mudança na capa, que ganhou um tom mais escuro, mais a caráter do conteúdo proposto e também da mudança na formação entre as duas versões, que inclusive contava com o irmão de Daniel, Kristoffer Gildenlow no baixo, e como a atual reproduziu milimetricamante a obra original, soando como o álbum de 2002 e captando todo aquele sentimento da época de composição.
E o pacote ainda conta um disco ao vivo, gravado em um show no festival PowerProg, em 2014 e nos mostra como a banda consegue soar tão bem ao vivo como no estúdio, sem dever nada e retrata um pouco do poder que citei no começo do texto.
Um aperitivo para o novo trabalho que vem chegando no próximo dia 13 e já deixa ansioso com as duas músicas lançadas do mesmo. Um belo presente para os fãs, um ótima oportunidade para quem quer se familiarizar com a banda, ou simplesmente para quem seja adorador da boa música, e aqui a encontramos em sua melhor forma. Simplesmente, espetacular!
A regravação de "Remedy Lane" contou com a atual formação do Pain of Salvation, que conta com:
Daniel Gildenlöw – Vocals, Guitarras
Ragnar Zolberg – Guitarras, Vocals
Daniel "D2" Karlsson – Teclados
Gustaf Hielm – Baixo, Vocals
Léo Margarit – Bateria, Vocals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
A respeitosa opinião de Ace Frehley sobre Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin
A banda que influenciou gigantes do metal, mas era desconhecida pelo público deles
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson descreve motivo de sua saída da banda
Como Raul Seixas escolheu o guitarrista para gravar seu álbum de maior sucesso
11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
