Anthrax: diferente, mas mantendo a qualidade
Resenha - Stomp 442 - Anthrax
Por Junior Frascá
Postado em 10 de dezembro de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo após os excelentes frutos colhidos com o lançamento do clássico "Sound of the White Noise", que marcou a estréia do então novo vocalista John Bush, o ANTHRAX ainda vivia um período turbulento em sua carreira quando, em outubro de 1995, colocou no mercado originalmente "Stomp 442", seu sétimo álbum de estúdio, e segundo com o novo vocalista. Isso porque, novos problemas internos culminaram com saída do guitarrista Dan Spitz que passou a se dedicar à sua profissão de relojoeiro.
Mesmo sem um substituto efetivo (Paul Crook, do MEAT LOAF, contribuiu no trabalho, assim como próprio Charlie Benante), a banda voltou ao estúdio e lançou "Stomp 442", que como o disco anterior seguia uma linha mais voltada ao metal moderno, com muito groove, e também trazendo latentes alguns elementos de punk, hard rock e rock alternativo.
O grande hit do material, e uma das únicas faixas ainda tocadas pela banda em alguns shows, é "Fueled", bem trabalhada e intensa, com riffs muito legais e John cantando com a excelência de sempre.
Mas há também outros grandes momentos, como "Random Acts of Senselles Violence", que abre o trabalho com os dois pés na porta, e "Riding Shotgun" e "King Size", que contam com a participação do saudoso monstro sagrado Dimebag Darrel (PANTERA).
O pior momento do álbum fica para a tenebrosa balada "Bare", com influências de grunge, sendo uma das piores faixas já compostas pela banda.
A produção do trabalho, feita pela própria banda e pelos Butcher Brothers, é bem crua, dando um tom mais "sujo" ao material, em comparação com "Sound of the White Noise".
Já a capa (originalmente composta para ser de "Balls to Picasso", do Bruce Dickinson), também causou polêmica, tendo sido considerada ofensiva pela rede Wallmart, que se recusou a vender o álbum em suas lojas.
O disco, infelizmente, não emplacou, sendo um dos mais mal sucedidos da discografia da banda, embora tenha estreado na posição 47 da Billboard 200, mas a Elektra, que o lançou originalmente, acabou não fazendo um trabalho de divulgação satisfatório (que inclusive gerou posteriormente a rescisão da parceria entre as partes).
Mas, mesmo assim, "Stomp 442" tem grandes momentos, sendo consistente com a proposta dos caras em sua fase dos anos 90, e merece um lugar em sua coleção.
Stomp 442 - Anthrax
(Shinigami Records - 2016 - Relançamento)
01. Random Acts Of Senseless Violence
02. Fueled
03. King Size
04. Riding Shotgun
05. Perpetual Motion
06. In A Zone
07. Nothing
08. American Pompeii
09. Drop The Ball
10. Tester
11. Bare
Comente: Qual a sua opinião sobre o álbum Stomp 442 do Anthrax?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


