Doom VS: O grande projeto solo do guitarrista do Draconian

Resenha - Aeternum Vale - Doom VS

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Henrique Figueiredo, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Johan Ericson é um músico sueco, conhecido mundialmente por seu trabalho como guitarrista da banda Draconian, banda que fundou em 1994. Dono de uma mente criativa e de muita habilidade com os instrumentos musicais, Johan fundou em 2004 o projeto de funeral doom metal Doom:Vs, onde ele canta e toca todos os instrumentos. Após o lançamento da demo “Empire of the Fallen”, em 2004, ele lançou o full-length “Aeternum Vale”, em 2006.

5000 acessosDavid Bowie: muito mais assustador que Michael Jackson5000 acessosVeja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"

Lançado pelo selo Firedoom Music (responsável por bandas como Forest of Shadows, Pantheist, Ablaze in Hatred, entre outras), o disco mostra-se muito bem produzido. Com riqueza de detalhes, o Doom:VS se apresenta ao ouvinte com o que tem de melhor: peso e riffs bem tocados.

“The Ligth That Would Fade” representa bem o Doom:Vs. Trata-se de uma faixa longa, bem trabalhada e com riffs interessantes, que podem agradar muito os fãs de outros gêneros. O destaque da faixa seguinte, “Empire of The Fallen” fica por conta do dueto de gutural e voz limpa, característica presente também em “The Faded Earth”, que começa em tom de suspense, quase apocalíptico, rompida pelo peso instrumental característico da fusão do funeral doom com o death metal.

“Oblivion Upon Us” começa com um piano melancólico, indicando ao ouvinte que esta será uma das faixas mais sentimentais do disco. A voz limpa de Johan Ericson contribui para o clima novamente, ao lado do bom uso dos sintetizadores, que complementam a já mencionada atmosfera melancólica.

Nada mais sugestivo do que o som de moscas para abrir “The Crawling Insects” que cede espaço para um dedilhado seco, seguindo de um dos melhores riffs de todo o disco. A faixa conta, ainda, com a participação do também guitarrista do Draconian, Daniel Arvidsson, aqui contribuindo com os vocais limpos.

O encerramento do disco fica por conta de “Aeternus”, música mais longa do “Aeternum Vale”. Trata-se de uma música onde os diversos elementos presentes ao longo do disco se encontram de forma equilibrada, cada qual se destacando em determinado momento. Um ótimo disco, tanto para aqueles que são veteranos no mundo do funeral doom metal, quanto aqueles que se mostram curiosos com o estilo. Bom som!

Track-list:
The Light That Would Fade
Empire of the Fallen
The Faded Earth
Oblivion Upon Us
The Crawling Insects
Aeternus

Doom:VS
Johan Ericson - Vocais/Todos os instrumentos

Membros convidados:
Daniel Arvidsson - Vocais em "The Crawling Insects

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Doom VS"

David BowieDavid Bowie
Muito mais assustador do que Michael Jackson

Veja SPVeja SP
Show do Iron Maiden eleito como "pior do ano"

Guns N RosesGuns N' Roses
O "Chinese Democracy" que você nunca viu

5000 acessosDinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos5000 acessosQ Magazine: As 100 Maiores Estrelas do Século XX5000 acessosGastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical5000 acessosKiss: Ace Frehley se diz mais inteligente que Paul Stanley5000 acessosGuns N' Roses: Myles Kennedy conta como soube da reunião5000 acessosThrash Metal: 35 Bandas Brasileiras Notáveis

Sobre Henrique Figueiredo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online