Stratovarius: Lançamento à altura do gigante do metal melódico

Resenha - Best of - Stratovarius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Que o STRATOVARIUS é uma das bandas mais importantes da história do metal melódico, ninguém duvida. Isso porque, se o HELLOWEEN foi o responsável pela criação do estilo e sua consolidação no final dos anos 80, início dos 90, o STRATOVARIUS (ao lado de GAMMA RAY e EDGUY) foi responsável por sua perpetuação, entre o final da década de 90 e início dos anos 2000. E mesmo com o grande declínio do estilo, a banda (aos trancos e barrancos, é verdade), conseguiu se manter ativa até hoje. E agora temos aqui um "Best Of" dos finlandeses, que acaba de chegar no Brasil via Shinigami Records, em CD triplo, numa belíssima versão digipack, e abrangendo toda a carreira dos caras.

Separadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)Rammstein: "Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E não há como falar de STRATOVARIUS sem falar de Timo Tolkki, que embora não seja o fundador da banda, foi seu membro mais relevante, criando hinos e mais hinos do estilo, até hoje obrigatórios nos shows da banda, mesmo após sua traumática saída. Tudo bem que o cara é meio malucão, mas seu talento é indiscutível, tanto como guitarrista quanto como compositor.

Até por isso as faixas de maior destaque do material são aquelas compostas por ele, seja na primeira fase da banda, enquanto ainda era vocalista - como a épica "Wings of Tomorrow"e a pesadíssima "Break the Ice" -, como na fase "clássica" (que compreende o interregno entre os discos "Episode" e "Infinite", tendo em sua formação, além de Tolkki, Timo Kotipelto (vocal), Jens Johansson (Teclado), Jorg Michael (bateria) e Jari Kainulainen), como os hinos "Speed of Light", "Will the Sun Rise" e a emocional balada "Forever" do álbum "Episode"; "Black Diamond", "Paradise" e "Forever Free", do seu maior clássico, o álbum "Visions"; "Destiny" e "S.O.S.", do mediano "Destiny"; e "Hunting High an Low" e "A Million Light Years Away", do excelente "Infinite".

Do bom "Fourth Dimension", temos ainda a ótima "Distant Skies". Da fase mais atual da banda, vale citar "Halcyib Day" e "Unbreakble", do único disco realmente bom desta fase, "Nemesis".

Por óbvio, algumas faixas são desnecessárias, como a terrível "Maniac Dance" (do bizarro disco homônimo da banda, na qual as doideras de Tolkki já estavam atingindo níveis estratosféricos - quem não se lembra da saída relâmpago de Kotipelto, a entrada da vocalista Miss K(!?!), e todos os demais problemas que ocorreram com a banda nesse período!), e ficaram faltando muitos clássicos da banda, como "Father Time", "The Kiss of Judas", "Hold on to Your Dream", "Legions" e "Phoenix", mas, no geral, pela proposta do material, de também trazer faixas dos discos mais atuais, podemos considerar que a escolha ficou dentro do esperado.

No total, são 28 faixas no best of, nos dois primeiros discos do material, e vale citar que o pacote ainda traz uma faixa nova, a boa "Until the End of Days", e um disco bônus, com o show da banda no Wacken 2015, sendo mais dois grandes atrativos para os fãs adquirirem o material.

Ou seja, trata-se de um lançamento que faz jus à carreira de uma das maiores bandas da história do metal melódico, muito caprichado, e que nos faz viajar no tempo direto para a época de ouro do estilo.

Best Of - Stratovarius
(2016 - Shinigami Records)

Track List:
CD1
1. Until The End Of Days (brand new song)
2. My Eternal Dream
3. Eagleheart
4. Speed Of Light
5. S.O.S .
6. Forever Free
7. Wings Of Tomorrow
8. No Turning Back
9. Break The Ice
10. Distant Skies
11. Will The Sun Rise?
12. A Million Light Years Away
13. Under Flaming Skies
14. Darkest Hours
15. Winter Skies
16. I Walk To My Own Song
17. Maniac Dance

CD2
1. Halcyon Days
2. Will My Soul Ever Rest In Peace?
3. Destiny
4. Paradise
5. Deep Unknown
6. Elysium
7. Black Diamond
8. If The Story Is Over
9. Unbreakable
10. Forever
11. Shine In The Dark
12. Hunting High And Low

CD3 - Live At Wacken 2015
1. Intro
2. Black Diamond
3. Eagleheart
4. Against The Wind
5. Dragons
6. Legions Of The Twilight
7. Paradise
8. Shine In The Dark
9. Speed Of Light
10. Unbreakable
11. Hunting High And Low




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Stratovarius"


Timo Tolkki: surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?Timo Tolkki
Surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima


Separadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)Separadas no nascimento
Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)

Rammstein: Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!, diz Till LindemannRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGoo336