Red Hot Chili Peppers: Tomara que seja apenas uma fase
Resenha - Getaway - Red Hot Chili Peppers
Por Vitor Hugo Fernandes
Postado em 13 de julho de 2016
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Enfim depois de 5 anos de espera, temos um novo álbum do RHCP, a espera foi grande assim como a expectativa, esse é o problema que o hype gera.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
O antecessor de The Getaway, I'm With You (2011), com bons grooves, guitarras do novato Josh Klinghoffer bem encaixadas na proposta da banda na época e uma boa composição de hits e lados-B que fãs apreciaram em seu lançamento infelizmente não prosseguiram com o vindouro lançamento. Com apenas dois evidentes destaques e alguns bons pontos, o novo do RHCP mudou tanto a sonoridade da banda que não soou bem para os meus ouvidos.
As duas primeiras faixas são esperançosas, apesar de leves, trazem umas sensação de músicas compostas justamente pra serem singles e pra fazerem sucesso, refrões fortes e linhas instrumentais bem 'pop' tornam The Gataway e Dark Necessities ótimas faixas e um princípio de álbum que promete...
...Mas não cumpre, a música seguinte We Turn Red, tem vocais que lembram o RHCP antigo, até de antes do sucesso Mother's Milk (1989), mas o que lembra essa época são justamente só os vocais, e mais nada, as linhas de baixo são bem fracas, comparando à criatividade e habilidade que Flea é famoso por executar durante toda a história do Red Hot, o que é bem triste na verdade. É audível que as experimentações e linhas de baixo groovadíssimas do Flea foram quase que completamente ofuscadas nesse novo álbum, as linhas de baixo estão cada vez mais comuns e com o volume reduzido, o carro chefe da banda foi pro fundão da sala.
The Longest Wave é até hoje a balada mais fraca que já ouvi da banda, é nessas horas que sinto falta do John Frusciante e da facilidade que ele tinha de criar riffs grudentos que fizeram parte das melhores baladas do RHCP, todos os instrumentos são basicamente complementos pra voz com uma melodia bem arroz com feijão.
Goodbye Angels é uma das poucas que o baixo do Flea entra em destaque, e nem é na música toda, é até meio destoante da faixa que é cortada pra um pequeno show-off de slaps.
O restante inteiro do álbum segue com uma lista de músicas sem criatividade instrumental, o que é estranho tendo em vista o potencial instrumental da banda, Chad Smith é um dos melhores bateristas do rock desde sempre, competente e criativo. Flea não precisa nem de descrição, é um dos melhores baixistas da história do rock, toda a sua virtuosidade com o funk antigo, técnicas e linhas de baixo são ovacionadas há tempos, Josh Klinghoffer, apesar de novo também tem seu valor como um guitarrista bem conciso e com o melhor backing vocal que já passou pela banda. Pena que a banda como um todo não seguiu a linha da criatividade que eles mesmo sempre carregaram na carreira.
Espero que seja apenas uma fase experimental da banda e que toda a atmosfera do I'm With You volte no próximo álbum, com grooves, baterias criativas, bons riffs, baladas com boas letras e ritmos que fujam do "arroz com feijão" (algo como Brendan's Death Song do álbum de 2011), no geral, que a banda volte a ter a sua identidade antiga, que se alterava mas nunca perdia o seu cerne.
Line-Up:
Flea — baixo (exceto na canção "The Hunter") e piano
Anthony Kiedis — vocais
Josh Klinghoffer — guitarra, baixo na canção " The Hunter " e vocais de apoio
Chad Smith — bateria e percussão
Tracklist:
1. The Getaway
2. Dark Necessities
3. We Turn Red
4. The Longest Wave
5. Goodbye Angels
6. Sick Love
7. Go Robot
8. Feasting on the Flowers
9. Detroit
10. This Ticonderoga
11. Encore
12. The Hunter
13. Dreams Of a Samurai
Outras resenhas de Getaway - Red Hot Chili Peppers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
O show do Pink Floyd que Neil Peart colocou entre os melhores que já viu
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
Ian Gillan diz qual foi o primeiro disco que comprou em sua vida
A canção dos Beatles em que John Lennon tentou usar uma camisinha para gravar
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
O dia em que músicos do Red Hot Chili Peppers entraram nus no show dos Ramones
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



