Anger As Art: De longe o mais forte e inspirado álbum do quarteto
Resenha - Ad Mortem Festinamus - Anger As Art
Por Fabio Reis
Postado em 15 de maio de 2016
Eis uma banda pertencente a nova geração do Thrash Metal e que não é praticamente mencionada em mídias especializadas, porém é detentora de uma discografia consistente, formada por 5 ótimos álbuns.
O grupo iniciou atividades em 2004, na cidade de Pasadena, Califórnia, Estados Unidos. É constituída quase que inteiramente por ex-integrantes do Bitch e Abattoir, apresentando uma sonoridade extremamente competente e calcada nas bandas clássicas dos anos 80.
Após os lançamentos de "Anger as Art" e "Callous and Furor", ambos de 2006, o grupo ainda surpreendeu com os impecáveis "Disfigure" (2009) e "Hubris Inc." (2013), trazendo uma notória evolução se comparados aos dois anteriores e deixando os admiradores do bom e velho Thrash atentos aos próximos passos do grupo.
"Ad Mortem Festinamus" foi lançado oficialmente no dia 6 de março e certamente deverá pontuar uma guinada na carreira do Anger As Art, já que o disco é de longe o mais forte e inspirado do quarteto liderado pelo experiente guitarrista e vocalista Steve Gaines.
As composições trazem aquela sonoridade rápida e agressiva, repleta de riffs cortantes, andamentos desenfreados e apesar de soarem totalmente old school, os timbres usados são modernos e a produção do disco consegue ficar num meio termo bem agradável, não sendo nem cristalina demais, nem apelando para aquelas gravações forçadas que tentam remeter aos primórdios do Metal.
A parte rítmica constituída pelo baixo de Eric Bryan e a bateria de Rob Alaniz, é bem funcional e traz uma boa estabilidade para que as guitarras de Steve Gaines e Danny Oliverio possam se sobressair. Outro ponto alto são os vocais de Gaines, alternando de forma impressionante o rasgado e o gutural e feitos com a participação de todos os outros integrantes, através de backing vocals pontuais.
A construção das faixas são bem diversificadas, tornando a audição do álbum das mais agradáveis. "Ad Mortem Festinamus" consegue ser tão bom investindo em pedradas do porte de "Pissing On Your Grave", "L.A. State Of Mind" e "2 Minutes Hate", como em canções mais técnicas e trabalhadas como "Tombward", "We Hurry Into Death" e "Dim Carcosa".
O grupo ainda demonstra um lado mais melodioso na faixa "Praise Of The Firehead", onde Steve Gaines se mostra um vocalista extremamente versátil, cantando com vocais limpos e deixando de lado a agressividade, surpreendendo com uma interpretação intensa e acrescentando ainda mais elementos ao som do grupo.
Para aqueles que gostam de álbuns de Thrash Metal variados, com refrões marcantes e canções que fixam no subconsciente, este é um disco altamente recomendado. Excepcional banda pertencente a nova safra do gênero e que com toda a certeza, merece ser mais divulgada.
Integrantes:
Rob Alaniz (bateria)
Danny Oliverio (guitarra)
Steve Gaines (vocal, guitarra)
Eric Bryan (baixo)
Faixas:
1. Ad Mortem Festinamus
2. Pissing on Your Grave
3. Aim for the Heart
4. Tombward
5. L.A. State of Mind
6. Unknowing, Undead
7. Hammer, Blade, and Twisting Fire
8. We Hurry into Death
9. Two Minutes Hate
10. Praise of the Firehead
11. Dim Carcosa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O hit de banda de New Metal que fala sobre "momento família" vivido por vocalista
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu
Guns N' Roses - Perguntas e respostas e curiosidades

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



