Evelyn: Sonoridade experimental da distante Polônia
Resenha - Key to Understanding Suicides - Evelyn
Por Vicente Reckziegel
Postado em 19 de janeiro de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar do retorno financeiro zero ao se manter um blog/colaborar com um site de Rock/Metal, não há como disfarçar uma pitada de satisfação ao receber pelo correio, vindo da distante Polônia, um disco da banda Evelyn para resenhar. Isso por que essa foi a primeira banda internacional que tive o prazer de entrevistar, no agora já distante mês de Maio de 2012. Esse tipo de retorno não tem preço.
Enfim, ainda pouco conhecidos no Brasil, a banda possui uma sonoridade difícil de descrever e principalmente assimilar, pois podem ser considerados uma banda de Gothic Rock, apesar de possuir elementos de Eletro Goth, Industrial, Metal clássico e vocais típicos de Black Metal. Ou seja, uma mistura que nem todos conseguem digerir facilmente.
E o próprio nome do disco já entrega o que se encontra aqui "The Key to Understanding Suicides", e durante toda sua duração há um forte ar de melancolia nas faixas. Após a primeira faixa (uma simples intro de barulhos estranhos, quem já ouviu algo assim antes?) vem "Catatonic Euphoria", talvez a música mais empolgante do álbum, com um bom mix de melodias e peso, principalmente nas camadas de guitarra do cérebro por trás da banda polonesa, o Guitar/baixo/bateria eletrônica Chorus. Mas a minha preferida é "Suicidal Melancholy", música com belíssimo trabalho de teclado de Asteria, boas melodias de guitarra que contrastam com o vocal angustiado da Alexa. A bateria eletrônica, apesar dos avanços com relação há anos atrás, deixam a audição de "Romantic Aboulia" meio confusa, com aquela tradicional velocidade inumana do "instrumento". E tudo termina com a instrumental "Schizophrenic Lullaby", com ritmo mais cadenciado, mas novamente voltada para boas melodias e um final mais caótico.
Apesar da longa duração de todas as faixas (com exceção da Intro) as partes cantadas são poucas, o que pode cansar o ouvinte ao arrastar um pouco as músicas, mas não chega a apagar o bom trabalho da banda no disco como um todo.
Quem curte algo mais tradicional, talvez não venha a gostar de "The Key to Understanding Suicides", mas é um bom disco, indicado para aqueles que gostam de músicas mais experimentais. E sem deixar de citar o belo trabalho gráfico da capa do disco, de alto nível.
Formação:
Alexa – Vocal
Asteria – Sintetizador/teclado
Chorus – Guitarra, Baixo, bateria eletrônica
5 Faixas – 42:36
Tracklist:
1-Psychotic Disharmony (Intro)
2-Catatonic Euphoria
3-Suicidal Melancholy
4-Romantic Aboulia
5-Schizophrenic Lullaby (Instrumental)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
A trilogia clássica do AC/DC que quase não aconteceu, segundo Gastão
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



