Rattle: Fazendo valer a espera em "Tales of the Dark Cult"
Resenha - Tales of the Dark Cult - Rattle
Por Vitor Franceschini
Postado em 01 de janeiro de 2016
Parece que demorou mais para sair esse debut do que realmente foi a espera. Afinal, o Rattle se manteve prolífico desde sua fundação e este debut ficou na fila durante 6 anos apenas. Antes a banda lançou um EP, Split e participou da coletânea Hellstouch, da qual foi selecionada para lançar um CD pela Shinigami Records.
Eis que aqui está o tão sonhado full-length destes baianos que têm ‘sangue nos olhos’. A mescla do Thrash com o Death Metal aqui soa um tanto quanto atípica, pois a banda ainda incrementa em suas composições elementos do Metal tradicional, dando um diferencial considerável à sua música.
Diferentemente de formações mais diretas do estilo, o Rattle busca uma postura mais burocrática, variando em andamentos e dando um instrumental mais intrincado às músicas. Mas, o leitor deve ler burocrático como algo positivo aqui, pois não se trata de algo cheio de ‘embramação’, mas sim de uma música não muito direta que não aposta apenas em velocidade.
Não bastasse a técnica estabelecida, o vocalista Val Oliveira urra como poucos nos dias atuais. Com linhas inteligíveis, seu gutural é imponente e pode assustar os menos desavisados. Destaque para as faixas The Embodiment Of Evil, Call of Duty e a ‘progressiva’ The Dark Cult, dentre as 11 ótimas composições.
É importante mencionar a qualidade da produção de Marcos Franco no Revolusom Studio que conseguiu captar a essência da banda sem deixar o som modernoso demais. Melhor que a encomenda (sem ser pejorativo com os lançamentos anteriores), "Tales of the Dark Cult" é um debut que saiu na hora certa e honra o nome do Metal baiano!
https://www.facebook.com/RATTLEMETAL
https://www.reverbnation.com/rattle
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Alter Bridge, um novo recomeço
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Kreator divulga clipe de "Krushers of the World", faixa-título de seu novo disco


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


