Lizz Wright: Covers sensacionais de Nick Drake e Bee Gees

Resenha - Freedom & Surender - Lizz Wright

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Roberto Rillo Bíscaro
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Como tantas cantoras negras norte-americanas, Lizz Wright começou cantando na congregação onde seu pai era pastor e diretor musical, no sulista estado da Georgia. Sua estreia fonográfica foi em 2003 e desde então lança álbuns regularmente misturando gospel, jazz e pop. No começo de setembro saiu Freedom & Surrender, quinto trabalho que traz uma dúzia de canções envolventes, sem qualquer grito e com instrumentação “tradicional”, i.e., sem electronica, influências de qualquer tipo de dub ou hop. Nada contra, o leitor assíduo sabe, mas experimente ouvir F&S no escuro e verá que experiência telúrica.

5000 acessosNirvana: Grohl afirma que Cobain não gostava de seu modo de tocar5000 acessosGuns N' Roses: se rolar reunião, Matt estará no lugar de Adler

A voz quente de Wright é o destaque; a instrumentação sempre acompanha essa preciosidade aveludada ao invés de soterrá-la, mesmo nos momentos mais incisivos da faixa-título e de The New Game, que mostra bem porque o rock’n’roll tem matriz metade negra.

Forte no Urban Soul, Quiet Storm e pop jazz, F&S transforma a orquestração violonada de River Man, do trágico Nick Drake, em esparso jazz com pistão e tudo, cujo arranjo é fluido e poroso como um rio encoberto por neblina. To Love Somebody, dos Bee Gees pega o blue eyed soul dos irmãos Gibb e converte-o em gospel tão poderoso que se você não souber que é cover jurará que é clássico do gênero lá dos anos 50/60. Mississippi desaguando na Austrália.

A ausência de elementos contemporâneos de electronica e de rappers fazendo “uh hu uh hu” pode elevar a idade de quem mais apreciará Freedom & Surrender. Quem viveu os 70’s adorará a baladice de The Game e a valsa-pop Right Where You Are teve congêneres nos 80’s. Quem conhece os duetos de Roberta Flack ou Peabo Bryson adorará o de Wright com Gregory Porter e seu vozeirão. Mas, não se trata de álbum “pra velho”: a malemolência sensual de Lean In assanhará muitas idades.

Freedom & Surrender é sensível e manda bem ao juntar tantos sub-gêneros de black music ao mesmo tempo que os acessibiliza.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Tracklist
Freedom
The Game
The New Game
Lean In
Right Where You Are
River Man
Somewhere Down The Mystic
Real Life Painting
To Love Somebody
Here And Now
You
Blessed The Brave
Surrender

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Bee Gees"

Corey TaylorCorey Taylor
Faxina dançando ao som de Bee Gees

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Nick Drake"0 acessosTodas as matérias sobre "Bee Gees"0 acessosTodas as matérias sobre "Lizz Wright"

NirvanaNirvana
Grohl afirma que Cobain não gostava de seu modo de tocar

Guns N RosesGuns N' Roses
Se rolar reunião, Matt estará no lugar de Adler

SpinSpin
Revista elege as maiores baixarias da história do rock

5000 acessosRock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?5000 acessosRock In Rio 2017: ausência do "Dia do Metal" é compreensível5000 acessosSlayer: o que acontece quando tentam tocar com um violão?5000 acessosKeith Richards: uma foto por ano, de 1963 a 20155000 acessosAC/DC: Mick Wall não gosta do vocalista Brian Johnson5000 acessosIron Maiden: os 10 melhores clipes da história da banda

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.

Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online