Genesis: Seconds Out, o segundo ao vivo da banda

Resenha - Seconds Out - Genesis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Roberto Rillo Bíscaro
Enviar Correções  

8

A turnê de Wind and Wuthering levou o Genesis a terras nunca dantes visitadas por bandas progressivas. Na verdade, trouxe o grupo a plagas quase virgens ainda no tocante a grandes shows internacionais, como o Brasil. Inédita aqui a pirotecnia de laser trazida da Inglaterra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em maio de 1977, o Genesis apresentou-se em Porto Alegre, Rio e Sampa, como parte do Projeto Aquarius. Um dos shows em Sampa pode ser facilmente achado no Youtube.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há, porém, um álbum duplo oficial registrando essa turnê: Seconds Out, de outubro de 1977. A maioria das faixas foi tirada dos shows no Palais des Sports, em Paris.

Se Genesis Live (link para a resenha no final desta matéria) foi álbum-tampão para matar tempo de espera do próximo trabalho de estúdio, Seconds Out mostrou do que o Genesis era capaz ao vivo sem Peter Gabriel. Ainda que o som e as interpretações sejam excelentes, Genesis Live tem o mérito de conter faixas que superam as versões em estúdio. Seconds Out iguala, mas nunca supera, e até apresenta uns 2 momentos algo monótonos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Collins sai-se bem nos vocais de Cinema Show, Supper’s Ready e Carpet Crawlers, originalmente gravados por Gabriel. Phil nunca teve a voz nuançada de Peter, mas Carpet ficou meio etérea com ele e Supper’s segue divina, com variações vocais e instrumental perfeito, rivalizando com a versão de Foxtrot. I Know What I like podia ser mais curta. Em show até funcionava porque Phil aproveitava para fazer gracinhas simpáticas com um pandeiro e os músicos citavam canções como Stagnation, de Trespass (leia resenha ao fim da matéria). No álbum, os quase 9 minutos, exageram.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois de haver errado a complexa introdução painística de Firth of Fifth, em um par de shows, o perfeccionista Tony Banks eliminou o introito nas apresentações ao vivo. Sem esse começo e com um solo de guitarra que não pode rivalizar com a pureza cristalina da versão de estúdio, a canção fica aquém

No ano do ciclone punk, Seconds Out conseguiu permanecer 17 semanas na parada inglesa, alcançando o quarto lugar.

O CD-pirata Genesis Live in São Paulo 1977 é um bom companheiro para Seconds Out, especialmente para fãs mais fiéis. O álbum traz canções não inclusas no lançamento oficial e que se tornariam raras mais tarde, como Eleventh Earl of Mar, a maravilhosa e esquecida One for the Vine e Inside and Out, única que prestou do fraco EP Spot the Pigeon.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tracklist
1. Squonk (6:27)
2. The Carpet Crawl (5:10)
3. Robbery, Assault & Battery (6:00)
4. Afterglow (4:18)
5. Firth Of Fifth (8:37)
6. I Know What I Like (8:34)
7. The Lamb Lies Down On Broadway (5:05)
8. The Musical Box (Closing Section) (2:44)
9. Supper's Ready (24:30)
10. Cinema Show (11:00)
11. Dance On A Volcano (4:22)
12. Los Endos (6:24)

Genesis: A Metamorfose Progressiva de "Trespass"

Genesis: Primeiro ao vivo melhorou algumas versões de estúdio

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336