Symphony X: "Underworld" é um dos melhores discos de sua carreira
Resenha - Underworld - Symphony X
Por Junior Frascá
Fonte: Entrou na Sala
Postado em 06 de agosto de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após lançar o disco mais pesado de sua carreira ("Paradise Lost"), e um ótimo álbum duplo ("Iconoclast"), os americanos do SYMPHONY X retornam com seu novo trabalho, denominado "Underworld", cujo título tem ligação com um dos elementos de "O Inferno", primeira parte da "Divina Comédia", de Dante Alighieri.
E sem sombra de dúvidas estamos diante de uma das obras mais intensas e variadas de Michael Romeo (Guitarra), Russell Allen (Vocal), Michael Lepond (Baixo), Michael Pinnella (Keyboards) e Jason Rullo (Bateria).
Instrumentalmente, é notória a evolução da banda no decorrer de sua carreira, embora sempre tenham primado pela excelência nesse quesito. Mas é possível notar como os arranjos, mesmo os mais elaborados, se encaixam de forma coesa e harmônica, e as melodias soam mais densas, mas sem deixar de cativar o ouvinte.
Russell Allen também está em uma crescente fantástica em sua carreira, com performances cheias de emoção, variando entre momentos mais líricos e outros mais rasgados, sempre com maestria.
No começo, com a apocalíptica "Overture", e o progressivo single "Nevermore", temos a impressão de que "Underworld" é uma continuação de "Iconoclast", mas já na faixa título somos surpreendidos com um lado mais obscuro e carregado, com uma rifferama de Romeo de fazer qualquer pescoço sofrer intensamente.
O outro single do álbum, "Without You", talvez seja a faixa mais melódica do disco, uma semibalada bem interessante e até com alguns elementos mais psicodélicos.
"Kiss of Fire" é outra faixa bem brutal, cujo começo até lembra um pouco as bandas de black metal sinfônico, mas logo a banda coloca as coisas nos lugares, com um peso cavalar, remetendo diretamente ao já clássico "Paradise Lost".
Os outros destaques do trabalho ficam para "Hell and Back", uma mistura de hard rock com metal moderno, e com um grande refrão; "Run With the Devil", um hard progressivo (se é que isso existe!) bem energético e variado; e "Swansong", uma epopéia melódica belíssima e emocionante.
Portanto, trata-se de um trabalho variado e intenso, cheio de influências diversas e que, no geral, fogem do lugar comum, e, nessa toada, demanda algumas audições mais apuradas para ser compreendido em toda sua essência.
Mas não há dúvidas que temos aqui mais um discaço do quarteto, já consagrado como uma das melhores bandas do metal contemporâneo, e que cada vez galga degraus ainda mais altos em sua carreira. Forte candidato a melhore disco de 2015, e já na lista dos 3 melhores discos da banda, ao lado de "Paradise Lost" e "The Divine Wings of Tragedy".
Underworld - Symphony X
(Nuclear Blast - Importado - 2015)
1. Overture
2. Nevermore
3. Underworld
4. Without You
5. Kiss of Fire
6. Charon
7. Hell and Back
8. In My Darkest Hour
9. Run with the Devil
10. Swansong
11. Legend
Outras resenhas de Underworld - Symphony X
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Metallica anuncia a "Life Burns Faster", temporada de shows no The Sphere
Taylor Swift se parece com Dave Mustaine em fotos de bastidores da nova canção
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"



Cruise to the Edge fecha lineup da edição de 10 anos com 33 atrações do mundo prog
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


