Symphony X: "Underworld" é um álbum essencialmente heavy metal
Resenha - Underworld - Symphony X
Por The Rev
Postado em 05 de agosto de 2015
Conheci o Symphony X em 2003, 2004. Apesar de muitos considerarem-na uma banda de metal progressivo, sempre achei que a banda está mais atrelada ao heavy metal, com laivos de metal progressivo. Sim, na discografia da banda podemos encontrar álbuns mais pesados e outros mais experimentais, mas os riffs criativos e pesados de Michael Romeo (ao meu ver) dão a tônica ao grupo. E outra característica marcante do grupo são os álbuns com temas diversos, como é o caso da inspiração na mitologia egípcia em V – The New Mitology Suite (2000) e n’A Odisseia, de Homero em The Odyssey (2002).
Em Underworld, a banda não foge de nenhuma destas características: primeiramente, é um álbum essencialmente heavy metal. Um heavy metal bruto, pegado, que dá pouquíssimos momentos de respiro; e a inspiração, mais uma vez, vem da mitologia e da literatura. Desta vez, o mote utilizado pelo Symphony X na criação do tema para o álbum é o Inferno de Dante.
Há a descrição deste Inferno por todas as letras deste disco. A sinestesia corre solta, desenhando traços sombrios, sentimentos e cenários bastante compatíveis com a literatura d’O Inferno de Dante Alighieri, em A Divina Comédia. Na música "Without You" há uma referência à Mitologia Grega, sobretudo a história de amor de Orfeu e Eurídice. Orfeu foi até as profundezas do inferno atrás de sua amada, que havia morrido. E a perdeu novamente, quando enfim havia conseguido trazê-la de volta para a vida. Por fim, decide ficar no Inferno juntamente com ela, quando nota que não há outra possibilidade de ficar com a sua amada.
Em Underworld há muitas mais referências a serem consideradas, mas as principais inspirações ficam mesmo na Mitologia Grega e na descrição do Inferno de Dante. Por estar falando das profundezas do submundo, o disco do Symphony X pende a ser mais heavy, com alguns momentos de linhas melódicas. A banda continua bastante afiada: Michael Romeo e seus riffs poderosos; Russell Allen num excelente trabalho vocal, alternando heavy, hard e melódico com a categoria de sempre. São os músicos da banda que despontam, embora não possamos esquecer do competente Jason Rullo na bateria.
É um disco muito consistente, bem diferente dos discos do Angra e do Helloween deste ano. Há um conceito geral que amarra todo o disco, mas cada música tem uma singularidade, tornando-se singular no plural. Por conta disso, o disco é bem plural, e consegue agradar os fãs antigos e apreciadores de heavy metal. E prova que as bandas mais antigas de heavy metal/metal progressivo ainda podem oferecer aos apreciadores deste gênero musical excelentes discos, mostrando aos novos como é que se faz – e sem perder o frescor, nunca. Underworld é passagem direta para o Inferno, sem volta.
Boas músicas: "Nevermore", "Without You", "Run With The Devil", "To Hell and Back".
Outras resenhas de Underworld - Symphony X
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027

Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


