Nando Moraes: Mais um herói das seis cordas
Resenha - Ignited! - Nando Moraes
Por Vitor Franceschini
Postado em 07 de junho de 2015
Não se pode chamar de febre, mas quando uma boa parte de guitarristas (ou que tentavam o ser) resolveu gravar álbuns solos e instrumentais, muitos deles o fazia para outros guitarristas. Era aquela ‘fritação’, como se fosse cartilha pra aprendiz de guitarras, sem ‘feeling’, notas e mais notas, ‘licks’, arpejos, solos, enfim... chato pra ‘dedéu’, um terror pra quem não é músico, como este que vos escreve.
Hoje a coisa mudou pra melhor, mesmo sendo um ‘tipo de música’ que não atraia tanta gente. Os músicos atuais se preocupam com o conjunto da obra, mesmo com ênfase e um instrumento (no caso aqui, a guitarra), melodia e agradar também aos leigos. Este primeiro disco de Nando Moraes (ex-Lethal Fear) tem exatamente esta proposta.
Em "Ignited" Nando traz composições que caminham entre o Rock e o Metal, mas que ainda abrem passagens para o Blues, como pode se ver em Once A Shuffle Time, uma canção bem diferenciada para o gênero, que possui ótimos arranjos e talvez seja a mais leve do disco.
O guitarrista não varia muito nos ritmos, sendo que a maior parte das canções é cadenciada, mas não lentas (se é que dá pra entender). A música mais dinâmica é Rite of Passage (Staring The Flames) que abre o disco, mas mesmo assim não chega a ser rápida e possui boas viradas.
Aliás, o guitarrista dá bastante espaço para a cozinha, tendo evidentes as linhas de baixo de André Garcia e a bateria de Bruno ‘Méba’ bastante explorada. Ainda há espaço para ótimas camadas de teclados, a cargo de Bruno Santos, que casaram perfeitamente na proposta do disco.
Vale mencionar que Nando destila ótimos solos, sem ‘mirabolância’, mas desenvolveu ótimos riffs que soaram fundamental para dar peso e equilíbrio à "Ignited!". Destaque ainda para The Voyager e para a faixa título. A produção é ótima, a cargo de Nando e Fabio Ferreira e o disco vem numa bela embalagem digipack. Vale à pena conferir.
http://www.nandomoraes.com.br/
https://www.facebook.com/nandomoraessolo?fref=ts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



