Saxon: Ricardo "Coração de Leão" deve ter ficado contente
Resenha - Lionheart - Saxon
Por Maicon Leite
Postado em 27 de março de 2015
Nota: 9
Após o mediano "Killing Ground", lançado em 2001, os veteranos ingleses continuaram dando uma aula de Heavy Metal e história, como já era de se esperar. "Lionheart", foi um dos melhores lançamentos de 2004, com muitos riffs e solos de encher os olhos de lágrimas. A ilustração da capa, seguindo os moldes da temática apresentada, também é de uma beleza épica, digna de figurar na capa do álbum, já a produção, a cargo do renomado (e muitíssimo requisitado) Charlie Bauerfeind, faz de "Lionheart" um dos grandes destaques de sua grandiosa discografia.
"Witchfinder General" abre o disco com um riff veloz, com os vocais de Biff agressivos e muito bem encaixados. A grande surpresa aqui é o riff dissonante que lembra Sepultura (!) da fase "Roots" lá nos 02:10 min. da faixa e também no fim da música, além dos solos lindos de Doug & Paul que não poderiam deixar de ser comentados. "Man and Machine" é rápida, e novamente a dupla de guitarristas arrasou com riffs nota 10, ou seja, rápidos e pesados, enquanto Biff interpreta a música com sua habitual classe.
O bom de ouvir um disco assim é a quantidade de riffs e solos que te socam o estômago e fazem você tocar junto a tradicional guitarra imaginário. "The Return" é uma faixa curta, bem épica, com coros e arranjos lindos de se ouvir, deixando o terreno pronto para a faixa título, uma ótima música, com levadas bem Metal tradicional anos 80 e novamente os riffs se sobressaem, assim como os solos. A melodiosa "Beyond the Grave" é mais puxada para o Hard Rock, estilo que sempre esteve presente no som dos ingleses e que acabou dando um toque diferente. Já bem mais pesada entra "Justice", com riffs rápidos e uma vocalização perfeita de Biff, sendo um dos grandes destaques do play.
Vale destacar a atuação perfeita de Jörg Michael (ex-Stratovarius), o cara era uma máquina de quebrar baquetas… Dando sequência na ordem do track list, "To Live By the Sword" é outra música fantástica, enquanto "Jack Tars" é um pequeno interlúdio meio Folk, de menos de um minuto de duração, deixando o clima perfeito para a trinca final, com a tradicional "English Man "O" War", de sonoridade "100% Saxon", seguida da climática e pesadíssima "Searching For Atlantis" e finalizando com "Flying on the Edge", talvez não tão marcante, mas de igual qualidade.
Com "Lionheart" o Saxon não apenas quebrou um hiato de alguns anos sem lançar um disco de inéditas, mas inaugurou mais uma excelente fase em sua carreira, ainda que alguns de seus próximos discos não tenham agradado alguns fãs e críticos musicais. O próximo lançamento, "The Inner Sanctum", manteve a qualidade em alta, e marca a volta do baterista Nigle Glockler ao posto, depois de dez anos afastados devido a problemas de saúde.
Saxon
Titulo: "Lionheart"
Formato: CD
Local: Inglaterra
Estilo: Heavy Metal
Gravadora/Selo: Steamhammer
Ano de Lançamento: 2004
Tracklist
01 - Witchfinder General
02 - Man and Machine
03 - The Return
04 - Lionheart
05 - Beyond the Grave
06 - Justice
07 - To Live By The Sword
08 - Jack Tars
09 - English Man O’ War
10 - Searching For Atlantis
11 - Flying on the Edge
Tempo total: 45:07
Formação:
Biff Byford – Vocal
Tim "Nibbs" Carter - Baixo
Doug Scarrat – Guitarra
Paul Quinn - Guitarra
Jörg Michael – Bateria
Video:
"Beyond the Grave":
Contatos & Links
https://www.facebook.com/saxon
http://www.saxon747.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps