Resenha - Lionheart - Saxon
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 30 de março de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Existe algum headbanger que não goste da NWOBHM? (E se você não sabe o que essa sigla significa, certamente não és um headbanger). Existe algum headbanger que não goste de Saxon? Daqueles riffs redondinhos, perfeitos, solos virtuosos, harmônicos inconfundíveis, refrãos inesquecíveis, Biff Byford? O mínimo que podemos esperar destes mestres do metal anglo-saxão é algo muito acima da média e se tal trabalho vier com um pouquinho de inovação aqui ou acolá, melhor ainda.
Saxon - Mais Novidades
A capa está maravilhosa, realmente uma das mais bacanas dos últimos tempos (linda, linda, linda!!! e já clássica pra mim), novamente um ótimo trabalho de Paul Gregory, que está com a banda desde o "Crusader" de 1984. O título remete-nos ao antigo rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão, sendo que a parte lírica tradicionalmente metálica do Saxon continua intacta como deve ser.
A primeira faixa, "Witchfinder General" – curiosamente o nome homônimo de uma outra banda da NWOBHM – começa detonando! Velocidade, rifferama empolgante e a excelente bateria de Jorg Michael, que pôde mostrar aqui toda sua competência e versatilidade ao contrário do que acontece no Stratovarius. Mas o mestre Nigel Glockler, antigo baterista, também contribuiu na composição do novo álbum.
Charlie Bauerfeind, que vem trabalhando com a banda há um bom tempo, dá mais um show na produção, fazendo com que tudo soe o mais natural possível.
E PQP meu amigo! Ouça "Lionheart", mais um clássico pro repertório, "Justice", "Jack Tars", "English Man’o’War" e "Flying on The Edge". A única bola fora é "Searching for Atlantis", a típica música que a banda poderia fazer milhares iguais e deveria ter sido limada do disco.
Lionheart é mais rápido, pesado e cru que seu antecessor, a ausência de coros e a menor participação de teclados reforçam isso. Timbres mais sujos e oitentistas dão aquela aura nostálgica tão apropriada ao Saxon, numa atuação coesa e marcante de Paul Quinn e Doug Scarratt. E Biff Byford só consegue melhorar com o passar do tempo, o que é impressionante.
Realmente lamentável (em todos os sentidos) que a casa do vocalista tenha pegado fogo recentemente e a turnê que fariam pelo Brasil agora em abril teve que ser adiada para o final do ano. Certeza de shows inesquecíveis pela frente. Vá ensaiando o refrão: "Lion, Lionheart, Defender Of The Faith! Lion, Lionheart, Protector of the State..Lionheart!"
Formação:
Biff Byford (Vocais)
Doug Scarratt (Guitarra)
Paul Quinn (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Jörg Michael (Bateria)
Site Oficial: www.saxon747.com
Material Cedido Por:
Laser Company/Rock Brigade Records
Tel: (011) 6605-6011
Fax: (011) 6605-2288
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Trinta hits dos anos 90 que você reconhece nos primeiros segundos
Os 20 maiores guitarristas do Brasil, em lista feita por Regis Tadeu
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009

A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



