Hempadura: Uma porrada atrás da outra, sem anestesia
Resenha - Mercado da Morte - Hempadura
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 18 de dezembro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Novas bandas de rock nacional existem aos montes por aí, graças ao deus metal, apesar de boa parte não demonstrar uma qualidade lá muito alta. Nem todas se enveredam pelo caminho das letras politizadas, e quando o fazem, a maioria vem com um discurso vazio, fácil e previsível.
Felizmente, não é o caso desses gaúchos. Sem anestesia, o grupo manda uma porrada atrás da outra, tanto nas letras quanto na instrumentação, em seu disco de estreia Mercado da Morte, financiado por meio de uma campanha no Catarse. Os riffs de heavy metal puxado pro hardcore aliados às letras francas e necessárias fazem deste um lançamento forte que deveria ser colocado ao lado de Nheengatu (Titãs), modeHuman (Far From Alaska) e outros como melhores do rock nacional em 2014 (ainda que o Hempadura mostre um pezinho mais pro metal do que pro rock). Meu sensor de Raimundos apitou durante toda a audição, chegando a explodir em "Cabra Cega", que tem uma pegada mais punk.
O sample de um comentário do jornalista Paulo Eduardo Martins contra o governo Dilma Rousseff em "Palanque de Mentiras" (uma das mais fortes do disco) é um exemplo claro da intenção crítica do trabalho. Em "Zombie D.S", há outro sample: uma fala da versão em espanhol de um episódio dos Simpsons ("Presidente por Acidente"). Uma introdução humorística que contrasta com o resto da faixa, que de brincadeira não tem nada.
Chega a ser até um pouco incômodo ouvir o álbum inteiro de uma vez só. É muita crítica direta e sem firulas líricas. Até o Calle 13, um dos mais enérgicos grupos da música latino-americana atual, faz "respiros" entre uma porrada e outra. Aqui, não. O que começou forte na faixa-título se mantém assim até o último acorde.
Para ouvir Hempadura, além de ouvidos apurados, é preciso ter estômago. Se você quer uma banda de música pesada para ouvir a velha historinha manjada do cara que foi no bar tomar cerveja até cair e se engraçou com a loira da noite, esqueça. O papo aqui é mais maduro. Hempadura ainda não conseguiu a atenção de outras bandas novíssimas do rock nacional como o Far From Alaska, mas talvez seja só questão de tempo.
Abaixo, o vídeo de "Mercado da Morte":
Track-list:
1. "Antiaéreo"
2. "Mercado da Morte"
3. "Não Senhor"
4. "Palanque de Mentiras"
5. "Amém"
6. "Cabra Cega"
7. "Zombie D.S"
8. "Armadeira"
9. "Mais Denso Que o Ar"
10. "Tatu do Errado"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A canção que queimou o filme do Iron Maiden nos EUA, e atraiu ainda mais fãs para a banda
O artista que Keith Richards tremeu ao tocar junto: "Estava ao lado de um dos grandes"
Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da banda


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



